Skip to content

Dando créditos

janeiro 22, 2008
by

Pra quem está chegando agora ou até mesmo as “das antigas”, é sempre bom lembrar a importância dos créditos na hora de publicar LOs em galerias. Quando eu comecei, nem sabia do que se tratava, apagava aqueles arquivinhos txt chatos, que estavam ali sem nenhum motivo aparente… rs Depois é que percebi que eles são importantes e devem ser guardados, pra gente saber o nome da artista que criou os produtos que estamos usando.

Quando publicamos um LO em uma galeria, além de divulgar o nosso trabalho, também estamos colocando na vitrine os produtos das designers que gostamos. Nesse caso, nada mais justo que dizer o nome dela, em que loja ela vende e qual o nome do kit ou elemento que usamos. Faz sentido, não? Eu já cansei de comprar coisinhas depois de ver em um LO que me deixou babando… Corri nos créditos, peguei o endereço da loja e fui às compras! rs

Aí você fala “ah, impossível eu anotar tudo o que eu tô usando enquanto crio o LO”. E eu respondo “não é, não, figura, é fácil! Só precisa aprender o jeitinho” :c) E é esse meu jeitinho que eu vou mostrar aqui. Lápis e papel na mão?

Quando começo um novo LO, sempre clico na ferramenta “Notes Tool”, do Photoshop, essa que fica em cima da mãozinha, como mostro na imagem abaixo. Ela funciona como um post it, daqueles que a gente cola no monitor do computador pra se lembrar de comprar fralda depois… rs Sempre que eu arrasto um novo elemento pro meu LO, seleciono o arquivo na pasta do kit em questão e aperto a tecla F2 do teclado, para poder copiar o seu nome.

cre1dits.jpg

Depois, abro o meu post it, que aparece como um quadradinho pequenininho na tela, clicando com o botão direito e escolhendo a opção “open note” e dou CNTRL+V, para colar. Fica assim:

LaurenReid-wonky1-circle.png

É claro que eu mudo de opinião um monte de vezes e vou apagando das anotações o que desisti de usar, mas mantenho a listinha sempre atualizada, até decidir que o LO está pronto. Depois disso, é só eu terminar de escrever os créditos bonitinhos, colocando o nome do elemento, designer que o criou e loja que é vendido, assim ó:

Circle ~ Wonky Templates by Lauren Reid @ Oscraps

credits.jpg

No final de tudo, acrescento o nome das fontes que usei e os efeitos, se for o caso. Mamão com açúcar, não?

Tem gente que faz de várias maneiras diferentes, essa é só uma sugestão. E você, quer contar a sua?

Deixe um comentário leave one →
  1. janeiro 22, 2008 12:16 pm

    Ah, os créditos… Eu não coloco a loja pq eu uso muito freebie, então acabo deixando essa parte de lado, mas procuro fazer os créditos elemento a elemento. Me mata de raiva checar os créditos de um LO pq tem alguma coisa que eu gostei e dar de cara com: Kit ABC e Kit XYZ. Caramba, o que veio de onde?

    Eu não uso o post it, mas uso o File Info (Informações do Arquivo). Coloco tudo no campo descrição. Muitas vezes eu vou deixando os arquivos abertos no photoshop e quando tem muitos eu saio anotando os créditos, mas entendo que nem todo computador aguenta esse abuso, hehehehe…

  2. Fernanda Pacheco permalink
    janeiro 22, 2008 1:05 pm

    Mic, muito bom o post…. eu sou arcaica ainda e ainda uso o famoso bloco de notas… tenho uma pasta com os LO prontos e abro um bloco de notas com o mesmo nome do LO, assim eu vou colocando tudo que uso, além das fontes, do programa e etc….

    Beijos

  3. janeiro 22, 2008 3:22 pm

    Adorei Mic, eu tava usando o file info, mas tô mudando isso agora c/ esse post maravilhoso, muito obrigada por facilitar minha vida….rs…

    Bjs!

  4. Carina Schirrmann permalink
    janeiro 22, 2008 4:00 pm

    Eu sou pré histórica pra dar créditos, vou renomeando cada camada e depois tem q ficar num Ctrl+C – Ctrl+V infinito!
    Adorei a dica Mic!

  5. janeiro 22, 2008 4:18 pm

    Oi Mic! Obrigada pela dica! Eu abria o bloco de notas – mas deste jeito é até mais prático!!!

    Mic acho que vou fazer um montão de scraplift (é assim que chamo quando copio o LO de outra pessoa, né?), pois ando sem inspiração!!!

  6. janeiro 22, 2008 4:30 pm

    Otimo post, mas sinceramente não acho nada pratico, pelo contrario é bem trabalhoso, pq a cada elemento ter que anotar o nome… sinceramente acabo deixando de fazer scrap por toda vez ter que anotar tudo, claro, sou de acordo que é necessário dar crédito, mas realmente se torna algo meio chato, e não tanto pelo lazer, bom é minha sincera opinião, se alguém tiver uma maneira pratica de fazer isso …. 🙂

  7. MOnique Pereira permalink
    janeiro 22, 2008 7:08 pm

    Assim como algumas meninas disseram aqui, eu também uso o “File Info” para “anotar” os créditos dos meus LO´s. No próximo, vou tentar usar o “Notes Tool”.
    Parece mais fácil.
    Muito obrigada pela dica, vocês são Divas do Photoshop!!!

    Bjocas!!!

  8. janeiro 22, 2008 7:41 pm

    Eu já tentei fazer como a Mic, mas prefiro meu bloco de notas. Tenho um arquivo só e vou anotando tudo… mas já tô pensando em mudar de método, o TXT tá ficando enorme… tinha que ter um banco de dados em Acess ou coisa parecida! Uma tabela de Excel… hehhehe… Nem sempre eu quero abrir o PSD pra ver os créditos, então acho útil ter o texto em outro arquivo.

  9. Harumi permalink
    janeiro 22, 2008 8:28 pm

    Legal a dica Mic. Hoje eu anoto em arquivos txt, faço um arquivo pra cada LO e guardo na pasta junto com o PSD. Mas adorei esse método tb.
    Bjo grande.

  10. janeiro 23, 2008 10:18 am

    Faço com a dani, uso o File Info. A Vantagem do File Info é que quando dou um uploada no Flickr lá todos os dados/créditos são lidos da maneira como escrevi, automático… e se preciso acrescentar meus cráditos em outras galerias é lá que vou pegar… acho prático… mas vou testar o notes do PS, gosto de novidades.

    Gabi

  11. janeiro 23, 2008 10:34 am

    Mic, amei essa dica…… obrigada por compartilhar… bjs

  12. janeiro 23, 2008 11:29 am

    Adorei, essa pra mim é nova!!!!
    brigadinha Mic
    bjussss

  13. janeiro 23, 2008 8:25 pm

    só uma pergunta: qdo vc salva o LO ele tbem salva o note?
    pq facilitaria muuuuuito minha vida
    kakaka
    bjk
    Fer

  14. Cláu Akamine permalink
    janeiro 23, 2008 8:35 pm

    Ótima dica, Mic!
    Anotadíssima!

    Beijocas

  15. Mic permalink
    janeiro 24, 2008 10:03 am

    Fer, ele salva, sim, com certeza!

  16. janeiro 24, 2008 12:49 pm

    Vixe, sou do tempo do epa ainda….. eu vou colocando os créditos a medida que faço o Lo , uso o word e tenho um arquivo dentro d e uma pasta…..coloca data, titulo , creditos e obs….. cada vez que salvo em cd meus Los a pasta vai junto….. enfim…. vopu tentar desse jeito que vcs explicaram, acho q será bem amis fácil mesmo. Bjus

  17. Vanessa permalink
    janeiro 31, 2008 2:27 am

    Oie gente, que bom que vocês existem! Estou engatinhando no Scrap Digital, ótimo pra me aperfeiçoar em Photoshop. Estou usando a Ferramenta de Notas (Notes Tool), copio os dados do txt e colo no bloco. Beijos!

Trackbacks

  1. Scrapblog » Galeria e Fóruns Para Iniciantes

Deixe um comentário

