Skip to content

Espaço branco, ou espaço negativo

setembro 13, 2007
by

Você já deve ter ouvido falar na expressão “White space” pelas galerias de scrapbooking por aí. O termo também é conhecido como “negative space”, e em português é chamado de Espaço Branco, ou Espaço Negativo.

Mas o que é esse tal espaço branco?

Na verdade não tem nada a ver com a cor não. Espaço branco é um termo de design que significa espaços entre os elementos de uma composição. Esses espaços são propositais e são peça importante no equilíbrio do design. Imagina uma revista: as fotos, texto, título fazem o espaço “positivo” da página, enquanto o que não é preenchido é o espaço “branco” ou negativo, que geralmente tem a cor do fundo da página.

Claro que isso também se aplica no scrapbooking! Muita gente tem o impulso de preencher a página inteira com elementos, foto e texto. Mas nem sempre é necessário. Ao contrário, o uso do espaço negativo é legal porque dá uma sensação de “pausa” na leitura da página, e ressalta os elementos na composição.

Veja o exemplo no layout da Ana Amorim (créditos):

White Space in Scrapbooking

Mais exemplos de outras scrappers que usam o white space:

Amanda Resende créditos
créditos: Amanda Resende

Nanda Balieirocréditos
créditos: Nanda Balieiro

Pri Sallescréditos
créditos: Pri Salles

Raquel Luzardo – créditos
créditos: Raquel Luzardo

Agora é a sua vez de tentar. Se você é como eu, que adora encher a página toda, experimente criar um layout onde os elementos fiquem agrupados num canto só e deixe o resto do espaço sem nada, só com o fundo. E depois mostrem pra nós, deixando link aqui nos comentários.Ana Paula

Deixe um comentário leave one →
  1. Ana Amorim permalink*
    setembro 13, 2007 9:32 am

    Ana!
    Adorei o post!!!
    Tava até agora achando que white space era espaço em branco, “branco” mesmo (risos)!
    O legal desse artifício em design é que permite os olhos realmente “olhar” a foto, né!

    Quantos layouts lindos, as scrappers brasileiras estão dando um show! 🙂

    Beijos.

  2. setembro 13, 2007 10:41 am

    Nossa Ana, sabe que também sou meio exagerada com os elementos, tô tentando melhorar, de uns tempos pra ca tenho achado que LO’s muito carregados de elementos tem cansado minha vista, o contrario desses feitos com espaço negativo. Amei a dica, no meu proximo lay vou me aplicar, na vedade andei tentando esses dias, na verdade achei tão delicado e por outro lado, não estava muito a minha cara rs, então dfeixei sim um espaço negativo, mas ainda tentei estragar rs!
    Um deles ta no endereço do blog que ta aqui, o outro esta aqui:

    http://brincandocomajulia.blogspot.com

    Muitissimo obrigada pelo post
    té mais

  3. setembro 13, 2007 10:50 am

    Ops, quase deixo passar!!!

    Os lays estão lindos demais!
    grande beijo em vocês

  4. setembro 13, 2007 12:59 pm

    Isso para mim é um grande desafio… rsrsrs Acho lindo, aliás, todos os LO’s mostrados estão divinos, mas esse estilo não tem a minha cara não… eu gosto de fazer LO’s mais carregados, cheios de detalhes… se fica muito espaço eu acabo achando que está faltando alguma coisa!!! Mas vou tentar… se conseguir posto aqui!

    Beijos!

  5. setembro 13, 2007 2:32 pm

    Aliás, olhando minha galeria, acho que esse é o mais “clean”…

    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=51267&cat=994

    Será que encaixa na proposta? Os outros, se olharem lá, são bem mais “cheios”!

    Beijos!

  6. setembro 13, 2007 3:02 pm

    Que tal este aqui?
    http://www.myscrapbookart.com/gallery/showphoto.php?photo=3910&ppuser=350

    Adoro este site!!!

    Bjs.,

    Gabi Butcher

  7. setembro 13, 2007 3:17 pm

    Meninas, esse LO foi um dos que eu mais gostei. Apesar de não fazer muitos LO´s assim, acho lindo esse estilo clean. Acho que valoriza mais ainda a foto. Se bem que alguns LO super carregados eu amo também.. eheheheh
    Todos estão lindos! Vou tentar fazer mais assim ;c)

  8. setembro 13, 2007 4:06 pm

    Nossa uma super dica, vou tentar fazer, aliás acho q não tenho nenhum LO assim, vou experimentar!

    Uma página mais linda que a outra aqui!

    Beijps!

  9. Raquel Luzardo permalink
    setembro 13, 2007 6:36 pm

    Meninaaaaaaaaaas!!
    Perai q vou ali desmaiar e já volto!!!!!
    Que feliz q eu fiquei vendo me LO aqui no Scrapblog!!!
    Obrigada meninas!!!
    Beijos
    :o)

  10. setembro 13, 2007 7:14 pm

    Meninas… essa dica é show mesmo… eu tento mesclar entre uma coisa e outra e acabo ficando sempre no meio entre encher e deixar espaço vazio… tô querendo entrar no clima de lotar mesmo inspirada pela Camila Maria e a Amanda Resende… mas os cleans sempre nos chama a atenção também… acho que vai do humor da gente né. Mas o clean fica muuuito charmoso com bastante elementos agrupadinhos num cantinho da foto né? Isso eu amo.

    Eu me aventurei num clean que adorei há um tempo atrás… e foi tão natural… vejam aqui: http://www.digishoptalk.com/gallery/showphoto.php?photo=152251&cat=all&ppuser=5948

    Bjuuuuu

  11. setembro 13, 2007 8:17 pm

    Gente, adoro esse blog! So’ tem fera e cada dica mais interessante que a outra! Assim, tenho que aprender na marra, nao posso dizer que nao tinha ninguem pra ensinar!! hahaha!!!

    essa foi uma tentativa de white space:
    http://www.myscrapbookart.com/gallery/showphoto.php?photo=3232&cat=500

    beijos!

  12. Érica Ambrosio permalink
    setembro 13, 2007 11:26 pm

    Eu vou em fases. Tinha uma é época que a a página era quase vazia, agora é quase toda cheia. Vou tentar equilibrar.

  13. Pri Salles permalink
    setembro 14, 2007 4:15 pm

    Meninas!!!!!
    Adorei o texto e amei mais ainda em ver meu LO como exemplo! Ai que emoção!!!!!!!
    Eu particularmente adoro esse estilo!!!!

    beijos!!!!!!!

  14. Harumi permalink
    setembro 15, 2007 1:18 am

    Hummmm… Olhando pros meus LOs percebi que não tenho nenhum assim… O que achei com área em branco maior foi o
    http://www.digishoptalk.com/gallery/showphoto.php?photo=154862&cat=all&ppuser=8495
    Mas mesmo assim não tem muita, né? rs rs
    Tentarei fazer algum mais clean.
    Os layouts estão todos maravilhosos!
    Beijos.

  15. setembro 15, 2007 8:23 am

    aff não acredito que estou conseguindo comentar aqui, sempre dava erro!

    gurias, amo esse blog viu?! e SEMPRE venho aqui! adoreiii meu LO aí no post e bem, sou mais chegada num “cheinho” mas não posso deixar dizer que amei esse bem clean, quero fazer mais deles, rs…

    lindos os LO’s, todos!
    bjos carinhosos

  16. setembro 16, 2007 12:17 pm

    Amei esse artigo !
    Meu estilo é no meio termo, kkkkk,tenho um aqui que fiz com esse conceito :
    http://www.thedigiboutique.com/studio/showphoto.php?photo=30370&cat=500&ppuser=1212
    Beijocas para todas !!

  17. setembro 21, 2007 5:05 pm

    Meninas! Acabei de fazer um LO com espaço branco e amei o resultado!

    Valeu pela dica!
    Link:
    http://www.flickr.com/photos/bampiimagens/1418730592/in/set-72157601386543934/

Trackbacks

  1. Dupla Inspiração #04 : Scrapblog

Deixe um comentário

