Skip to content

Sketches, templates e scraplift

julho 18, 2007
by

O scrapbooking tem uma linguagem própria, como a gente sabe. São tantos termos, a maioria deles em inglês, que é normal a gente confundir uma coisa com outra. Hoje vamos aprender a diferença de sketch e template e tambem explicar o que é scraplift.

Sketch X Template
O sketch nasceu no scrapbooking tradicional, e é basicamente uma “planta-baixa” (pra quem entende de arquitetura) do que a página pode ser. É apenas uma idéia para a composição dos elementos, geralmente fotos, títulos e journalling. Esse rascunho não precisa necessariamente ser seguido à risca, pode servir apenas para inspiração mesmo. Você pode pegar a idéia de um sketch e rotacionar elementos, reposicionar fotos, da maneira que achar melhor para o resultado final do seu layout.

Você também fica livre pra adicionar outros elementos que não estavam originalmente no sketch, como flores, costuras, molduras, etc. Ou seja, toda a parte dos adornos do layout.

No scrapbooking digital, o sketch continua sendo a mesma coisa, e é apresentado na forma de uma imagem individual, geralmente de baixa resolução.

Para ilustrar o texto, usamos o sketch sugerido neste artigo do Scrapjazz. Olha só o que a gente fez em cima desse sketch.

Ana Paula

Créditos: Fundo marrom kit Springbreak, Dani Mogstad / Fundo listrado e stitching, kit Vintage Dreams Retro (Freebie), LDD / Crinkled Notepaper e tied ribbon, kit Welcoming Spring Freebie, Weeds & Wildflowers Design / Staple kit Miles, Christina Renee / Teeny tiny spots, Kate Hadfield / Alpha Hoopdee, Lauren Reid / Fontes: Desigers e Sakurachan

Journalling: Num domingo de sol, pegamos o ônibus e fomos passear em North Vancouver, no Maplewood Farm. A fazenda é uma graça e você adorou ver os bichinhos. Vimos cavalos, cabritos, galinhas, vacas e até um pavão super vaidoso! Você adorou dar comida para os coelhinhos e ver as crianças andando nos pôneis. Foi um dia muito gostoso. [abril de 2007]

Carla

Créditos: Kit Love Blossoms, Lisa Whitney /Fontes: CK Cursive e GF Ordner Invertd

Ana Amorim

Créditos: Kit All You Need is Love – Michelle Coleman (LDD) / Kit Color My World – Lori e Michelle (LDD) / Cream Lace e Flor Grande (recolorida) – Michelle Coleman (freebie SA) / Tied ribbon do kit Sweet June (recolorida – Michelle Coleman (LDD) / Stitiching by Lisa Whitney do kit Love Blossons / Tiny flower by Kate Hadfiels (The LillyPad) / Fontes: Scriptina e Arabella

Já o template é um derivado do sketch e uma mão na roda para quem faz scrapbooking digital. Os templates são arquivos PSD, já no tamanho de uma página real para impressçao (300 dpi, 12×12 polegadas / 30×30 cm). Como os sketches, eles também apresentam a disposição dos elementos. A diferenca é que você pode trabalhar diretamente no arquivo do template para fazer sua pãgina, enquanto no sketch puro você mesmo tem que posicionar os elementos no editor de imagens. A Ana Amorim já explicou aqui como se usa o template. Eles também podem ser chamados de “layered templates” (modelos em camadas).

É bom lembrar que sempre que usar um template ou fizer uma página inspirada num sketch, é boa prática dar os créditos, assim como damos para os produtos usados no layout.

Aqui tem três templates super legais para você fazer download.

E o que é scraplift?

Scraplift não tem nada a ver com o sketch ou template. Scraplift é quando você faz uma página inspirada por outra página que tenha visto numa galeria, numa revista livro, ou no álbum tradicional da sua amiga. Na maioria das vezes o scraplift é feito em cima da disposição dos elementos (e aí você usou o layout original como um sketch pra sua página!). Mas o scraplift também pode ser por qualquer outra coisa que te inspirou na página original, seja as cores ou o tema. No scraplift você não precisa necessariamente fazer uma cópia fiel da página original (aliás, isso nem é bem visto no meio), basta se inspirar no original pra fazer sua própria versão.

Como sempre, nao esqueça de colocar nos seus créditos se a sua página foi inspirada por outra que você viu. Anote o nome da scrapper do LO original e se tiver o link da página, pode acrescentar também.

Aqui está um scraplift que eu fiz recentemente, para um desafio no blog da Line.

Espero que tenham aproveitado o post de hoje!

PS: Hoje é o último dia para mandar seu LO para o desafio! Já recebemos muitas páginas lindas, em breve vamos publicar todas na nossa galeria. Aguardem!

Anúncios
Deixe um comentário leave one →
  1. larissa pereira permalink
    abril 22, 2008 6:49 pm

    eu gostei desse responta e do site

    bjoss….

    Larissa

  2. bruna permalink
    agosto 28, 2008 8:10 pm

    Olá meninas,
    tenho acompanhado o blog e me ariscado nos scrap, mas gostaria de conhecer mais… gostaria de acessar o que a Ana Amorim escreveu sobre os template, mas é bloqueado… como posso fazer??!!
    Muito obrigada!
    Bruna

  3. junho 9, 2009 12:02 am

    gostaria de ser convidado para ler os artigos deste blog

  4. alice murta permalink
    outubro 6, 2009 7:04 pm

    gostaria de receber um convite para participar do blog e ter acesso aos artigos

Trackbacks

  1. Scrapblog » Desafio relâmpago no Dia do Scrapbooking Digital
  2. Scrapblog » Desafio de novembro - sketches

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: