Skip to content

Emoção e journaling

julho 3, 2007
by

Nada como um journaling que emociona, que conta coisas que – através da imagem – não podem ser captadas e percebidas. O segredo é, sem dúvida, escrever com o coração. Mas como deixar a emoção fluir através do texto? Acho que não existe uma fórmula pronta, principalmente para quem acha que não é muito bom com as palavras. Eu sou assim e, por isso, vivo procurando dicas de como escrever melhor, de como fazer um bom journaling.

O texto abaixo foi traduzido e adaptado do site Digital Scrapbook Place e fala justamente sobre como agregar mais emoção ao journaling.

Os itens básicos de um journaling se resumem em: quem, o quê, quando, onde e porquê. Quem estava lá? O que eles estavam fazendo? Quando aconteceu? Onde eles estavam? Porque eles estavam ali?

Depois de responder essas questões básicas é hora de desenvolver melhor o lado emotivo do texto. Um journaling interessante não cita apenas nomes e datas. É preciso explorar os detalhes do evento, adicionando à redação sutilezas que não podem ser vistas. Um exemplo bacana é o Natal: quando você fizer um scrap mostrando fotos das crianças abrindo os presentes, descreva a carinha delas ao receber os pacotes, o presente favorito de cada uma, o cheirinho da ceia exalando no ar, os sons, o clima. Detalhes são importantes. Escreva tudo o que você sente sobre a fotografia, a história inteira que você deseja contar e, se for preciso, sinta-se a vontade para resumir o journaling depois.

Palavras e frases floreadas não são muito importantes. Fale como se a pessoa estivesse sentada bem aí ao seu lado. “Converse” com o seu computador, conte como foi suas férias, fale sobre seus filhos, enfim! Você pode escrever o seu journaling antes mesmo de fazer o scrap – sente e escreva enquanto as emoções ainda estiverem “frescas” na sua memória. Guarde para depois.

Lembre-se de que sua página será vista mais adiante por seus filhos, até mesmo por seus netos e bisnetos. Ajude-os a sentir a emoção contida na fotografia como se eles estivessem realmente lá. Deixe que eles saibam o quanto você os ama. Não deixe nada prá trás. Não deixe o medo de parecer “ridículo” impedir que você escreva sobre seus sentimentos. Suas palavras, não importa o que você pense a respeito delas agora, serão um tesouro precioso para as gerações futuras.

Eu selecionei aqui alguns layouts da nossa equipe que contém journalings muito bonitos, interessantes e que, com certeza, fazem toda a diferença no scrap:

Ana Paula:

Clique aqui para ver os créditos e ler o journaling.
Ana Amorim: 

Clique aqui para ver os créditos e ler o journaling.
Mic: 

Clique aqui para ver os créditos e ler o journaling.

Lendo mais sobre o assunto:

– Há um ano atrás a Ana Paula publicou um artigo super bacana sobre journaling aqui no Scrapblog. Vale a pena conferir: clique aqui para ler o artigo.
– O blog da Dani Alencar também é recheado de dicas sobre journaling, em especial os posts Journaling Honesto e Quiz – Estilo de Journaling.
– A newsletter Creative Voice 1 do Little Dreamer Designs está recheada de informações, dicas e idéias para desenvolver journaling. Clique aqui para assinar a newsletter.
– O site Writers Digest traz um exercício de escrita a cada dia. É um modo interessante de praticar e alçar vôo na arte de fazer um bom journaling.

Espero que tenham gostado.
Um beijo e até +!

Anúncios
Deixe um comentário leave one →
  1. dezembro 1, 2007 11:23 pm

    Que liindo!Adorei, um journaling com emoção faz tooda a diferença.Mas pena que esse não é o meu forte!
    Beijinhos!
    =*

  2. abril 11, 2008 3:40 am

    Your blog is very informative, I have learned so much from it. It is like daily newspaper :). Added to fav?s.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: