Skip to content

Truques espertos

janeiro 28, 2008
by

O Photoshop é uma cachaça pra mim. Quanto mais eu uso, mais percebo a quantidade de coisas que ele nos permite fazer. E, como a prática leva à perfeição, a cada dia descubro um truquezinho que torna o meu trabalho mais fácil e rápido. Vou compartilhar alguns com vocês:

  • Desfazendo: o bom e velho CONTROL+Z ganha uma turbinada se, ao mesmo tempo, apertamos também a tecla ALT: CONTROL + ALT + Z desfaz várias ações, salvando a nossa pele em vários momentos!
  • Escolher a fonte que vamos usar é uma tarefa ingrata. Se você não tem um software de visualização, pode lançar mão de outro recurso: depois que escrever o texto desejado, deixe ele selecionado e, em vez de clicar na setinha que abre a lista de fontes disponíveis, clique em cima do nome da fonte. Depois que fizer isso, é só ir descendo com a setinha do teclado, que o texto vai mudando a cada fonte selecionada.

menu.jpg

  • Muitas vezes, para fazer uma extração ou trabalhar com um detalhe, é preciso usar um zoom maior, que dificulta movimentar-se de um lado pro outro da imagem. Para facilitar, sempre que precisar andar a tela para o lado, com um zoom bem grande selecionado, aperte a tecla de espaço. Uma mãozinha vai aparecer no lugar do cursor e você vai poder utilizá-la para mover o seu arquivo à vontade. Depois que estiver satisfeito, solte a barra de espaço e a ferramenta que estava selecionada volta a ser ativada.
  • Por falar em zoom, aí vai uma dica imperdível: sempre que você quiser ver como está ficando o resultado final do seu trabalho, basta dar dois cliques em cima da ferramenta “Hand tool (H)”, logo ao lado da lupa. Ela vai fazer a imagem “caber na tela”. O contrário também funciona: ao clicar duas vezes em cima da ferramenta de zoom (Z), seu arquivo vai ficar em tamanho real.
  • No CS3, existe uma forma mais fácil de selecionar várias camadas ao mesmo tempo, sem ficar doida, tentando descobrir qual é cada uma delas. Com a ferramenta de mover (M) escolhida, marque a opção “auto select layer” logo no menu acima. Agora, com a tecla shift sempre apertada, vá clicando nas imagens que deseja selecionar. Na barra da direita, você vai ver que as camadas vão aparecendo como selecionadas. Depois que terminar, clique na correntinha e pronto! Tá todo mundo aí! 😉

E então? Tem uma dica que quer compartilhar com a gente? Manda ver nos comentários!

null

Deixe um comentário leave one →
  1. janeiro 28, 2008 4:50 pm

    Obrigada Mic por compartilhar seus truques, vou pensar em algum que eu use e depois volto aqui pra compartilhar.

    Bjs!

  2. janeiro 29, 2008 10:16 am

    Tenho uma dúvida…. no CS ctrl+g eu mesclava as camadas, no CS2 não consigo descobrir qual atalho eu uso p/ fazer o mesmo… alguém sabe??

    Eu uso muito ctrl+T p/ rotacionar, mexer nas medidas e tals

    Bjsssssssss

  3. janeiro 29, 2008 10:49 am

    Eu também era fã de outros programas, mas à medida que fui conhecendo o Photoshop, fui me apaixonando e hoje ele é o máximo e TUDOOO pra mim!!!

    Esses pequenos truques e dicas são ótimos, agradeço muito, pois vão acrescentando agilidade e eficiência pra nós!! Essa das fontes eu nunca usei assim, vou experimentar!
    Tem um “truque esperto” assim de Photoshop para quem faz QuickPages no meu blog!

    O Contrl+Alt+Z é realmente um salvador da pátria!!!
    bjs

  4. Ana Amorim permalink*
    janeiro 29, 2008 12:52 pm

    Andréa, no CS2 a tecla é “Ctrl+Alt+G”! Que bom te ver por aqui, comadre… apareça mais vezes!!!! Beijinhos.

  5. Carina Schirrmann permalink
    janeiro 29, 2008 9:39 pm

    Amei essa dica da extração!!!!
    Brigadão Mic!

    Olha, eu acho que não tenho nenhum truque, não.
    O photoshop ainda é um mistério pra mim, hehehhehehe!
    Beijão!

  6. janeiro 30, 2008 3:33 pm

    Mic.. amo as dicas maravilhosas do scrapblog..
    Estou aqui pra acrescentar algo a sua última dica, a do “auto select layer”, sabe!?
    Então.. é que é possível fazê-la também no CS2..

    Eu testei aqui e funcionou..

    😉

    Beijocas a todas

  7. Harumi permalink
    janeiro 31, 2008 1:11 pm

    Mic,
    Valeu por compartilhar esses truques. Eles são mesmo uma “mão na roda” pra gente. Adorei saber a do zoom.
    Bjos.

  8. março 27, 2008 3:45 pm

    Oi Meninas! Estou aprendendo ainda a mexer neste maravilhoso programa, mas segue minha dica: Se vc for em Windows e ativar o History, poderá retornar até 10 ações executadas sem se preocupar com o undo. Espero ter contribuído, Bjos

  9. Mag permalink
    abril 4, 2008 2:37 pm

    Simplesmente adorei o blog e todas dicas passadas, ja add aos favoritos

    Bjus a todas vcs

    ? Mag ?

  10. Mag permalink
    abril 4, 2008 2:37 pm

    Simplesmente adorei o blog e todas dicas passadas, ja add aos favoritos

    Bjus a todas vcs

    ? Mag ?

  11. Na Smile permalink
    outubro 27, 2008 10:49 am

    Dois atalhos que uso muito são os para zoom: ctrl+espaço+botão esquerdo do mouse para ampliar e ctrl+alt+espaço+botão esquerdo do mouse para reduzir!!

Trackbacks

  1. Scrapblog » Resultado da Trivia Scrapblog!

Deixe um comentário

