Skip to content

Organizando a bagunça

abril 1, 2007
by

À medida que nossa coleção de kits e acessórios de scrap vai aumentando, a dificuldade de encontrar o que queremos aumenta junto. Sabe aquele doodle de florzinha que você jura que viu semana passada? E aquele pontilhado lindo de morrer que você usou no outro mês, mas agora não faz a mínima idéia de onde possa estar?

Para evitar esse tipo de problema, precisamos criar uma lógica na hora de descompactar os arquivos que acabamos de baixar e segui-la religiosamente. Só assim teremos sempre uma visão total dos kits que possuímos e encontremos com facilidade os itens que pretendemos usar em nosso trabalho.

Parece confuso? Mas não é, não! Primeiro, é preciso prestar atenção em dois detalhes. Quando eu comecei a baixar as centenas de freebies, não tinha a menor idéia da importância dos previews e dos TOU (Terms of use). Saía apagando tudo! Socorro! Mas, descobri logo que eles são fundamentais na hora de organizarmos nosso trabalho. E tratei de correr atrás do prejuízo.

Com os previews, aquelas páginas onde todos – ou a maioria – dos itens está reunida, podemos rapidamente visualizar o que o kit tem, sem precisar abrir pasta por pasta. Por esse motivo, sempre que eu compro um novo kit, crio uma nova pastinha pra ele, com o seu nome e o nome da designer, e arrasto o preview para a raiz, onde estão todos os outros.

Já os TOU têm uma outra importante missão: nos ajudar na hora de dar os créditos. Esqueceu quem fez aquela moldura maravilhosa que usou na última página? Abra o arquivo TXT que está dentro da pastinha do kit e pegue todas as informações. Fácil, né?

Mas, voltando à estrutura das pastas e a organização dos kits, vou mostrar como eu faço os meus. Não estou dizendo que é o ideal, mas é o que funciona pra mim.


Criei a pasta Scrap e, dentro dela, fui adicionando outras subdivisões. Vou explicar algumas:

A fazer: sempre que gosto de uma foto, copio ela pra cá e anoto em um txt o “objetivo” do meu scrap. Exemplo: se adorei uma foto da minha filha com 5 meses, renomeio ela pra “Juju_5meses.jpg” e anoto no arquivo texto que vou fazer esse scrap para o a página de 5 meses do álbum da Júlia. Assim, fico menos ansiosa, achando que vou esquecer os detalhes quanto encontrar algum tempinho pra scrapear.

Galerias: é aqui que salvo os LOs em baixa resolução e com tamanho de 600 x 480 para publicar nas minhas galerias. Fica muito mais fácil! Cada arquivo é renomeado com um número (já estou no 48). E é essa numeração que eu uso no arquivo creditos.TXT que criei nessa pasta. Sempre que termino um LO salvo a página em baixa na pasta galerias e anoto os seus créditos no arquivo texto com a numeração correspondente. Praticamente uma base de dados! ;c)

Idéias: É aqui que saio compulsivamente salvando as minhas páginas favoritas, para me servir de inspiração ou criar um scraplift. Quando salvo a página, uso o nome da scrapper que a criou para dar os devidos créditos depois.

Kits: falo já, já, porque a conversa é loooonga!

Meus scraps: é aqui que salvo as páginas que já criei. Tenho uma pasta “PSD” para os arquivos fonte. Outra pasta chama-se “Revelar”. Lá dentro, criei uma outra subdivisão, pra facilitar a hora de montar os álbuns. Tenho o “Álbum 2006”, com todas as páginas que fiz ano passado em alta resolução para eu mandar revelar (tenho que tomar coragem e fazer isso logo!) e montar o álbum. Desde que estava grávida da Júlia, montei a pasta “Álbum Júlia”, com todas as páginas sobre a gravidez, seu nascimento e desenvolvimento até completar 1 aninho. E, finalmente, a pasta “Álbum 2007”, com as páginas dos principais acontecimentos do ano atual. A minha idéia é criar um álbum por ano, registrando o crescimento das crianças, viagens, passeios e datas importantes. Quando o ano acaba, mando revelar todas as páginas e minha tia monta um super álbum de cartonagem pra mim!

Mas, voltando à nossa conversa principal, como eu organizo os kits? É aí que entra a pastinha que pulei lá em cima e vou começa a falar agora.

Essa aí em cima é uma parte da minha pasta “Kits” capturada. Digo só uma parte, porque não dá pra mostrar todo mundo. Cheguei à conclusão que preciso de tratamento urgente, porque contabilizei 88 kits enquanto fazia esse post. Socorro! ;c) Mas já dá pra ter uma idéia do que estou falando..

Os previews ficam todos reunidos na raiz da pasta Kits. Assim, sempre que entro nela tenho uma visão geral do que tenho. Se estiver procurando o kit ideal pra foto que vou trabalhar agora, posso ir navegando de um a um, no visualizador de fotos do Windows. Isso serve também para as horas que estamos procurando um certo elemento e não sabemos em que kit ele está. Naveguei pelos previews, encontrei o que queria? Então procuro a pasta com o mesmo nome do preview. Mole, mole, fácil, fácil! ;c)

Pra finalizar – isso aqui tá virando um testamento – uma dica final. Alguns elementos a gente usa com mais freqüência. Nesse caso, eu criei uma pasta “elementos” e saí copiando alguns itens que uso bastante, de kits variados, pra dentro dela. Pra não me perder, renomeei os arquivos com o nome do kit e da designer. Então, se quero uma costurinha, entro na minha pasta “elementos” e procuro logo na subpasta “costuras”. Só com dois cliques!

Agora que leu tudo isso ficou desanimada, pensando em todo o trabalho que vai dar começar a organizar sua bagunça? Eu pensei a mesma coisa, mas fui fazendo aos poucos. Agora que tudo está arrumadinho, fica mais tranqüilo. Na hora que baixo o kit já coloco no esquema, pra não voltar a acumular. Gostou? Então mãos à obra!

Deixe um comentário leave one →
  1. Neusinha permalink
    novembro 7, 2007 9:18 pm

    Adorei organizando a bagunça, vocês nem imaginam como está minha pasta de scraps.
    Alguém saberia me dizer se existe algum programa similar ao ACDSee Photo Manager gratuito?
    Eu tenho o 4 e 5 mas não tem o Photo Manager.
    Obrigada
    Neusinha

  2. Carmem Vieira permalink
    fevereiro 2, 2008 12:13 am

    Adorei as dicas de organização. Pelas suas dicas até que tem algumas coisas em comum. Muito obrigada por partilhar suas idéias.

Deixe um comentário

