Skip to content

Começando do começo

junho 30, 2006
by

Tudo bem que é ótimo aprender efeitos, dicas avançadas, etc, etc. Mas, vamos que combinar que o básico tem que estar muito bem explicadinho pra gente poder seguir adiante, não é? Por essa razão (e graças aos comentários de vocês), decidi explicar com detalhes como funcionam as paletas de ferramentas, porque elas são 90% do que precisamos saber.

Primeiro, vou falar da “paleta flutuante”, como é chamada essa paleta que fica aí no canto direito do Photoshop, onde as camadas são mexidas e remexidas. É essa a alma do Photoshop: Saber manusear as camadas. Então, aqui vamos nós…


1) Quando abrimos um novo arquivo, essa camada sempre aparece. É a default. Se vocês repararem, ela tem um cadeado ao lado, que quer dizer que ela está trancada. Essa é a camada de fundo. Antes de começar qualquer trabalho, comece criando uma camada nova, para poder manejá-la livremente;

2) Essa é uma nova camada. Toda vez que você criar uma camada nova, ela vai aparecer nessa paleta. O principal que você precisa entender sobre isso é o seguinte: as camadas que aparecem nessa paleta podem ser reagrupadas, para que uma apareça em cima da outra. Se você quiser que a camada 2 fique sobreposta à camada 1, ela precisa estar acima dela. Exemplo: você acrescentou uma foto no seu trabalho. Ela foi chamada de camada 1. Depois, você decidiu usar uma moldura de um freebie que encontrou na net. Arrastou essa moldura para dentro do seu trabalho e ela virou a camada 2, mas ficou abaixo da foto. O que você precisa fazer para a moldura ficar acima da foto é, simplesmente, arrastá-la com o mouse para cima na paleta flutuante.

3) Aqui você trabalha a opacidade da camada. Isso pode ser usado em várias situações, como, por exemplo, quando você usa um papel estampado de fundo do seu trabalho mas quer deixá-lo mais suave. É só diminuir a porcentagem da opacidade que isso acontece automaticamente!

4) Esse olhinho aparece em todas as camadas. Ele sinaliza se a camada em questão está visível ou não. Muitas vezes, você sai inclundo camadas, mas não gosta do resultado. Basta clicar em cima do olho para que ela fique invisível. Ou vice-versa.

5) Se você clicar nesse quadradinho, vai ver que aparece o elo de uma corrente. Esse recurso é utilizado quando você quer unir duas camadas. Para fazer isso, clique em uma das camadas que deseja juntar e saia clicando nessa área onde o número 5 aparece das camadas seguintes. Todas elas ficarão ligadas pela corrente, sinalizando que estão ligadas umas às outras. Isso funciona muito bem quando você usa os “alphabets” e tem várias letrinhas separadas. Ninguém merece ficar mexendo em uma letra de cada vez, né? ;c)

6) Esse atalho você vai usar toda hora, sempre que precisar criar uma nova camada. Basta clicar aqui e ela aparecerá na lista de camadas, como no número 2.

7) Como o desenho mostra, essa é a lixeira. Quando você quiser apagar uma camada, basta arrastá-la para cima desse ícone. Simples assim!

8) Clicando nesse símbolo você vai ter acesso ao menu das camadas. Mas isso é papo para outro post. Por enquanto, vá treinando e veja como não é tão difícil assim…

PS: Se você está chegando agora e perdeu, veja um post que criei chamado “Primeiros passos”. Ele pode servir de introdução para o Photoshop e dar uma mãozinha nas suas descobertas!

Anúncios
Deixe um comentário leave one →
  1. Camila permalink
    agosto 8, 2008 7:18 pm

    Mic, tem como liberar o post “Primeiros passos” no blogscrap.blogspot.com, please? Não consigo entrar sem convite… 😦

    Obrigada!!!!!

  2. Andrea permalink
    agosto 11, 2008 6:14 pm

    Olá Mic
    Estou entrando no mundo encantado dos scrapers e adorei as suas dicas… Parabéns pelo excelente tutorial.
    Gostaria de receber um convite pro seu blog, será que você poderia me convidar, please!!!
    Parabéns novamente e até a próxima.

  3. agosto 18, 2008 10:30 pm

    Mic, poderia me incluir no blog para que eu tenha acesso ao post “Primeiros Passos”?

    Obrigada,
    Fabiana.

  4. Gabriella permalink
    agosto 28, 2008 6:50 pm

    Oi Mic, estou tentando iniciar no scrap digital e amei o blog de vcs. Vc poderia me dizer com qual Photoshop vcs trabalham?

    Um bj, Gabriella

  5. Amanda permalink
    outubro 11, 2008 5:09 pm

    Olá Mic,
    Estou adorando tudo, as dicas, os LO… ´
    Gostaria de receber um convite pro seu blog, será que poderia me convidar?!
    E parabéns pelo belo trabalho…

    Obrigada,
    Amanda

  6. Maria do Carmo permalink
    novembro 2, 2008 8:39 pm

    Olá Mic, sou nova nesta área e amo scrapbooking, gostaria de receber um convite pro seu blog, se puder por favor me convida.
    Amo as suas dicas, tem me ajudado bastante.
    Obrigada!

  7. janeiro 29, 2009 10:54 am

    Oi, caí aqui de para-quedas procurando dicas de scrapbooking pelo blog da Ale. Estou engatinhando ainda nesse mundo e gostaria de poder ter acesso ao outro blog onde tem os primeiros passos. Vc poderia me convidar pra eu poder acessar? Obrigada!

  8. Regina permalink
    novembro 20, 2009 7:30 pm

    Oi Mic!!!Vou começar a fazer scrapbbok,com a ajuda de vcs espero conseguir,mais gostaria de saber se posso usar o Photoscape,se não qual seria o ideal…Vc poderia me incluir no seu blog?por favor ficarei muito grata…Beijão!!!

Trackbacks

  1. Scrapblog » Primeiros passos
  2. Índice para iniciantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: