Skip to content

Abrace seu estilo

novembro 26, 2007
by

Cada scrapper tem um estilo diferente. Umas gostam de páginas mais simples, outras mais carregadas, umas usam mais uma cor, ou um elemento, ou não conseguem usar outro elemento de jeito nenhum. Umas escrevem uma página inteira só de journaling, outras só usam título e data. Tudo isso compõe o nosso estilo de fazer scrapbooking.

O que eu geralmente percebo é que muitas gostariam de fazer uma página igual a da Fulana de Tal, ou de saber criar como a Siclana. E sentem-se frustradas quando a tentativa não é bem sucedida. Eu acho sinceramente, que isso não faz muito sentido no scrapbooking. Uma coisa é saber apreciar o talento alheio, outra coisa é tentar incorporar um estilo que não é o seu.

Eu tenho observado muito as coisas que eu aprecio nos LOs que vejo por aí, tanto das minhas companheiras do Scrapblog, quanto de outras scrappers brasileiras e estrangeiras que topo pelas galerias afora. Quer um exemplo? A Kate Hadfield. As páginas dela são super carregadas, cheias de elementos, e fazem todo sentido no estilo dela.

Eu já tentei me forçar a entulhar a página de elementos e simplesmente a coisa não flui. Não sai nada que preste. Porque esse não é o meu estilo. Ou seja, se eu tentar fazer uma página a la Kate Hadfield não vai ficar legal. É a mesma coisa você olhar aquela roupa linda na vitrine da loja e quando veste, não cai bem. Estilo é isso, é o que você se sente confortável.

E não é porque meus LOs não são como os dela que não sejam bonitos ou apreciáveis. Aliás, isso no scrapbooking também é equivocado: a página tem que ser bonita PRA VOCÊ. Se você está satisfeita com o resultado, isso é que importa.

O LO perfeito é aquele que é feito com o coração, é aquele em que você se sente confortável com o design que você fez, com os elementos que usou, com as fontes e fotos.

Pra você encontrar o seu estilo, visite uma galeria e marque seus LOs favoritos. Depois observe atentamente essas páginas e anote o que exatamente você gostou nela: a disposição das fotos, as cores, bordas, o agrupamento dos elementos ou a ausência deles, enfim, a lista é enorme. E você vai perceber que essas páginas vão refletir no seu estilo de criar.

E não há nada de errado em se inspirar no estilo dos outros. É experimentando que a gente encontra o nosso próprio estilo.
anapaula.jpg

Anúncios
Deixe um comentário leave one →
  1. lizandra permalink
    novembro 26, 2007 10:37 am

    Aninha, parece que você leu meus pensamentos quando escreveu esse post. eu mesma não tinha nem coragem de mostrar meus LOs, pois sempre achava que as pessoas não irião gostar. tentei fazer páginas cheia de elementos e nada saia, até que descobrir que meu estilo é mais clean, com poucos elementos, e agora postando em algumas galeria percebo que também agrada, que não tenho que ficar me preocupando em ter o estilo de alguém, pois já descobrir o meu. parabéns pelo post adorei.

  2. novembro 26, 2007 10:42 am

    Ana, concordo com tudo! Eu como ainda tou começando, não achei meu estilo direito, mas já achei o que não é meu estilo. Esse negócio de identificar o que a gente gosta nos LOs alheios eu venho fazendo e ajuda horrores, mas acho que a prática é a melhor professora nesse assunto. Quanto mais a gente faz, mais próximo a gente fica de achar a zona de conforto.
    Beijos pra vcs, uma ótima semana!

  3. Erica Ambrosio permalink
    novembro 26, 2007 11:18 am

    Concordo com o post. O problema é que eu ainda não achei o meu estilo, mesmo depois de seis meses e quase cem layouts. Vou estudar mais ainda os meus favoritos nas galerias.

  4. novembro 26, 2007 11:47 am

    Adorei o post Ana, eu ainda não achei meu estilo, também não sei se tenho um, o que eu sei bem são os tipos de elementos que não gosto e não uso nunca nas minhas páginas!
    Também tenho usado as galerias e me inspirado em várias scrappers, mas tudo muda de acordo com minha inspiração e meu momento!

  5. viviane + gabi + lucas permalink
    novembro 26, 2007 11:51 am

    Ana, eu adoro roupas espalhafatosas e jóias, mas não consigo carregar demais meus scraps… engraçado,né? Também não gosto de journallins grandes, porque parece que me exponho demais, acho um pouco piegas… Então, esse é o meu jeito e não consigo fazer diferente. Eu adoraria melhorar a técnica, e isso vou conseguir com o curso da Mic, mas acho que não mudo o estilo não…

  6. Harumi permalink
    novembro 26, 2007 12:31 pm

    Ana, que máximo esse seu post. Adorei e concordo plenamente com tudo que vc disse. Eu ainda não sei qual meu estilo, mas tenho percebido que gosto mais páginas suaves e delicadas. Já tentei usar papeis com cores fortes, elementos mais estravagantes, mas nunca consigo. Mas eu penso mesmo como você, o importante é quando a gente gostar da nossa página. Eu só termino um LO quando estou completamente apaixonada por ele.
    Bjos.

  7. pri salles permalink
    novembro 26, 2007 3:38 pm

    Ana!
    Que post delicioso!
    Vc falou muita coisa realmente verdadeira!
    Eu ainda não sei se tenho um estilo ou não, tem dias q faço o que vem à mente, cheio de coisas, em outro, tudo muito clean, mas o importante é o q vc falou. Tem q ser bonito para você, e ser feito com o coração!

    beijos

  8. novembro 26, 2007 3:57 pm

    Adorei este post! Tenho algumas dúvidas sobre os estilos básicos… freestyle, hodge podge, etc… que tal um post sobre diferentes estilos… com alguns exemplos… eu não sei onde me encaixo, ou pode até ser que tenha meu próprio estilo… e ainda não saiba… sei que não curto algumas coisas e nem me meto a besta…

    Concordo plenamente com o termo (e este post ótimo!) ‘abrace seu estilo’, mas ainda não sei se tenho o meu…

  9. novembro 26, 2007 4:22 pm

    Adorei o post!!! Estava falando esses dias que meu estilo é “Andréa”! rsrsrs Não tenho ainda um estilo definido, nem acho que me encaixe em nenhum dos que já conheço!

    Tudo depende da foto, do kit, do momento… de modo geral adoro LO’s mais carregados de elementos (freestyle?). Se deixo espaços vazios sinto que falta algo. Mas também já fiz alguns bem clean… rsrsrs Acho que a idéia de posts falando sobre cada estilo é legal, vai ajudar a conhecer melhor cada um deles e, quem sabe, nomear o nosso próprio estilo! rsrsrs

    Beijos!

  10. novembro 26, 2007 4:49 pm

    Que bom que voces gostaram do post! Olha, sobre estilo, eu nao quis especificar os nomes dos estilos, como a gente ve por ai, eh mais uma coisa abstrata mesmo, do que a gente gosta ou nao na hora de fazer as paginas…

    Pra quem quiser saber sobre estilos ‘definidos’ no scrapbooking, as meninas do Scrapkut fizeram uma serie de posts em julho: http://scrapkut.blogspot.com/2007_07_01_archive.html

  11. novembro 26, 2007 6:05 pm

    Adorei o texto!!
    Mesmo pq eu sou iniciante, ainda não me encontrei em um estilo próprio!
    Mas sei muito bem qual NÃO é o meu estilo… Tô no caminho…
    Beijos

  12. novembro 26, 2007 8:18 pm

    Báh, Ana que post inspirado!! Concordo contigo quando falas que o Lo tem que falar ao nosso coração, isso é realmente o mais importante. Eu também ficava receosa de postar nas galerias, e até mesmo de participar de desafios por ser iniciante, mas agora venho aos poucos me encontrando graças a dicas valiosas quanto esta que tu deixou aqui hoje! Obrigada!
    Abraços…

  13. Adriane permalink
    novembro 26, 2007 10:12 pm

    Olá sou nova por aqui e agora que estou entrando nesse mundo do scrap, e to adorando, tenho uma dúvida aqui,espero que vcs consigam me ajudar,
    é que eu gostaria de saber como se faz aquele efeito de sombra nos quatro cantos da foto, que dá um toque legal na foto, ja fui atrás de vários tuto mas nada encontrei, se puderem me ajudar,obrigada, bjus…

  14. novembro 26, 2007 11:34 pm

    Nossa Ana, acho que você inconscientemente andou sendo transposrtada aqui pra França e entrou nos meus pensamentos rs!! Fazem uns dias que conversei com uma amiga sobre esse negocio de estilo, ela falou que eu tinha um “determinado estilo” e eu fiquei me questionando sobre o assunto, me dei conta que não tenho um, me inspiro muito nas galerias, tem pessoas que me identifico mais ou menos com o estilo, mas faço oque gosto e quando tenho realmente vontade, sou incapaz de fazer um LO por dia como ja vi em umas galerias, posso passar dias sem fazer um Lo, aih derepente vem uma foto na cabeça, pode ser até veinha mesmo, imagino essa de uma maneira, com tal e tal elemento, papel…, sento no computador e meu LO pode sair em meia hora, se ficar tentando fazer por fazer, passo dias num LO so e não é esse que posto. Ja até tentei fazer um por fazer, não deu em nadica de nada. Então nem forço, soh começo algo realmente se essa luzinha aqui dentro da cachola acender, aih eu sento a hora que da pra colocar algo em pratica, mas estilo mesmo…sera que tenho??? ou seja,…escrevi….escrevi e continuo sem saber rs!!!

  15. Carla Reis permalink
    novembro 27, 2007 3:54 pm

    Que post interessante Ana!!!
    Adorei!!! 😉

  16. novembro 27, 2007 11:26 pm

    Post super inspirado Ana ! Concordo com você ! Acho que o importante é a gente sentir que gostou do resultado !
    Beijocas !

  17. Livia permalink
    novembro 28, 2007 2:25 am

    Eu ainda não cheguei no meu estilo. Se eu tenho, nao sei qual é… rsss
    Não consigo encher meus LOs… apenas isso que eu sei… kkkkk!
    Me inspiro muito em galerias, mas dizer que tenho um estilo… não sei.
    Adorei o post… me botou pra pensar um bocado aqui!

    Beijinhos pra vcs

  18. novembro 28, 2007 5:49 pm

    Falou, tá falido!!!

    Que post sábio… eu ainda não encontrei o meu estilo pra scrappear… na verdade eu enjôo de estilo e acabo mudando… de um pra outro a todo tempo… mas agora me apaixonei em usar várias fotos… antes scrappeava com uma foto só…. nisso sinto mais conforto agora… mas um estilo certo num tenho não… Eu sei o estilo que num tenho… Como vc disse.. à La KH…. jamé! huahauhauhuaaaaaaaaaaaa

    Show de post… põe o pessoal pra pensar, pq às vezes nós colocamos muito na cabeça essa coisa de agradar aos outros… qdo me liberto disso e faço pra mim, geralmente gosto do resultado muito mais. 😉

  19. novembro 28, 2007 9:40 pm

    Concordo em gênero, número e grau!!!!!

  20. André permalink
    novembro 30, 2007 12:02 am

    Eu msmo nem sei como fazer sou principiante…..
    Mas vou fazer o possível pra encontrar meu estilo
    hehehehehehhe
    Abracos galera…

  21. permalink
    dezembro 21, 2007 6:50 pm

    Olha eu adorei seu post, mas eu soh queria uma coisinha, eh q eu sei qual eh o meu estilo eu sei q ás vezes eu sou patty, ás vezes eu su muleka, mas eu NÃO gosto disso eu quero ser soh um, eu jah fiz de tudo, por favor mem mande uma resposta, eu não aguento mais isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: