Skip to content

Usando o Adobe Bridge

dezembro 3, 2007
by

Catalogar os kits digitais já virou praticamente uma necessidade básica no mundo do scrapbooking. Quem já fez essa “operação” e está com todos os kits devidamente categorizados garante que o processo de criação fica muito mais otimizado, fácil e rápido. A Mic que o diga! Ela está usando – e adorando! – o ACDSee Photo Manager, que é a maior sensação entre as scrappers depois do Photoshop, rs!

Quem tem ACDSee, ótimo! Mas se você não pode investir ($$$) no programa, saiba que o Photoshop dispõe de um recurso parecido, que é o Adobe Bridge. Você pode abri-lo através do menu iniciar do seu computador ou usando o menu File/Browse… do Photoshop.

Veja a interface do programa (clique para ampliar):

bridge1p.jpg

1) Área onde você deixa em evidência as suas pastas favoritas, as que você utiliza mais.
2) Preview do arquivo selecionado.
3) Aqui você insere as categorias, atribuindo uma palavra-chave para cada arquivo (é aqui que você vai fazer as buscas também).
4) Thumbnails dos arquivos que existem em sua pasta.
5) Nesta área você personaliza o modo de exibição dos thumbnails, dá para deixar lado a lado, em forma de lista, de película, você pode aumentar o tamanho das miniaturas (dá pra deixar bem grandão) e, como vocês podem ver, ele mostra thumbnail de arquivo .psd e .pdf também. Legal, né?

Eu ainda não cataloguei nada (resolução de Ano Novo, haha), mas já descobri como se faz! Quer aprender? Então vamos lá!

Neste produto da Lili, por exemplo, podemos atribuir as seguintes palavras-chave: doodles, alpha e natal (reparou como fica legal o thumbnail bem grandão?). Para criar uma nova palavra-chave é só ir na paleta keywords e abrir o menu mostrado na figura.

bridge2p.jpg

Agora você tem que atribuir as categorias. Selecione o preview do kit (A) e, em seguida, atribua as palavras-chave desejadas (B).

bridge4p.jpg

O trabalho de catalogar já está finalizado. Veja agora como procurar os kits: clique com o botão direito do mouse em cima da palavra-chave desejada e vá em Find… (C). Na janela que se abririrá (D), marque a opção “Include All Subfolders” e clique em Find (você só precisa marcar essa opção na primeira vez que fizer a pesquisa, depois ficará automático).

bridge5p.jpg

Olha aqui os doodles que eu cataloguei:

bridge6p.jpg

Para abrir a pasta dos doodles que você escolheu basta clicar no thumbnail com o botão direito do mouse e ir em “Reveal in Bridge”… quando você selecionar o arquivo e der um clique duplo, a imagem vai abrir automaticamente no Photoshop!

E aí, gostaram?

anaamorim.jpg

Deixe um comentário leave one →
  1. dezembro 3, 2007 12:10 am

    Meninas, q tutorial MARAVILHOSO é esse gente!!!!!!!?
    TÔ passada!
    Salvei pra ler com muita calma e carinho!!!!!
    rsrs
    beijocas!
    ANINHAAAAAAAA, hoje conheci a LINE, lá no shopping vitória, mas tava tarde e não liguei pra vc.

  2. Erica Ambrosio permalink
    dezembro 3, 2007 1:25 am

    Vou arranjar um negócio desse na minha vida!

  3. Ana Amorim permalink*
    dezembro 3, 2007 1:28 am

    Mítia, quase que eu fui!
    Mas a Line só me ligou na hora em que chegou no shopping 😦
    Também queria zoar com o Papai Noel, hahaha!
    Já fiquei sabendo!! kkkkk

    Que bom que gostaram do tutorial, meninas!

  4. dezembro 3, 2007 7:17 am

    Aninha, que maximo isso aqui!!!!

    Tô correndo pra ir trabalhar, mas hoje a noite vou ficar aqui plantada e vou seguir a risca tudo isso!!
    Obrigada!

  5. dezembro 3, 2007 10:28 am

    Ana, vc é 10! Adorei tudo, mas 2 coisas em especial:
    – Ele reconhece as categorias que eu já coloquei no Windows Photo Gallery, então não é preciso começar tudo de novo
    – Não é preciso arrastar e soltar como no Photo Gallery. Isso acaba com o meu braço.
    De hoje em diante vou usar os dois programas juntos! Obrigada por ensinar!

  6. dezembro 3, 2007 10:34 am

    Aninha amei essa dica de organização de hoje, vou estudar tudo direitinho e ver se agora consigo organizar minha bagunça aqui!
    Muito obrigada!

  7. dezembro 3, 2007 12:17 pm

    Que TUDO esse tutorial. Meu ACDSee está pra expirar e agora vou atrás do Bridge rsrsrs
    AMEI!!!

  8. Léa permalink
    dezembro 3, 2007 1:06 pm

    Maravilha!!! Já fiz um pequeno teste e adorei… Agora é arrumar tempo para catalogar tudo. Muito obrigada pela dica…

  9. dezembro 3, 2007 7:03 pm

    Fantástica essa dica! Duro é que meus kits estão em dvd, aí não vai dar certo… sniiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiif… Já percebi que além de memória (256Mb é sofriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiido) também preciso de um super hd! Só falta um pequeno detalhezinho… $$$$

  10. dezembro 4, 2007 12:09 pm

    Adorei o tuto… meus kits estavam mesmo confusos lá no meu pc. Vou tentar seguir isso aqui passo a passo!! Eu tinha um acdsee que era gratuito, não sei se era o mesmo da Mic.
    Bjks e valeu a dica!!

  11. dezembro 4, 2007 6:30 pm

    Super dica, Aninha!!!
    O passeio relâmpago no shopping foi bom demais!!!
    Se você tivesse falado, tinha ido te buscar.
    beijos

  12. Harumi permalink
    dezembro 4, 2007 9:19 pm

    Aninha,
    Adorei a dica e o tuto. Fico imaginando minha bagunça toda organizada… Como seria bom…
    Depois vou ver se reservo um tempinho pra isso.
    Bjos.

  13. dezembro 5, 2007 11:38 pm

    Meu photoshop é o cs… não achei o bridge, tem que baixar? Tb não achei no baixaqui… êta bicha enrolada, sô!!!

    Help meee!!!

    Thanks, besos

  14. Ana Amorim permalink*
    dezembro 6, 2007 11:59 am

    Roberta, na certa vc retirou a opção do bridge quando instalou o photoshop (o bridge vem junto e tem na versção CS, sim). Eu não sei como ativar o bridge agora, vou perguntar prás meninas, mas acredito que se vc desinstalar o PS e instalar outra vez, no modo default, vai dar certo.

  15. dezembro 6, 2007 5:35 pm

    Ahhhh… pode ser!! Foi marido que instalou o PS, ele usa pro trabalho. Vou ver pra reinstalar e ver se ele volta!!!

    Valeu, Ana… brigadaaaa!!!!!

    Bjks

  16. Phorthus Khathene permalink
    dezembro 13, 2008 4:31 pm

    Olá menina!!! Seu tutorial para mim foi uma dádiva dos deuses.
    Eu já não sabia mais o que fazer com esse tal de Bridge.
    Beijos: Phorthus

  17. Lia permalink
    dezembro 15, 2008 9:18 pm

    Eu adorei a dica e já comecei a categorizar, mas estou com um problema. A minha versão do Bridge (uso Photoshop Elements) não deixa eu categorizar os arquivos .PNG (the file cannot store XMP metadata).

    Alguém sabe se tem como resolver isso ?

    Bjs

  18. janeiro 5, 2010 2:34 pm

    Ana…

    Eu possuo um blog sobre o Adobe Photoshop
    achei a materia muito interessante.

    Vou copiar o seu texto e imagens e reposta-lo lá,
    com os devidos créditos.

    Caso discorde, favor entre em contato.

    Caso concorde, fico muito grato (:

    R. Souza
    elitephotoshop.blogspot.com/

Trackbacks

  1. Scrapblog » Adobe Bridge, o retorno

Deixe um comentário

