Skip to content

Tipografia – como fazer bom uso das fontes

julho 11, 2007
by

Um dos elementos que nós scrappers quase não prestamos atenção na hora de compor nossas páginas é a fonte. Hoje eu vou falar um pouco sobre esse elemento que é fundamental em todas as teorias de design gráfico. E como o scrapbooking é bem ou mal um filhote do design gráfico, é bom conhecermos mais um pouquinho sobre o uso das fontes.

Em linhas gerais, existem dois tipos de fontes, as serifadas e as sem-serifa. E o que é a serifa? Serifa é a “perninha” das fontes como a Times New Roman ou a Garamond, por exemplo. Essa “perninha” faz com o que se crie uma linha imaginária no texto, ajudando na leitura. Observe como muitos livros usam esse tipo de fonte, porque facilita a leitura.

Já a fonte sem serifa não tem a tal “perninha”. Ela é retona. Exemplos desse tipo de fonte são Arial, Verdana e Tahoma.

Qual fonte escolher para meu journalling?

Eu, particularmente, adoro as fontes que parecem escritas à mão (handwriting). Eu tenho várias delas instaladas no meu computador. Eu gosto de usá-las porque dá um aspecto mais “real”, como se eu estivesse escrito à mão aquele texto, como se faz no scrapbooking tradicional.

Acontece que nem sempre esse tipo de fonte fica bem na página. Muitas delas não dão uma leitura boa, nem na tela, nem impresso. Depende do tamanho que você usa, depende da espessura da fonte, depende de um monte de coisas. Quer ver um exemplo? Eu AMO a fonte Scriptina, mas se for colocar num texto grande, ela não fica boa de jeito nenhum! Essa é pra usar num título, ou uma palavra destacada, mas não num texto grande.

Ultimamente tenho procurado usar fontes mais clássicas, com e sem serifa. Essas fontes, como o vestidinho preto que você tem no armário, nunca vão sair de moda e vão permitir que sua página seja sempre atual, e tenha uma boa leitura.

Às vezes achamos que por usar uma fonte mais descolada, cheia de fru-frus, a página vai ficar mais bonita. Mas é bom saber dosar os enfeites. Tente usar uma fonte diferente na sua próxima página, faça testes com fontes diferentes pra ver qual dá leitura melhor.

Na página abaixo eu usei a Garamond pra fazer o journalling. Essa fonte é super clássica e deu o toque especial que eu precisava na página.


créditos

Pra finalizar, a Mic já deu aqui dicas de links onde você pode baixar muitas fontes legais pros seus scraps. Aproveitem!

Deixe um comentário leave one →
  1. setembro 3, 2007 11:38 pm

    Adorei a dica. Vou aprimorar meus LOS!!!!

Deixe um comentário

