Skip to content

Usando brushes

setembro 17, 2006
by

Hoje resolvi falar um pouco sobre o uso de brushes no scrapbooking. Pra dizer a verdade, sei muito pouco a respeito, mas um dia fiquei curiosa por ver alguns kits com brushes incluídos e fui fuçar pra descobrir que tanto se faz com esses danados. E eles podem ser muito úteis pra fazermos bordas, colocarmos enfeites nas fotos e tudo mais que nossa imaginação mandar.

O primeiro passo é fazer download de alguns novos brushes. Pela Internet existem aos montes. Basta você fazer uma busca por “free phothoshop brushes” que vai encontrar. Eu baixei alguns desse link aqui: http://graphicssoft.about.com/od/photoshopbrushes/ss/psbrushes01.htm

Feito o download, é hora de extrair os arquivos zip e salvá-los em uma pasta. Há quem prefira colocá-los direto na pasta de brushes do Photoshop (C:\Arquivos de programas\Adobe\Photoshop 7.0\Presets\Brushes). Dessa forma, eles já aparecem na lista de brushes quando você abrir o programa. A outra opção é criar uma pasta nos “Meus Documentos” chamada brushes e salvar tudo lá. No final, dá no mesmo.

Agora que os brushes estão salvos no seu computador, abra o PS e selecione a ferramenta de pincel (brush). Logo acima da paleta, vai aparecer a opção Brush. Clique na pequena setinha ao lado e um menu vai aparecer. Agora, escolha a opção “Load”, selecione a pasta onde salvou seus arquivos e dê abrir. Ele vai perguntar se você deseja substituir os atuais “brushes” ou adicionar à lista existente. Escolha a segunda opção. Pronto! Seus novos brushes já estão instalados e vão aparecer nessa lista aí ao lado, como mostra a figura:


Agora, é usar a sua imaginação e ir descobrindo as diversas possibilidades de uso. Para testar, eu abri uma foto do meu filho e escolhi alguns brushes da minha lista. Selecionei o tamanho, a cor e a opacidade que eu queria e fui clicando! A dica é criar uma camada nova antes de aplicar o “brush”. Assim, a gente pode colocar sombra e outros efeitos, que fica mais bonito ainda!

E então? Vamos descobrir as diversas possibilidades que o pincéis nos proporcionam? Depois me contem o que andaram aprontando com eles…

Anúncios
Deixe um comentário leave one →
  1. Daniela permalink
    julho 14, 2008 9:54 am

    Olá
    Estava procurando na internet sobre uso de brushes e vim parar aqui no seu blog. Adorei sua explicação, porém não entendi como faço para mudar a cor deles. Aguardo ansiosa.
    Bjs e obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: