Skip to content

SOS Scrap – Layout da Mic

agosto 9, 2007
by

Pois bem, é chegada a hora de começarmos pra valer a trocar idéias e aprender juntas os detalhes que fazem a diferença em uma página de scrap. Aqui vai a primeira rodada do SOS Scrap!

Primeiro, queria agradecer às meninas que já enviaram suas páginas para serem “radiografadas”. Nós da equipe Scrapblog já trocamos idéias a respeito de cada uma delas e estamos com tudo anotadinho pra fazermos posts bem legais sobre eles. Preparem-se!

Agora, vamos ao que interessa! Como eu disse, vou começar com um layout meu, das antigas, pra mostrar pra todo mundo que não existe razão pra se envergonhar ou ficar “escondendo” o seu trabalho. Ninguém nasce sabendo, não é verdade? Quando eu paro pra olhar páginas que criei há uns três meses já fico me coçando pra refazê-las, achando que podiam ter ficado melhor. Mas se for assim nunca termino um álbum! ;c)

Bem, como muitas de vocês falaram, o que mais fez falta nesse layout aí de cima foram as sombras. Quem olha pra essa página não tem a menor sensação de que existem diferentes camadas, o que por aí chamam de “layering”. A idéia de que os elementos foram colocados em uma folha de papel e estão um acima do outro não é passada. É por isso que é tão importante usarmos a sombra corretamente.

Outro ponto importante no scrap é a proporção entre as fotos e os elementos. Existe uma ordem de importância que deve ser seguida, para que os nossos olhos sejam guiados pela página. Se todos os elementos têm o mesmo tamanho e não estão harmonicamente espalhados pelo layout, a experiência de observá-lo não será nem um pouco agradável. Já perceberam que nossos olhos ficam “presos” no meio dessa página sem serem guiados pra lugar algum? Tudo culpa da falta de proporção! Fotos, journaling e elementos são quase todos do mesmo tamanho aqui. Complica, né? O negócio é sempre imaginar como tudo isso ficaria na “vida real”. E tentar seguir no digital também.

Outra coisa que ficou meio capenga: cadê o título dessa página? O “Splash” foi até um ensaio disso, mas ficou pelo caminho. Não recebeu o destaque que merecia e ficou ali meio escondidinho.

Pra finalizar, antes que alguém comece a chorar, ficou faltando a data em que o evento aconteceu. Como eu vou lembrar disso daqui a cinco anos ou dez anos? Tenham sempre isso em mente, tá? Nossas lembranças precisam ficar bem anotadinhas, sem nada faltando, pra podermos nos deliciar com elas no futuro.

Viram como não doeu nada? Eu até queria refazer essa página pra mostrar pra vocês como ficaria depois de repensar todos esses pontos, mas não tenho mais esse kit. Em todo caso, teremos todo o tempo do mundo daqui pra frente pra fazer isso. Esperamos novos layouts para podermos discutir formas de torná-lo ainda melhor. Já mandou o seu?

Viviane, você é a próxima da fila! Aguarde que logo, logo publicaremos o SOS com o seu scrap, ok?

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: