Skip to content

E os álbuns?!

junho 30, 2007
by

Nesse mês de aniversário, e em todo o tempo de vida de Scrapblog, falamos pra vocês sobre dicas, técnicas, truques, freebies… E vemos por aí layouts lindos, onde as pessoas nos citam como referência, o que nos deixa muiiiito lisonjeadas!
Mas… depois de fazer LO´s lindos e revelar, precisamos de um lugarzinho bem charmoso para guardá-los, certo??
Em lojas de fotografia, temos uma infinidade de álbuns. Mas… que tal se você fizer seu próprio álbum, super personalizado, e com a sua cara?!
Vamos lá, mãos à obra!
Para a capa, uso o papelão Hoeller (lê-se: rôler!), que é mais grosso que o papel paraná. Em alguns lugares, ele é conhecido como “papelão cinza”.
Normalmente, esse papel é vendido em lojas especializadas em artigos pra desenho, pintura, engenharia, essas coisas… a folha é beeem grande, e dá pra fazer muitas capas. Não é em todo lugar que tem pra vender. Então, caso não encontrem, dá pra usar 2 folhas de papel paraná mais fino, desde que se cole uma folha à outra.
Tanto o papel do miolo quanto o da capa, dá pra cortar com estilete em casa mesmo, tendo um estilete bem afiado, uma régua de metal e a base de corte que usamos no scrap tradicional. Porém, caso queiram um trabalho mais perfeito, o melhor é levar numa gráfica e pedir pra cortar. Daí fica tudo bem certinho e retinho!
Para o miolo, vocês podem usar 2 tipos de papéis: Color Plus ou Cartolina Vivaldi, ambos de 240 gramas (uma gramatura bem legal, encorpada).
A folha do Color Plus rende mais, pois mede 66 x 96. Tem de todas as cores, mas eu uso sempre o preto, pois acho que destaca mais os trabalhos.
O pulo do gato está na capa… é nela que vc vai mostrar sua critividade, e personalizar como quiser. Para encapar, pode-se usar os papéis próprios pra scrap, ou então tecido. Tecido dá um pouco mais de trabalho, é mais chatinho, mas o resultado é perfeito!
Depois de tudo pronto, é só mandar encadernar! Temos a opção de espiral de plástico (com furinhos redondos), ou, se você quiser alguma coisa mais bonita e bem acabada, é sé pedir pra encadernar com “wire-o” (lê-se: uairô), que é aquela em que o furo é quadradinho, e o espiral é de metal.
Alguns detalhes para fazer a capa:
* Passe cola no papel, e espalhe por ele todo com uma espátula pequena ou um rolinho de tinta daqueles pequenos (encontrados em casas de tintas); só então venha com o papel, ou o tecido, e cole por cima. Vire a capa, e passe a dobradeira, para que fique tudo bem esticadinho, e sem bolhas.
* Vire novamente, e use uma ferramente chamada “fio de cabelo”, para os cantos ficarem perfeitos; e sempre faça a dobra em lados opostos (por exemplo: se vc começou a dobrar no lado inferior, a próxima etapa deve ser o lado superior, e não o lado direito ou esquerdo).
* Sempre se recomenda o uso de colas acid free, ou então, pra encadernação, funciona muito bem também usar a Cola Cascorez, rótulo laranja.
* Essa é a maneira que eu aprendi, e que tem dado super certo. Porém, não quer dizer que é a mais certa, ou a mais bonita… existem outros tipos de encadernação, mas posso garantir que esse jeito que falei pra vocês é rápido e o resultado é bem legal!


Nesse álbum, usei miçangões na espiral, pra dar um charme a mais… Como é um álbum de criança, eu acho que combina.

Bom… não sei se vocês notaram, mas hoje é o último post do nosso mês de aniversário!
E vocês, que foram fiéis ao Scrapblog, comentando em quase todos os nossos posts deste mês, vão ter direito a uma surpresinha de final de festa: vamos sortear um álbum personalizado entre todas vocês!!! Vai chegar aí na sua casa, pelo correio, bonitinho, e de acordo com o que você escolher, e que vamos combinar por e-mail!
Para isso, vocês não precisam fazer nada! Na verdade, vocês já fizeram… vamos sortear o álbum entre todas que deixaram comentários aqui nesse mês de aniversário, inclusive nesse post de hoje.
Resolvemos fazer esse sorteio entre quem comentou, porque é isso que nos ajuda a pensar em novas pautas e nos dá mais gás pra continuar produzindo. Afinal de contas, quem não gosta de reconhecimento e feedback do seu trabalho?!
Resultado semana que vem aqui no blog, fiquem de olho!!!!

Anúncios
Deixe um comentário leave one →
  1. Lais permalink
    junho 19, 2008 12:41 am

    Onde posso achar a dobradeira e o fio de cabelo? Obrigada!

  2. Elenir permalink
    agosto 6, 2008 2:53 pm

    Voce consegue cortar o Hoeller com estilete ?
    comprei uma folha , mas é muito duro…
    Segundo: onde é que vc manda encardenar ?
    Que tipo de local ? pois onde se faz xerox não se faz isso.
    É na gráfica ?
    Tem alguma pra indicar em São Paulo ?
    Abraço e parabéns pelo trabalho.

  3. Carolina permalink
    setembro 4, 2008 9:29 pm

    Oi, eu comprei os materiais pra fazer a capa do meu álbum mas como estava dificil de achar o papel decorado pra scrap eu comprei color plus, será que vai ficar muito feio?
    Outra perguntinha, como vc faz esta moldurinha pra colocar a foto na capa?

    Me dê umas dicas plix…

  4. outubro 15, 2008 3:04 pm

    Oi pessoal, tudo bem

    Que legal, logo que digitel sobre álbum no google
    encotrei o scrapblog de vocês.
    Gostei das dicas, pois tem horas que só a criatividade
    pra gente conseguir um resultado do nosso gosto…
    mas uma vez parabéns!!!

    O scrablog já foi pro favoritos e estarei
    sempre passando pra dá uma espiadinha
    nas dicas do mês

    sucesso e criatividades mil

    valeu!!!
    edu oliveira

  5. Meire E.S.Alves permalink
    janeiro 10, 2009 3:00 pm

    Ola sera que tem como mandar esse passo a passo por fotos?Eu acho que fica mais facil de vizualizar como é fazer a capa do album e onde eu encontro dobradeira?Aguardo resposta sou de Londrina/PR.

  6. Chan permalink
    março 23, 2009 10:18 am

    Adorei o album e gostaria de mais dicas… quanto de medida deve ter de diferença entre a capa e as folhas internas?

    Se tiverem o passo a passo com fotos, agradeço.

  7. agosto 19, 2009 11:21 pm

    Adoramos o blog muito criativo e informativo. Vamos colocá-lo nos nossos Blogs seguidores. Se quiser visitar o nosso e deixar um comentário será de extrema importância para nós.
    Parabéns
    Fatima e Iracema
    .-= Fatima e Iracema´s last blog .. =-.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: