Skip to content

Utilizando actions

novembro 15, 2006
by

Um recurso bastante utilizado em designer gráfico são as famosas Actions do Photoshop, que nada mais são do que um conjunto de comandos que o programa é capaz de memorizar para utilizações futuras. Imagine um efeito que você usa constantemente, cujo resultado final depende da sucessão de vários passos, tornando o trabalho demorado, chato e cansativo. Agora imagine como seria bom poder criar esse mesmo efeito acionando apenas um botão para fazer todo o trabalho. Imaginou? Isso é perfeitamente possível com a utilização das actions.

Você pode usar actions prontas (disponíveis para venda e até mesmo para download gratuito) ou pode criar suas próprias actions, conforme veremos a seguir.

A) Instalando uma Action

Abra a imagem desejada e acione a paleta Ações (actions) à direita da tela. Abra o menu de tarefas (1) e selecione a opção Carregar Ações… (Load Actions)… (2). (Clique na imagem para ampliar)

Localize a pasta onde você salvou a action que deseja utilizar, selecione-a (3) e clique em Carregar (Load) (4). Neste exemplo eu vou usar o set AlysVitage, da ATN Central, efeito Black & Color.

Agora que a action está carregada, basta selecionar a action na paleta Ações (actions) e apertar no “play” (5). Fácil, não?

Veja só o resultado:

B) Criando uma Action

Acione a paleta Ações e clique em Criar Nova Ação (6), conforme mostra a figura abaixo.

Dê um nome para a ação e selecione Gravar (7), tudo o que fizer a partir deste ponto será gravado para gerar a action. Para parar a gravação e finalizar a action, clique no botão “stop” (8). Mais fácil ainda, não é? Agora é só usar! Para salvar uma action, você deve acessar o menu de tarefas (1) e clicar em Salvar Ações. As actions possuem extensão (.ATN).

C) Sites para downloads gratuitos

Agora que você já sabe para quê serve, como instalar e usar uma action… que tal essas dicas de sites que disponibilizam actions gratuitas?

Espero que vocês aproveitem muito esse tutorial e as maravilhas que as actions podem fazer nos projetos de scrapbooking!

Não esqueçam que vocês podem ajudar a escolher a nova cara do Scrapblog, basta participar da nossa ENQUETE. As votações seguem até domingo, dia 19.

Um beijo e até +!

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Lígia permalink
    setembro 6, 2007 3:54 pm

    Olá!
    Tenho uma dúvida (nem sei se posso perguntar aqui, mas…). Vi que nestes sites que vocês indicaram, há algumas actions para texto. Como faço para usar essas actions?
    Obrigada desde já!
    Lígia

  2. outubro 13, 2008 5:14 pm

    Minha dúvida é a mesma, como faço para usar actions em textos?!

Trackbacks

  1. Índice para iniciantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: