Skip to content

Tamanho da imagem

julho 1, 2006
by

Uma das dúvidas mais comuns aos novatos na edição de imagens (seja para scrapbook ou não), é sobre tamanhos. Então vamos lá!

Primeiro vamos aprender alguns conceitos:

Uma coisa é a dimensão da imagem. Para a web, a dimensão é medida em pixels (correspondente a centímetros, mas é a unidade de medida padrão para imagem digital). Uma foto boa de câmera digital, que fica impressa numa resolução boa, tem no mínimo 1600 a 2000 pixels no lado maior.

Para impressões, é fundamental que sua imagem seja o maior possível. Quanto maior for a imagem, melhor será o resultado dela impressa. Quanto maior sua ampliação, maior terá que ser a sua resolução da foto também. Por exemplo: se você tira fotos 1024×768 (pixels), você pode imprimir 10×15 (cm) numa boa. Se quiser fazer uma 20×25, talvez não fique tão nítida. Provavelmente a foto vai ficar bem granulada, ruim.

Se o seu objetivo é apenas colocar a foto no seu blog, ou mandar por e-mail para um amigo – e aqui estamos falando tanto de scrap quanto fotos comuns – a melhor coisa a fazer é reduzir o tamanho da sua foto. Por um motivo: quanto maior (em dimensão) for a sua foto, mais pesada (em bytes) ela será. Esse é o segundo ponto: o tamanho da imagem (peso).

Voltemos novamente pra foto digital. Uma boa foto, grande, tem tamanho mínimo de 400 ou 500 kb. Mas tem fotos que são muito maiores, chegando a 1 ou 2 Megabytes. Quando se faz um scrap quadrado no tamanho normal (30×30 centímetros – para impressão), geralmente o arquivo da imagem vai ficar gigantesco – tanto na dimensão quanto no peso. Para imprimir, você vai precisar sim desse arquivo pesadão. Mas para mandar por e-mail ou colocar no seu site/blog, é necessário diminuir.

Como diminuir sua imagem?

Eu vou ensinar como fazer no Photoshop, que é o programa que eu uso. Não sei como fazer em outros softwares.

1) Abra sua imagem/scrap/foto. A do exemplo tem 1600×1200 pixels. Note que nem dá pra abrir a imagem toda na tela do monitor (cuja resolução é de 1024×768).

2) No menu, clique em Image/Imagem e depois Image Size/Tamanho da Imagem.

3) Uma janelinha abriu. Agora é a hora de dizer qual é o tamanho que você quer que sua imagem tenha. Eu recomendaria 400 a 600 pixels no maior lado (seja altura ou largura). Esse tamanho fica bem enxuto e ainda dá pra ver detalhes da foto. Digite o tamanho desejado e clique em OK. Pronto, sua imagem está reduzida.

4) Agora clique em File/Arquivo e depois em Save for Web/Salvar para Web. Isso é bom porque você mantém a sua imagem original (grande) e salva um novo arquivo menor. A opção Save for Web também é boa porque optimiza o tamanho da imagem, para ser compatível com web – a resolução é menor, o que torna o arquivo mais leve.

5) Na tela de opções, escolha JPEG, quality/qualidade 60. Essa configuração geralmente é suficiente para sua imagem. Na imagem vai aparecer qual foi o tamanho final que a imagem teve. No meu caso, a minha foto ficou com 24kb, bem razoável para uma foto, né?

Pronto! Você reduziu a sua foto ou scrap e agora pode mandar por e-mail para seus amigos ou inserir no seu blog ou site!

Anúncios
Deixe um comentário leave one →

Trackbacks

  1. Índice para iniciantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: