Skip to content

Raio-X de uma página

junho 22, 2006
by

Essa semana fiz um scrap do meu filho que realmente gostei muito. As fotos foram inspiradoras, pois ele estava todo lambuzado, durante um almoço em uma churrascaria. Pensei, pensei, entrei no clima da bagunça e fui deixando as idéias fluírem. Foi quando percebi o quanto é importante para o resultado final do trabalho levar o tema das fotos para o scrap. No meu caso, o “caos” era bem vindo. Vejam como ficou e alguns efeitos usados:

(Clique na imagem para ver maior)

** Os únicos papéis que usei foram o das listrinhas e o das bolinhas, ao fundo. Para os outros, criei novas camadas, capturei a cor que eu queria usar seguindo as listrinhas e preenchi. Para capturar uma cor, basta selecionar o contagotas da paleta de ferramentas e clicar na cor que deseja. O quadradinho das cores (esses dois que aparecem lá embaixo, na paleta de ferramentas) vai mostrar que a cor foi selecionada. Agora, é só criar uma nova camada, teclar ALT + Backspace que ela será preenchida com a cor escolhida. Você pode arrastar as camadas pra cima e pra baixo na paleta de camadas, reordenando-as. Assim, uma fica em cima da outra, na ordem que você escolher.

Depois que criei as duas camadas (lilás e verde), utilizei a ferramenta circular de seleção e criei um círculo, no formato que desejava. Digitando CNTRL + SHIFT + i, selecionei ao inverso e deletei o que não queria. Pronto! Já tinha meus papéis em formato circular na cor desejada!

** Para deixar as fotos mais “desestruturadas”, resolvi fazer uns efeitos nas bordas. O principal é aprender a fazer a “Quick mask”, ou máscara rápida. Depois, é ficar testando vários efeitos pra ver no que dá. Vou mostrar um dos que usei:

=> Abri a foto e cortei somente a área que pretendia usar (1)

=> Com a ferramenta quadrada de seleção, marquei a área que receberia o efeito (2)
=> Feito isso, apertei a tecla Q. Uma área vermelha como na imagem abaixo vai aparecer (3):


=> Em seguida, fui em filters > Brush strokes > Accented edges (Filtro >Traçados de Pincel > Arestas acentuadas), escolhi as opções e dei ok. O resultado deve ser cantos arredondados, como esse:


5) Pra finalizar, apertei a tecla Q novamente (a máscara vermelha vai desaparecer), selecionei ao inverso (CNTRL + SHIFT + i) e deletei. Pronto!

Esses mesmos passos até o número 3 são a base de vários efeitos. Depois, o negócio é ir testando vários filtros pra ver o que acontece!

** Por último, vamos falar da fita que coloquei no topo, embaixo do título. Pode parecer um papel pronto, mas não é! Criei uma nova camada, selecionei a cor que queria e a preenchi. Depois, utilizei o efeito Crosshatch (que falei no post sobre rasgado) pra ficar com essa textura. Finalizei com um sombreado (coisa que a Thati já, já vai ensinar em um próximo post!).


Créditos:

Fonte utilizada para o título: Brushed – http://www.dafont.com/brushed.font

Freebies: Desenhos em giz de cera / efeito do durex

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: