Skip to content

Criando sombras especiais

janeiro 14, 2008
by

Olá !

Acho que não discordamos que as sombras são super importantes no acabamento do LO, dando vida e realidade ao elemento. Eu fico apaixonada quando vejo um LO digital e fico na dúvida se é digital mesmo ou se estou vendo uma foto de uma página artesanal, tamanha a diferença que a sombra faz. Um dia chego lá !!

Também já percebemos que existem várias maneiras de fazer algum efeito numa página e com as sombras não é diferente, cada scrapper tem o seu jeito. E como um tutorial sobre elas nunca é demais, vou mostrar aqui como tenho feito as minhas ultimamente.

Obs: No exemplo, usei um elemento de um freebie de “Weeds & Wildflowers”.

1 – Primeiramente, vá na lista de camadas, selecione a camada do elemento que quer aplicar a sombra e clique com o botão direito do mouse. Aparecerá um menu, então escolha a opção Blending Options e marque Drop Shadow.

tutorialsombra01.jpg

Você também pode chegar ao mesmo lugar indo ao menu lá de cima, Layer/Layer Style/Drop Shadow.

2 – Vamos alterar algumas configurações da sombra, eis algumas sugestões…
Opacity: 55 % / Angle: 30 / Distance: 5 px / Spread: 3 % / Size: 8 px.

Também alterei a cor da sombra de preto para para um marron escuro, cor de café.

tutorialsombra02.jpg
3 – Depois de definida a sombra vamos destacá-la do elemento original, transformá-la numa camada separada. Para tal, clique com o botão direito do mouse na camada Drop Shadow e no menu que surgirá, escolha a opção Create Layer.
tutorialsombra03.jpg
4 – Agora que a camada da sombra está destacada podemos aplicar alguns efeitos nela sem distorcer o elemento original. Este passo pode até ser suprimido, mas acho bem interessante ! Ele suaviza as bordas da sombra que acaba ficando levemente espalhada por todo o contorno do elemento.

Então, vamos lá: com a camada da sombra selecionada vá ao menu Filter/Blur/Gaussian Blur e altere o valor para 7, por exemplo.

tutorialsombra04.jpg

tutorialsombra05.jpg

5 – Se parássemos por aqui, já teríamos uma sombra legal, mas, vamos dar um grand finale à ela dando a impressão que há uma parte do elemento que ficou levantada e solta. Com a camada da sombra selecionada, vá ao menu Edit/Transform/Warp.

tutorialsombra06.jpg

Surgirá um grid. Com o mouse escolha um ponto e arraste para deslocar e distorcer a sombra. No exemplo, eu arrastei um pouco para a esquerda o último ponto de baixo, do lado esquerdo. Fiz o mesmo para o ponto da direita, arrastando novamente para fora do elemento.

A direção você escolhe a que achar melhor, você pode alterar mais de um ponto como eu fiz no exemplo, mas lembre de ser coerente senão o resultado pode ficar estranho.

tutorialsombra07.jpg

Prontinho ! Vejam um comparativo entre o elemento sem sombra e com a sombra que acabei de fazer:

tutorialsombra08.jpg

Espero que tenham gostado do tutorial. Até mais !

16 Comentários leave one →
  1. janeiro 14, 2008 4:32 pm

    Muito boa dica Aninha, c/ certeza a sombra faz toda a diferença, eu tenho feito igualzinho vc e tenho gostado muito do resultado!

  2. janeiro 14, 2008 5:34 pm

    Aninha, é assim que eu aprendo, com vocês!

    Sempre uso as sombras “automáticas”, justamente por não saber como fazer! Por isso, muito obrigada!

  3. Cláu Akamine permalink
    janeiro 14, 2008 7:11 pm

    Aninha, muito obrigada.
    Desconhecia tantos detalhes das sombras.
    Beijocas

  4. janeiro 14, 2008 7:38 pm

    Arrasou com a dica, adorei!!!!!!

  5. janeiro 14, 2008 9:07 pm

    Essa dica da sombra mudou minha vida de “scrapper” rsrsrs
    Faz toda diferença mesmo!
    Já favoritei para minha pasta “tutoriais indispensáveis” 😉
    Obrigada meninas!

  6. Carina Schirrmann permalink
    janeiro 14, 2008 11:34 pm

    ADOREIIIII!
    Arrasou com a dica, Aninha!
    Quem sabe, um dia eu também chego lá…
    Beijos!

  7. janeiro 15, 2008 12:11 am

    Eu adoro esse tipo de sombra e uso em todos os LOs, pelo menos em um elemento. As únicas coisas que eu faço diferente são a cor (eu uso um cinza médio ao invés do marrom, mas vou testar assim um dia desses) e o desfoque, que eu coloco um pouco menos. É um efeito muito legal e que nem dá tanto trabalho pra fazer. Recomendo pra quem não tentou ainda! Obrigada pela dica, meninas!

  8. janeiro 15, 2008 10:37 am

    Aninha, essa dica é fantástica, eu
    sempre uso sombras em meus LOs e
    não sei viver sem elas…rsrrsrs
    bjks
    Carlota=)

  9. Cleidi permalink
    janeiro 15, 2008 5:21 pm

    Excelente tutorial.
    Também adoro sombras e utilizo esse caminho. Já virou action aqui. 😀

  10. Rê Monteiro permalink
    janeiro 16, 2008 5:31 pm

    Muito bom!!!
    Valeu.
    Beijocas

  11. Raquel Luzardo permalink
    janeiro 16, 2008 11:53 pm

    Aninha,
    amei esse tuto, eu fazia parecido… mas o seu parece mais real… já testei e aprovei!!!!!!
    Obrigada!!!!!
    :o)

  12. janeiro 23, 2008 2:27 pm

    Que SUPER, HIPER, MEGA dica!
    Muito obrigada!
    Adorei a parte do Warp na sombra!
    :o)
    Bjs.

Trackbacks

  1. Scrapblog » Eu faço assim: usando swirl
  2. Especial molduras - parte 1
  3. Especial molduras – parte 1 « Scrapblog – Salvemos os posts
  4. Como alcançar o visual do scrap tradicional através de sombreamento dos elementos « Scrapblog – Salvemos os posts

Deixe um comentário

