Skip to content

Tutorial – escrevendo em formas

fevereiro 7, 2008
by

Até outro dia eu não usava paths pra escrever os meus journalings em forma de retângulo e ficava doidinha inserindo uma porção de quebras de linha pro texto ficar no lugar certo. Logicamente, tinha muito mais trabalho ainda se quisesse fazer alguma alteração… Posso garantir que pra mim foi um grande alívio saber que existe um jeito mais fácil, vejam:

1 – Crie uma camada, selecione o shape retangular (U) e verifique se a ferramenta “path” está marcada, como na figura abaixo. Desenhe na camada.

tutoescrevendoformas01.jpg

2 – Selecione a ferramenta de texto (T) e clique dentro do shape. Agora é só digitar o texto que ele se encaixa automaticamente dentro dos limites do retângulo. Simples e prático ! Como pude viver tanto tempo sem saber disso ? rs

tutoescrevendoformas02.jpg

Também podemos escrever em volta de um shape qualquer. No exemplo eu usei uma autoforma do PS mas o procedimento é o mesmo para um elemento de scrap.

1 – Com a janela de camadas visível, mantenha a tecla CONTROL pressionada e clique em cima da camada. O shape ficará todo pontilhado como na figura abaixo.

tutoescrevendoformas03.jpg

2 – Para que a escrita não fique muito rente ao elemento vamos expandir um pouco a seleção. Para isso, vá em Select/Modify/Expand e teste alguns valores.

tutoescrevendoformas04.jpg

3 – O resultado ficará parecido com esse.

tutoescrevendoformas06.jpg

4 – Agora abra a janela de paths (se não estiver visível: menu Windows/Path), clique no botão que é uma setinha pra baixo (logo abaixo do “x” que fecha essa janela) e selecione “Make Work Path…”.

tutoescrevendoformas07.jpg

5 – Agora é só selecionar a ferramenta de texto (T), alterar para alinhamento à esquerda e clicar na camada para começar a escrever.

 tutoescrevendoformas08.jpg

Neste outro exemplo eu usei uma autoforma de coração do Photoshop e distorci um pouco usando Edit/Transform/Skew. Deixei o texto justificado pra ficar mais legal.

tutoescrevendoformas09.jpg

Gostaram ? A dica é básica mas é bem útil. Espero que aproveitem. 🙂

Até mais !

Deixe um comentário leave one →
  1. Cláu Akamine permalink
    fevereiro 7, 2008 10:51 am

    Aninha, que dica mais maravilhosaaaaa!
    Amei e já anotei aqui!
    Mil beijocas

  2. Michelle permalink
    fevereiro 7, 2008 11:03 am

    Que ótimo tutorial Ana! Não tinha me tocado de colocar o texto justificado, ótima dica 🙂

  3. Pri Salles permalink
    fevereiro 7, 2008 12:04 pm

    Aninha!
    Eu sempre sofri igual você!
    O Path já sabia usar, mas a dica do retângulo foi ótema!

    Obrigada!!!!

    Beijos

  4. Flavia Vilhena permalink
    fevereiro 7, 2008 3:59 pm

    Ai, ai! Eu utilizo o PSP!!! Fico sempre sem saber transferir essas informações para o programa. Alguém pode ajudar???

  5. fevereiro 7, 2008 4:17 pm

    Que lindo! Vou ver se consigo fazer algo assim.

  6. Carina Schirrmann permalink
    fevereiro 7, 2008 6:57 pm

    Que tudo esse tutorial Aninha!
    Adorei!
    Vou testar também!
    Beijos, Cá!

  7. fevereiro 8, 2008 7:57 am

    Eu volta e meia uso o texto justificado ou em path, sempre achei o máximo! Praticamente comprei meu PS CS2 por causa disso porque no PS 7 não dava pra fazer!
    Grande dica Aninha!

    Bjs!

  8. Rosangela permalink
    fevereiro 8, 2008 8:39 am

    Obrigada Ana! Essas dicas são perfeitas! Bjs

  9. Cláu Akamine permalink
    fevereiro 8, 2008 1:36 pm

    Meninas, não tem freebie hoje, não?!
    Sniff…
    Sorry, não bebo e não fumo… mas como muuuuito chocolate e AMOOOOOO freebies.
    Ninguém é perfeito, né? Rs…

    Beijocas

  10. fevereiro 8, 2008 4:34 pm

    Amei meniasn,
    Estava justamente procurando este tuto.
    beijão

  11. Harumi permalink
    fevereiro 11, 2008 7:14 pm

    Aninha,
    Obrigada pela dica do retângulo, eu tb não sabia.
    Essa do path é ótima e eu adoro. Fica lindo demais, né?
    Bjo grande!

  12. fevereiro 16, 2008 7:01 pm

    Oie Aninha…

    Eu não consegui escrever em volta da seta:(
    Como vc fez pra sua seta ficar colorida por dentro?

    Um abraço e obrigada pelo aprendizado.

  13. amanda permalink
    maio 19, 2008 10:02 pm

    Oi…olha só eu tentei aplicar este tutorial a um documento meu no PS. Gostaria que o texto ficasse ao redor de uma foto minha. acontece que ele não ficou…quando eu ia na opção em Paths(make work path) esta opção estava na cor cinza, não me dando condição de selecioná-la…o que faço?

    • janeiro 14, 2009 3:44 pm

      Amanda,

      Faz a seleção da imagem, vá em Paths, Make a work path, depois volte pro mesmo lugar. Pegue a ferramenta de texto. Coloque o mouse em cima da linha, ele irá mudar de forma. Clique e escreva o seu texto.

      Espero ter ajudado.
      Beijos

      Vivi’s last blog post..Texto contornando

  14. janeiro 14, 2009 3:46 pm

    Muito bom esse tutorial. Me ajudou muito. Obrigada!
    Beijos

    Visite: http://www.goldscrapsbyvivi.blogspot.com

    Vivi’s last blog post..Texto contornando

  15. Patrick reis permalink
    abril 12, 2009 6:52 pm

    estava procurando uma mandeira de escrever dessa forma faz tempoo.

    vlw a dica ^^

  16. felipe pininxa permalink
    maio 3, 2009 5:17 pm

    muito bom tut! mas tentei fazer no PS 7.0 e não funcionou….
    mas qd chegar em casa vou tentar no CS3.

  17. novembro 27, 2009 6:37 pm

    Nossa !!! Vc salvou o meu Dia , Ano !!!
    Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
    Bjs
    .-= Simone Lam ´s last blog ..Adoro essa data … o Natal esta chegando…. =-.

  18. dezembro 6, 2009 5:53 pm

    Muitíssimo obrigada!
    Essas dicas são tudo de bom!!!
    bjs, Dea.
    .-= Dea Resende´s last blog ..Freebie Cats =-.

Trackbacks

  1. Scrapblog » Vamos celebrar!
  2. O visual do journaling

Deixe um comentário

