Skip to content

Organizando seus kits – Parte I

setembro 19, 2007
by

Veja se essas cenas te lembram alguma coisa:

1) Você virou uma empolgada com os kits digitais e, sempre que sobra uma graninha, compra uma coisinha aqui, outra acolá. Por esse motivo, sua coleção aumenta a cada dia, tornando o trabalho de escolha dos elementos na hora de criar mais complicado;

2) Quando você resolve fazer um scrap, leva horas procurando um laço aqui, um grampo ali. Algumas vezes tem certeza que tinha visto umas flores lindas em um kit, mas não faz a menor idéia de onde ela está;

3) Com freqüência, mesmo sabendo que tá cheia de kits lindos e fresquinhos, começa a ter ataque de pelanca, achando que não tem nem um alpha que preste ou uns acessórios imperdíveis “praquele” layout;

Marcou alguma – ou todas – as opções acima? Então bem vinda ao clube! Junte-se a mim e venha descobrir um novo mundo: o dos elementos perfeitamente catalogados, categorizados e com previews pra todos os gostos. Topa?

Esse novo mundo me foi apresentado há uns 15 dias. Já tinha um tempo que eu queria testar o ACDSee Photo Manager pra testar, mas nunca tinha tempo. No fundo, no fundo eu sabia que ia sentar em frente ao computador só pra dar uma namorada no software, mas acabaria ficando por lá horas a fio, só saindo depois que o último elemento tivesse sido categorizado. Duvida? rs

E foi exatamente o que aconteceu! O programa permite que você crie suas próprias categorias, à medida que vai catalogando os itens. Parece um trabalhão? E realmente é. Mas o resultado não podia ser melhor! Eu ainda estou engatinhando, testando o software, descobrindo as manhas. É por isso que esse post será dividido em duas (ou três) partes, pra eu poder ter tempo de catucá-lo melhor, e vocês, de instalar e vir com dúvidas ou sugestões.

Então tenho uma proposta: vou mostrar aqui algumas telas do programa, pra vocês saberem melhor do que estou falando (e já se empolgarem!). Em seguida, passo o link para baixarem a versão de teste (chamada de Trial) e combinamos um novo bate-papo sobre o assunto daqui a umas semanas, topam?

previews.jpg

Esses aí acima são todos os Previews dos kits que eu tenho. Como faço pra visualizar todos ao mesmo tempo, já que cada um está em sua respectiva pasta? Clicando na categoria “Preview”, que eu criei e depois saí aplicando em todos eles, um a um. Essas etiquetinhas azuis pequenininhas em cima de cada imagem quer dizer que o arquivo já foi classificado.

gotofile.jpg

E depois que eu escolhi um kit que me agradou? Fácil! Clico em cima dele com o botão direito e escolho a opção “Go to file”. Imediatamente ele abre a pasta onde esse preview – e todos os elementos correspondentes – estão! :c) Olha eles aí embaixo:

file.jpg

Agora, posso escolher tranqüilamento o arquivo que vou usar e arrastar para o meu Photoshop, assim, facinho… Gostaram?À medida que vamos criando novas categorias, a classificação vai chegando a um nível de detalhe mais interessante. Além de categorizar os previews, também posso classificar o que é um “alpha”, por exemplo. Nessa tela aí debaixo, cliquei na categoria “Alpha”. Veja o que aparece:

alpha.jpg

Reparem que todos os elementos permaneceram em suas respectivas pastas, da mesma forma que chegaram quando foram comprados. Aí nessa tela de cima, todos os alphas apareceram no mesmo lugar. Mas ninguém foi misturado, não, tá tudo arrumadinho ainda! Sacaram?Resumo da história? Eu posso classificar um mesmo item com várias categorias. Um mesmo papel pode ser “Papel Liso”, “Papel Texturizado” e “Papel Jeans”, no meu ponto de vista. Um “Alpha” pode ser também classificado como “Feltro”, da mesma forma que uma “Tag” pode ser também uma “Folha de caderno” ou um “Papelão”. Quanto mais detalhamos a classificação de um elemento, mais fácil será encontrar exatamente o que nossa inspiração pede.

Quer fazer um teste se isso vai funcionar ou não pra você? Então, assim que acabar de ler esse post, trate de procurar um laço de fita vermelho com um “jeito amarrado”, desses que está na última moda. Você lembra em que kit ele está? Marque no relógio o tempo que precisou pra encontrá-lo. Com o ACDSee, você teria levado somente o tempo de clicar na categoria “laço” e subcategoria “amarrado”, que eu criei aqui… ehehehe

No próximo post vou mostrar o passo a passo da classificação que eu fiz, tá? Vou tentar procurar uns tutoriais por aí, que vão além dessa beabá, com dicas de como tornar o trabalho mais ágil e fácil ainda. Enquanto isso, dá um pulo no site da ACDSee, baixa um trial do Photo Manager 9 e vai catucando… Quem topa me acompanhar nessa aventura levanta o dedo!

Deixe um comentário leave one →
  1. Rosangela permalink
    setembro 19, 2007 11:26 am

    Nossa Mic, parece mesmo muito bom! Vou ver se tento algo em casa esse findi! Bj

  2. Simone MK permalink
    setembro 19, 2007 11:57 am

    O Picasa (do Google) também permite esse tipo de classificação e é muito bom! Já faz um tempinho que o utilizo e adoro!
    Vou colocar aqui um link que fala dele! http://happyscrapgirl.blogspot.com/2007/09/now-where-did-i-put-that.html
    Beijos!

  3. setembro 19, 2007 12:52 pm

    Perguntinha: o Google Picasa faz a mesma coisa? Eu tive ele aqui por uns dias e me lembro dele tb categorizar os gráficos e fotos, até comecei a categorizar minhas fotos, mas logo depois tive de formatar e foi-se tudo embora. Como ele é de graça, acho que vou tentar primeiro.
    Quando meu comp. novo chegar, estou pensando em fazer a organização dos arquivos assim:
    Na estrutura de arquivos/pastas, organizar por autoria,loja e kit, tipo Designer/Kit, ou Loja/Designer/Kit.
    No Picasa/ACDSee, categorizar por elemento, cor e o que mais der tempo.
    Será que funciona assim?
    Obrigada pelas dicas!

  4. Mic permalink
    setembro 19, 2007 2:12 pm

    Oi, Dani
    Eu não conheço essa funcionalidade do Picasa, mas deve ser parecido, sim. Só uma dica: você não precisa fazer organizações diferentes na estrutura dos diretórios e também no ACDSee. Esse segundo não muda a estrutura, tudo continua no mesmo lugar. O que você pode fazer, já que prefere dividir por loja e deseigner, é criar essas categorias no ACDSee e adicioná-las ao preview. Sacou?

    bjs

  5. setembro 19, 2007 2:51 pm

    TOpadíssimo, Mic!
    Adorei a idéia de categorizar sem tirar do lugar. As vezes eu lembro o que eu quero, ele me vem à cabeça, e eu nem imagino onde ele está rsrsrs
    Já estou baixando o meu. Apesar de eu já ter organizado por alphas, kits, laços, etc, vai ficar beeeem melhor categorizar tudo.
    Vou instalar e depois dou meus pitacos também!!

  6. setembro 19, 2007 6:16 pm

    eu baixei essa semana mas nao tive coragem de testar….li mtas coisas boas sobre ele por ai’, mas uma ultima critica me deixou com receio, disse que trava tudo, enfim, vou ver se tomo coragem agora com esse mega incentivo!!

    bjs!

  7. setembro 19, 2007 7:05 pm

    Mic qurida, eu levanto a mão rs!! Acho que como todos asq pessoas que ja leram esse post, fui lendo e rindo, me vendo detalhadamente nos relatos, me tornei uma das melhores clientes das lojas de kits rs e é assim mesmo, a cada scrap que monto penso em algo que “acho” que não tenho e la vou eu, procuro aqui e ali e no final acabo entrando nas lojinhas, minha pasta ta complicada demais pra encontrar, ou talvez não tenha rs e assim vai…Amei a dica e vou aderir amiga, achei um sonho todo esse beaba. Vou dar uma fuçada no site. Muitissimo obrigada

  8. Mic permalink
    setembro 19, 2007 7:09 pm

    Fe, até agora não tive problema algum com travamento ou coisas do tipo. Pode ir na fé! rs

  9. setembro 19, 2007 7:27 pm

    Os meus kits estão todos em dvd, com exceção dos kits de CT’s que ainda não preparei os LO’s. Organizo separado os freebies (5 dvd’s), os meus kits (CT’s, prêmios de desafios ou pagos) e os da minha sobrinha (idem). Nomeio as pastas com NomeDaDesigner_NomeDoKit, assim ficam em ordem alfabética pelo nome da designer e de kit, o que facilita muito na hora dos créditos, e em alguns desafios que exigem kits de uma determinada designer!

    Essa categorização é interessante, mas não sei como funcionará nos dvd’s… vou testar depois eu conto! Pretendo em breve comprar mais memória (256Mb é sofrível para fazer os LO’s, ainda mais os em alta resolução… tem que ter uma paciência… rsrsrs) e um hd extra, só para isso! Aí vai ficar mole!!! O único problema é que não sei QUANDO será esse breve… tudo depende de algun$ pequenino$ detalhe$… rsrsrs

    Beijos!

    Andréa

  10. Lupimentel permalink
    setembro 20, 2007 11:09 am

    Mic, que super dica … amei, vou testar …
    Preciso fazeruma limpa, tirar coisas que nunca uso, é horrivel você querer alguma coisa, saber que tem e não encontrar !
    brigadão !
    Beijos

  11. setembro 20, 2007 11:45 am

    Nossa que organização! Eu levo horas procurando as coisas que preciso, o que tá em cd então deixo esquecido pq não consigo me organizar de jeito nenhum!

    Obrigada vou tentar tbém!

  12. setembro 20, 2007 12:45 pm

    Voltei Mic pra dizer que achei no baixaki uma versão gratuita do manager ele parece fazer a mesma coisa MAGIX Photo Manager 3.1.0.81 essa é a versão!

    Bjs

  13. setembro 20, 2007 1:17 pm

    Incrivel Mic, hoje mesmo comentei no DSB que nunca consigo achar nada e quando venho aqui uma postagem justamente sobre esse assunto, aiiii, nem acreditei ! :o)
    Também vou experimentar !
    Tenho o mesmo problema da Andréa, a grande maioria dos meus kits estão em backups midia dvd, também é uma agonia procurar alguma coisa neles…
    Parabéns pela postagem, com certeza não perderei os proximos capitulos, hehe !
    Beijocas !!

  14. Erica Ambrosio permalink
    setembro 20, 2007 11:14 pm

    Minha mãe sempre fez isso com as pastas. Mas essa do Picasa eu não sabia não. Vou tentar. Obrigada pela dica.

  15. Harumi permalink
    setembro 21, 2007 10:24 am

    Mic,
    Babei aqui com toda essa organização. Muito bacana mesmo. Obrigada pela dica.
    Beijos.

  16. setembro 21, 2007 11:21 am

    Já baixei e estou empolgada,com certeza dá um pouco de trabalho no inicio, mas depois que estiver tudo arrumadinho é só ir catalogando os novos kits, estou começando aqui, vamos ver se dá certo, não estou conseguindo esperar vc Mic, haha, a empolgação está grande !
    Muito obrigada novamente pela super dica, agora vai ficar muito mais fácil criar meus LOs !
    Beijos !

  17. setembro 21, 2007 12:26 pm

    Mic, me diz uma coisa, se a gente classificar algo errado por engano, como tiro a classificação ? Por exemplo, classifiquei uma flor nos papeis floridos, corrigi para flor mas ela continua aparecendo nos papeis floridos…obrigada !!!!

  18. Mic permalink
    setembro 21, 2007 3:08 pm

    Celly, provavelmente você esqueceu de desmarcar a categoria que tinha incluído equivocadamente. Já deu uma olhada? Além de marcar a certa, tem que “ticar” na errada pra ela ficar desmarcada…

    E que bom que você tá conseguindo, eu queria era colocar todo mundo testando mesmo, pra trocarmos idéias! 😉

  19. setembro 23, 2007 2:32 pm

    Mic, obrigada pela resposta. Estou instalando o Picasa e vou tentar primeiro. Pensei em fazer essa organizaçao nas pastas tb pra não ficar tudo num bolo só, então de qualquer jeito que eu olhe fica tudo organizado.
    Vou arrumando e depois volto pra contar se deu certo.
    Abraço!

  20. Rosangela permalink
    setembro 23, 2007 11:37 pm

    Antes de instalar o ACDSee tentei o Picasa, que já tinha instalado no micro. Mas os arquivos PNG raramente aparecem limpos, assim, como enxergamos no Photoshop ou em um visualizar de imagens, por exemplo. Sempre tem uma rebarba, partes pretas no fundo, enfim, não sei se trata-se de alguma configuração mal feita, enfim. O ACDSee é bem simples e não tive problemas para entender o básico. Criei as categorias e classifiquei meus itens do kit. Dá um trabalhão, né? No Picasa, não dá para saber qual item já foi classificado… Vamos continuar trocando comentários sobre os 2 ok?

  21. setembro 24, 2007 11:15 am

    É verdade, Rosangela! Eu ontem comecei devagarinho classificando um ou outro kit, só pra ver como ia ser. Primeiro ele não achava os arquivos PNG, mas eu achei onde consertar isso, depois ele mostrava os arquivos assim como vc tá falando. Triste…

    Mas difícil mesmo está sendo criar as categorias. Nossa, eu mesma estou me confundindo com o que estou criando, hehehe… Esse problema não vai ser resolvido com o ACDSee, só mesmo com uma troca de cérebro!

    Enfim, estou quase convencida a tentar o ACDSee, o que pega é que é versão trial, né? Quarenta dólares é dinheiro…

  22. Mic permalink
    setembro 24, 2007 4:48 pm

    Rosangela, dá trabalho, sim, mas o resultado é tão bom, né?

    Dani, no ACDSee o PNG é visualizado perfeitamente. E você não vai precisar trocar de cerébro, não, meninas, ele é super fácil de entender, você vai ver! rs E não dá pra confundir as categorias, porque elas aparecem listadas ao lado, pra você ter a mão sempre que precisar!

    Em breve teremos outro post a respeito, vamos continuar trocando figurinhas!

    bjs

  23. setembro 28, 2007 2:40 am

    Mic, é muito simples mesmo, é só clicar novamente na imagem que está classificada errada que é desfeita a classificação, haha, acabei descobrindo por acaso antes de ver sua resposta ! Sei que estou amando o programa e já cataloguei várias coisas, hoje comecei um LO e já senti a diferença : pensei em frames, fui na pastinha e pronto, estavam lá todas prontinhas, depois para pegar os créditos é só ir no Go to File, mais fácil impossivel !
    Queria classificar todos os meus kits, é preciso um tempo e espaço no Hd para isso…por falar no HD, para os kits armazenados em midia dvd será que teria jeito de usar o programa ? Beijocas !!!e obrigada novamente, eita que escrevi demais, hehe !

  24. Cleidi permalink
    setembro 28, 2007 10:50 am

    Excelente, já estou baixando a versão trial, já utilizo visualizador para fontes e este será ainda mais útil, pois tenho muitas fotos pra catalogar. Kits ainda não tenho muitos, mas é interessante começar com tudo organizado. Obrigada pela dica.

    Bjus meninas

  25. Mic permalink
    setembro 28, 2007 7:09 pm

    Celly, não sei como funciona pra kits em CD, eu não uso assim aqui em casa. Acho que ia ficar louca trocando de um CD pro outro! ahahaha Agora maridão disse que vai comprar um HD novo só pra mim… rs Será que tô usando espaço demais?! ahahahah ;c))

    Menina, tô boba com o ACDSee. Meu trial tá acabando, vou comprar!

    bjs

  26. outubro 5, 2007 1:52 pm

    Depois da minha última mensagem, eu abandonei o Picasa e tava aqui pensando se ia ou não baixar o ACDSee (afinal, uma vez viciada, eu ia ter que comprar, né?). Daí pensei: gente, esse tal de Windows Vista tem tanta parafernália, deve ter alguma coisa assim. Pois tem: o Photo Gallery. É a mesma coisa do Picasa, mas sem os problemas com os arquivos PNG. Já classifiquei um bando de coisas aqui e tá funcionando direitinho. Vai demorar um pouco até eu conseguir classificar tudo e ele ficar usável, mas quando isso acontecer eu volto e conto pra vcs, ok!
    Abraço!

  27. Vanessa permalink
    janeiro 31, 2008 2:38 am

    Oi, concordo que catalogar arquivos não é uma tarefa das mais fáceis e agradáveis, eu já desisti, vou na memória mesmo até criar coragem e organizar tudo. O Photoshop tem o comando Procurar do menu Arquivo cuja função é visualizar em miniatura os arquivos de uma pasta, às vezes pode nos ajudar a encontrar aquele arquivo esquecido. Beijos.

  28. fevereiro 1, 2008 6:24 pm

    Mic, vai ter mais dessa série com o ACDSee ???
    Beijão !!

  29. agosto 24, 2009 7:08 pm

    Mic por acaso você já mandou a segunda parte do Manager?
    Fico no aguardo.
    Brigadão pela atenção
    Neusinha

Trackbacks

  1. Scrapblog » Usando o Adobe Bridge

Deixe um comentário

