Skip to content

Tutorial: Filtro Wave

outubro 24, 2007
by

Papel real
No scrap tradicional, eu não consigo cortar reto de jeito nenhum, no digital, acho tudo reto, “perfeito” demais, será que existe um meio termo?

De vez em quando, eu acho as páginas digitais muito frias, sem vida, então uso o filtro de ondas (Wave) para tentar suavizar as linhas duras dos vários papeis que gosto de usar nas minhas páginas.

Para testar essa técnica, crie uma figura (shape) com a ferramenta de criar retangulos (rectangle tool) e aplique (clip) seu papel na figura, como mostra a imagem.

wavetut3.jpg
Selecione a figura e vá para o menu Filter, selecione Distort e então, Wave.
wavetut1.jpg

As ondas tem que ser bem suaves, estes são os números que eu uso normalmente, as vezes até menos amplitude:
wavetut2.jpg

É importante não usar o Filtro: Wave no papel ou foto, e sim na figura, pois o filtro causaria deformações. No resultado final, a diferença é sutil para quem não viu a página original, mas eu acho que faz a maior diferença, você consegue ver? 🙂
bandaid-copy.jpg

Sombras
Outra dica com o Filtro Wave, sombras realistas para quem tem preguiça (como eu ;)).

Selecione um objeto na sua página que você já tenha colocado sombra usando o efeito padrão do photoshop.

Vá para o menu Layers, selecione Layer Style e então, Create New Layer.
Isso fara que a sua sombra se torne uma layer separada, aplique o Filtro Wave como no exemplo anterior e voila, uma sombra imperfeita, mais real.

Espero que o tutorial tenha ficado claro, qualquer dúvida por favor perguntem que eu vou tentar responder nos comentários.

Divirtam-se!

Deixe um comentário leave one →
  1. outubro 24, 2007 10:29 am

    Gostei! Eu não tenho nada contra o efeito “papel reto demais”, meu perfeccionismo até gosta, mas essa dica da sombra não tem preço. Valeu mesmo!

  2. outubro 24, 2007 10:30 am

    Mi que máximo isso, amei esse tuto e vou agorinha mesmo testar, não conhecia essa técnica e seu Lo como sempre ficou um espetáculo!
    Muito obrigada, adorei!

    Beijão!

  3. outubro 24, 2007 11:16 am

    Adorei essa técnica! Dá pra ver direitinho os papéis abaixo das fotos com os cortes “onduladinhos”, super realista… Sempre quis fazer algo parecido mas nunca consegui, valeu pelo tuto! Bjs.

  4. Aninha Reis permalink
    outubro 24, 2007 12:00 pm

    Oi Mi, adorei !!! Dá pra ver direitinho sim !

    Bjs

  5. viviane + gabi + lucas permalink
    outubro 24, 2007 12:13 pm

    Não sei se entendi, mas vou tentar, porque o efeito ficou ótimo. A minha má sensação com os scraps (também por serem muito chapados, certinhos) acabou quando aprendi a fazer sombra (tão básico e eu não sabia…). Agora vou tentar esses…

  6. Ana Amorim permalink*
    outubro 24, 2007 12:37 pm

    Muito leggal, Mi!
    Também não conhecia a utilização do wave!
    Obrigada pela dica, vou testar!

    O layout tá uma coisa! Lindo!

  7. outubro 24, 2007 4:44 pm

    Michelle,

    Esta dica é sensacional!!!
    Já tinha usado o ‘wave’ para as sombras realistas – é ótimo, mas para dar um visual menos ‘duro à página nunca tentei… vou testar AGORA!!! Também não curto a frieza das retas no digital… e as sombras e efeitos sempre ajudam.

    Obrigada pela dica!!!

    Gabi

  8. outubro 24, 2007 5:31 pm

    Adorei a dica e ADOREI o novo visual do blog. ;c) A dica da sombra é TUDO!
    Vou colocar em prática ;c)

  9. carla reis permalink
    outubro 24, 2007 6:33 pm

    DEMAIS!!!Uma das melhores dicas de todos os tempos!!!rsrsrsr
    Vou testar já!!!
    Valeu Michelle!!!

  10. outubro 24, 2007 6:35 pm

    Adorei a dica, muito obrigada e parabéns!!!
    Beijos
    Jaque

  11. outubro 24, 2007 6:36 pm

    Caramba de dica suuuuuper dez… tudo que é imperfeito é mais real… isso é o que eu meio que procuro no digital!!! Não sei se vou ter muita paciência de aplicar o filtro, mas adorei a dica!

  12. outubro 24, 2007 7:02 pm

    eu descobri o wave ontem numa dica da Raquel Luzardo sobre sombras e achei uma graça! esta de fazer a sombra com layerstyle em nova camada não conhecia já vou experimentar em objetos! algo me diz que vou me divertir muito com o novo brinquedinho!!!!!!!!
    Photoshop é assim né nunca ninguém sabe tudo!!!!!!
    obrigada por mais esta Mi!!!!!!

  13. outubro 24, 2007 8:46 pm

    Michelle, vc tem bola de cristal, menina!! JURO que eu ia te escrever pedindo dica sobre esse efeito tortinho, so’ nao fiz de vergonha por incomodar!! hahaha!!! vou tentar urgente, super amei a dica, quase chorei qdo vi o post hj! kkkkkkkkkkkkk!!!!!

    vou usar o espaço e aproveitar pra te perguntar uma coisa…. sabe qdo cortamos tiras de papeis fininhas, mais ou menos da espessura de fitas, e nas pontas fica meio enviesado? como faz aquele feito, com o warp?
    agradeço se vc puder me dar uma luz, sou pessima com varios papeis e queria testar usar desse modo….

    bjks!!

  14. outubro 24, 2007 9:35 pm

    Eu adorei o tuto, vou tentar fazer 🙂
    Bjokas

  15. outubro 24, 2007 9:49 pm

    Mic amei o tuto, claro que da pra ver a diferença!!!
    Vou ja fazer um teste rs!!!

    beijinhos a obrigada

  16. outubro 24, 2007 11:56 pm

    Obrigada pela dica, o papel onduladinho assim deixa o LO todo especial!!

    bjs

  17. outubro 25, 2007 1:35 pm

    EU TESTEI!!… e achei bem legal o efeito. A impressão que dá é de que a foto também fica ondulada, reparei isso no tuto de vcs e no LO que fiz pra testar a técnica… quem quiser dar uma olhada, vai lá: http://www.digitalfreebies.com/gallery/showphoto.php/photo/20441/ppuser/5163

    Bjs a todas!

  18. Dúnia permalink
    outubro 25, 2007 2:08 pm

    Mi do céu, se eu soubesse essa super dica tinha dado um up no meu último LO, acho que vou ter que refazê-lo 🙂
    super obrigado!

  19. Ale permalink
    outubro 26, 2007 2:41 am

    Nossa, Michelle ! Que tudo esta dica. Testei e aprovei.
    É impresionante o realismo que deu este efeito. O Scrapblog, está de parabéns. Muito obrigada pela super dica!

    Beijos

  20. outubro 26, 2007 5:43 pm

    <p>Muito legal Fabiana, o LO ficou ótimo! que bom que vc gostou da técnica 🙂
    Meninas, obrigada por todo esse carinho, acho que vou ter que fazer outros tutorias hehe</p>

  21. outubro 27, 2007 6:14 am

    Mi que máximo! ameiii essa dica, com certerza vou tentar! obrigada!

Trackbacks

  1. De pernas pro ar « Casa da Daniela
  2. Scrapblog » Tutorial: Trabalhando suas fotos I

Deixe um comentário

