Skip to content

Tratamento de imagens: restaurando fotos

outubro 22, 2006
by

Você já se deparou com uma foto antiga da família, perfeita para um scrapbooking mas que, no entanto, se encontra rasgada, manchada ou desgastada pelo tempo? Então aproveite as inovações tecnológicas, tire as fotos amareladas da gaveta e faça lindíssimos trabalhos com elas!

Neste pequeno tutorial vou mostrar um processo de restauração de imagens, que utiliza uma ferramenta muito simples do Photoshop.

A foto que escolhi possui manchas de caneta, de mofo e umidade! Antes de partir para o scrap, precisamos fazer alguns retoques. Vejamos, então, o PAP de como deixar uma foto antiga novinha em folha!

01) Após digitalizar a fotografia (em alta resolução), inicie o Photoshop e abra a imagem.

02) A ferramenta que você vai utilizar, indicada na figura ao lado, se chama Healing Brush Tool (na versão em português: “Recuperando Ferramenta Pincel” e apelidada carinhosamente de “band-aid”). Selecione-a.

03) Você poderá alterar o zoom da imagem para melhor visualização e modificar o diâmetro do band-aid segundo a sua necessidade. Para tanto, utilize o menu da ferramenta, conforme indica a figura abaixo.



04) Agora começa a parte divertida! Pressione a tecla “Alt” e clique sobre uma parte boa da imagem. Solte a tecla “Alt” e clique sobre a parte danificada. Repita este procedimento quantas vezes forem necessárias até que se obtenha o resultado esperado.

Vejam, agora, como ficou meu scrap, com a imagem completamente restaurada!!

Créditos:
– Programa: Photoshop 7.0
– Kit: Mommys Little Boy (ScrapDivas)
– Fontes: Arial e ChopinScript


Com esse procedimento “mágico” é possível remover e suavizar diversos tipos de imperfeições: espinhas, olheiras, linhas de expressão e por aí vai! É importante destacar, contudo, que o tratamento e manipulação de imagens devem ser feitos com muito bom senso e humildade, para que o resultado final seja tão real quanto seria sem o retoque!

Espero que tenham gostado da dica! Obrigada a todos os leitores e leitoras pela aceitação de meu ingresso na equipe ScrapBlog e pela recepção prá lá de calorosa!!!

Um beijo e até +!

Anúncios
Deixe um comentário leave one →

Trackbacks

  1. Índice para iniciantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: