Skip to content

O que é Altered Art?

setembro 11, 2007
tags:
by

Se você visita sites e fóruns sobre scrapbooking com frequência, na certa já viu o termo altered ser usado muitas vezes! Altered é qualquer coisa, nova ou velha, que tenha sido “transformada” em um trabalho artístico, daí o nome altered (alterado). Pode ser um livro, um calendário, uma lata – qualquer coisa mesmo, alterada com as mais variadas técnicas. São trabalhos artesanais, claro! E aí vem a pergunta: o que o scrapbooking digital tem a ver com isso? Pois saibam que pode ter tudo a ver!

Já pensou em mandar imprimir seus papéis dos kits digitais para fazer um trabalho manual? Isso é feito com bastante frequência pelas scrappers! Outro dia uma amiga minha fez aniversário e eu preparei uma caixinha (altered box) para lhe dar de presente, unindo scrapbooking digital e artesanato. Veja só como ficou:

altered-box.jpg

Créditos: Kit All you Need is Love by Michelle Coleman, disponível no LDD.

Não é legal saber que o scrapbooking digital te dá inúmeras possibilidades, além do scrap propriamente dito? Pode ser uma maneira de incrementar presentes, preparar cartões, decorar a casa e, quem sabe, até uma fonte de renda bacana, se você adquirir a licensa comercial dos kits! 😉

Beijos e até +!

Deixe um comentário leave one →
  1. Harumi permalink
    setembro 11, 2007 3:38 pm

    Aninha,
    Que linda que ficou essa caixa. Não existe presente melhor que esse, viu? Parabéns pela arte!

  2. Mic permalink
    setembro 11, 2007 4:18 pm

    Aninha, você me surpreende a cada dia com novos talentos, sabia? Essa caixa ficou linda! E você já sabe que vou encomendar uma pra mim, não sabe?

  3. setembro 11, 2007 5:18 pm

    Aninha que presente lindo sua amiga deve ter amado! Adorei saber disso viu, tá certo que pro artesanal não levo o menor jeito, mas quem sabe um dia eu resolva me aventurar nessa arte tbém, acho que primeiro preciso enjoar do digital…rs…

    Beijinhos!

    PS: Sobre o post anterior é bacana que lendo sobre as mudanças a gente sempre aprende um pouquinho mais!

  4. Ana Mara permalink
    setembro 11, 2007 6:19 pm

    Eu a-do-rei essa caixa, ficou linda!!
    Parabéns!

    bjkas

  5. Cláu Akamine permalink
    setembro 11, 2007 7:33 pm

    Oi, Aninha!
    Já tinha visto sua caixinha no scrapworks, adorei! Muito fofo!
    Só fiquei com uma dúvida, onde imprimir??
    Beijocas

  6. Ana Amorim permalink*
    setembro 11, 2007 7:49 pm

    Cláu, vc pode imprimir em qualquer lugar que tenha uma impressora a laser. Eu levei na papelaria mesmo! Vc pode levar em qualquer gráfica e lojas especalizadas em impressão – só é preciso se certificar de que a impressão é a laser, pois se for a jato de tinta, pode manchar na hora de fazer a decoupage!

    Beijinhos! 🙂

  7. Carla Reis permalink
    setembro 11, 2007 8:02 pm

    Oi Ana,

    parabéns pela caixinha, é linda mesmo.
    Já fiz algumas mas apenas fiz a colagem.Qual papel vc usou?vc passou cola em cima da foto e/ou embaixo? Vc usou verniz?
    Porque imprimi em um papel mais durinho e qdo fui invernizar ficou horrível…

    Aproveito para parabeniz´-la pelo site, está cada vez melhor!!!
    bjks

  8. setembro 11, 2007 9:05 pm

    lindo, lindo lindo, Aninha!!!

    eu tb andei me aventurando nisso, e já fiz uma caixinha.
    veja
    http://www.myscrapbookart.com/gallery/showphoto.php?photo=1719&ppuser=467

    Mas eu chamei de projeto híbrido. E não sabia que chamava Altered Art. Vc sabe me dizer a diferença??

    bjinhos e obrigada pelo lindo post. Eu adorei sua caixinha, super clean e lindaaaaa demais!!

  9. Ana Amorim permalink*
    setembro 11, 2007 9:52 pm

    Silke, pela definição, sempre que a gente mistura artesanal e digital pode chamar de híbrido (eu acho). Já o altered pode ser híbrido, mas pode ser 100% artesanal também! A diferença é mesmo muito sutil.

    A sua caixinha ficou LINDA demais!
    Amei!

  10. Erica Ambrosio permalink
    setembro 12, 2007 12:56 am

    Que caixinha linda! Nunca tinha pensado nisso.

  11. Cláu Akamine permalink
    setembro 12, 2007 2:03 am

    Obrigada, Aninha!
    Vou procurar em algumas lojas por aqui!

    Mudando de assunto, como está a Malu?
    E vc, pra quando é a baby??

    Beijocas

  12. Michelle permalink
    setembro 12, 2007 7:26 am

    Ficou maravilhosa Aninha, acho que a gente vai ter que fazer um tutorial sobre isso 😉

  13. Lady Laura permalink
    setembro 12, 2007 2:28 pm

    Aninha,
    Vc usou a técnica pra fazer decoupage?
    Eu acho que não, pela foto não dá perceber, mas se vc aplicar a técnica, mais ficar mais maravilhoso ainda!!!
    beijos

  14. Ana Amorim permalink*
    setembro 13, 2007 9:40 am

    Lady, decoupage e colagem são a mesma coisa!
    O acabamento depende do tipo de verniz que vc aplicar no final.

    Eu gosto do acabamento fosco, mas vc tb tem as opções semi-brilhante e brilhante.

    —————

    Carla, só agora vi a tua pergunta!

    Eu imprimi em papel para foto, gramatura 120!
    O segredo para aplicar o verniz é deixar a decoupage secar beeeeeemmm! Deixe para passar verniz um dia ou dois após ter aplicado a cola.

    Sobre a cola, eu passo em baixo da foto e uma camada fina em cima!

    Beijokas. 🙂

  15. Lady Laura permalink
    setembro 13, 2007 3:36 pm

    Aninha, Minha dúvida quanto ao trabalho que vc tinha feito foi essa, vc não disse que técnica foi feita.
    Mas ainda gosto do verniz brilhante!
    beijos

  16. Lady Laura permalink
    setembro 13, 2007 3:43 pm

    Aninha,
    Fala aí como você fe?

    Eu já vi fazer assim:

    1. Passar o verniz no papel.

    2. Passar a cola gel na peça em mdf com o pincel.

    3. Fixar o papel com a ajuda de um pano macio, pressionando-o do meio para as bordas.

    4. Colocar papel adesivo contact sobre a peça.

    beijos

  17. setembro 13, 2007 7:32 pm

    Amoreeeee, essa caixinha tá fooooooowfa D+++++, já disse né!? Que presente mais delicioso. Sua amiga deve ter adorado, néaaaaammm?

  18. Aline permalink
    janeiro 22, 2008 11:34 am

    por favor me ajude
    como faço para que quando vou passar verniz na madeira sobre as figuras as mesmas não fiquem com aspectos de que cairam gordura sobre as mesmas ja fiz varias caixinhas mais na hora de passar o verniz acontece isso.
    outra duvida poço colar o guardanapo com cola comum ou tem de ser a propria.
    desde ja agradeço
    ATT Aline

  19. Larissa permalink
    abril 24, 2008 12:36 am

    Oi Ana…me ajude por favorr! =)
    Quero decorar uma caixinha de madeira com fts minha e de meu namorado para presentea-lo…porém nunca fiz nada parecido…tenho varias dúvidas…

    – qual o melhor papel para as fotos serem impressas??
    – devo passar cola em cima e em baixo das fotos?? que cola devo usar??
    – passo verniz normalmente? ou tem algum em especial??

    Espero anciosamente sua resposta!

    Abraço!

  20. Ana Amorim permalink*
    junho 6, 2008 6:58 am

    Ih, Aline e Larissa! Só agora é que vi as dúvidas de vocês! Mando um e-mail mais tarde, ok?

Deixe um comentário

