Skip to content

Sem esquecer dos créditos…

novembro 22, 2006
by

Quando criamos um novo layout, precisamos estar atentos aos créditos dos kits, fontes e outros elementos que usamos. Além do reconhecimento do trabalho do artista que trabalhou horas em cima de um novo kit, dessa forma estaremos também respeitando os direitos autorais. Aí a gente se pergunta: nossa, é preciso tudo isso mesmo? É só um hobby! Eu também pensava assim e não tinha me tocado da necessidade dos créditos. Até entrar mais fundo nesse mundo do scrapbook e descobrir pessoas que estão trabalhando sério e investindo seu tempo para criar verdadeiras obras de arte.

Vamos então engrossar o time e começar – ou continuar – a dar os devidos créditos na hora de divulgar nossos layouts? Aqui vão algumas dicas de como não esquecer dos detalhes e depois ficar doidinha atrás de quem fez esse ou aquele elemento:

  • Vá anotando os nomes dos elementos, fontes, efeitos e actions à medida que for usando. O ideal é criar uma planilha no Excell com o nome do layout que está trabalhando e ir anotando. Eu, particularmente, passei a criar uma camada no próprio arquivo PSD só para os créditos. Assim, sempre que precisar estou com tudo à mão!
  • Os freebies que baixamos e os kits que compramos possuem arquivos TXT com as informações sobre o artista e o link para o site. Não apague esse arquivo e tenha ele sempre à mão, na pastinha do kit. Assim fica mais fácil ainda dar os créditos.
  • Na hora de divulgar o seu layout, saiba o que é preciso informar:Título da página “liftada”, nome da autora e URL do layout original(no caso de scraplift).
    Programa utilizado
    Kit / Designer / Site
    Papers / Designer / Site
    Elementos / Designer / Site
    Doodles e Brushes / Designer / Site
    Efeitos / Site
    Fontes

Vejam um exemplo:

Créditos:

Programa: Photoshop CS2
Kit Charmed – Val Gouveia @ Digitals
Wordart – Olivia Collection @ Shabby Princess
Fonte Pea Angedawn
Action – Tecido desfiado @ Atomic Cup cake

Anúncios
Deixe um comentário leave one →
  1. Dani Salles permalink
    junho 19, 2009 2:04 pm

    Oi Mic,
    Os créditos são importantes sim, já me perdi muito por colocar as imagens em pastas diferentes (minha organização), mas como vi em muitos blogs e shats discussões sobre isso, resolvi dar meu parecer. Acho sim muito importante, não gostaria q isso não tivesse sua relevância, mas, se vc observar os freebies por aí vai ver que muitas designers usam material já fornecido anteriormente por outras designers. Por exemplo: Lacinho exatamente igual, talvez mude a cor, mas dá prá saber. Pedras e botões igual, agora a pergunta crédito a quem?

Trackbacks

  1. Scrapblog » Criando uma galeria
  2. Índice para iniciantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: