Skip to content

Pirataria

janeiro 20, 2007
by

Vocês devem ter percebido que colocamos um selinho do blog Stop Piracy no menu lateral. Pirataria é um assunto muito sério e que não deve ser deixado de lado no scrapbooking digital.

Eu mesma já cometi algumas infrações quando estava começando no scrapbooking. Fiz o que fiz por pura falta de conhecimento na época.

Vamos tratar da pirataria aqui no blog em alguns posts traduzidos do blog Stop Piracy. Esperamos que todas leiam com atenção e se tiverem dúvidas, é só escrever nos comentários.

O que é pirataria?
Traduzido do link:
http://jenjen.typepad.com/stoppiracy/2005/11/what_is_piracy.html

Para vocês, scrappers, que ainda não têm certeza do que pode e o que não pode, aqui está uma ótima lista de um membro de um fórum de discussão, por kimlizzy.

Só porque alguém compartilha “gratuitamente” um kit/elemento através de um grupo/site e não menciona especificamente que não é para ser redistribuído, não significa que você está livre para fazê-lo como quiser. A não ser que a designer mencione que é permitido, você não tem DIREITO de redistribuir aquele kit/elemento em NENHUM lugar.

Você não está autorizado a redistribuir.
Você não está autorizado a enviar a amigos por e-mail.
Você não está autorizado a fazer upload do kit/elemento em outro site/grupo.
Você não está autorizado a fazer qualquer coisa com kits/elementos gratuitos/comprados a não ser layouts para uso próprio. Você pode fazer upload deste layout numa galeria online, mas deve dar crédito à designer.
Você não está autorizado a incorporar os elementos em outro elemento e dizer que aquilo é seu.
Você não está autorizado a renomear o arquivo e dizer que é seu.
Você não está autorizado a alterar o elemento e dizer que é seu.

PONTO FINAL.

Digamos que eu ofereça um freebie para download num grupo/site. Só porque é um freebie e fui EU quem te deu, não quer dizer que você pode redistribuí-lo no seu grupo ou em outro lugar. O único lugar que qualquer pessoa pode ter acesso aos meus arquivos é através do site/grupo onde EU (designer) faço o upload. Se alguém que você conhece gostaria do freebie, direcione a pessoa para o site onde você o encontrou.

Já ouvimos todas as desculpas e nenhuma delas colam conosco.

“Eu não sabia”
“Eu achei que podia porque era gratuito”
“Eu pensava que desde que tinha pago por aquilo, era meu e eu poderia fazer o que quisesse com ele”
“Minha amiga não tem condições então eu achei que seria legal mandar uma cópia pra ela”

Use qualquer desculpa. Não vai mudar nada. E não vai absolvê-lo do seu crime.

Kim

Deixe um comentário leave one →
  1. Rosa permalink
    maio 23, 2008 10:14 am

    Oi Mic, sempre baixo os kits free e adoro o seu blog, fiz um album para a minha filha, agora gostaria de saber se eu comprar os kits posso comercializa-los por exemplo minhas primas me pediram um album, meu cunhado e pretendo vender, ma antes gostaria de saber se posso usar os freebies que comprei, tenho essa duvida, os que baixei de graça sei e entendo que nao posso usar para outros fins, mas o que compro, tenho duvida. Obrigada, Rosa

Deixe um comentário

