Skip to content

Tutorial: Trabalhando suas fotos II

fevereiro 14, 2008
by

EDITADO: Antes de começarmos o post de hoje, vamos tirar dúvidas do primeiro tutorial?

Sim, “Place” é o mesmo que “Inserir”. Eu dei mancada de não verificar como o “Place” funciona nas versões anteriores do Photoshop. Infelizmente ele é bem mais limitado nas outras versões e não aceita .jpgs (vai entender?). Eu queria facilitar, mais acabei complicando para quem não conhece o Photoshop.

Para colocar uma imagem(foto) na minha página, eu costumo usar “drag&drop”. Que significa, simplesmente, arrastar a imagem.

Primeiro eu abro a minha página E a minha foto no Photoshop. Então, com a ferramenta de seleção (setinha), eu clico na imagem com o botão esquerdo e mantenho o botão apertado, arrastando minha imagem até chegar na minha página. Só então eu solto a imagem. Fez sentido?

Outra forma de colocar a sua foto (ou qualquer outro elemento) em um LO é duplica-lo:
Clique com o botão direito na camada que você quer duplicar e selecione Duplicate Layer, como abaixo:

Vai aparecer um menu onde vc pode escolher em qual documento aberto vc quer duplicar sua foto, ou se você quiser um novo, é só selecionar “New”:

(eu ainda acho essa forma mais chata que “drag&drop”, mas tem momentos em que é super útil)

Ok, agora vamos ao post de hoje: 

Como já comentamos antes aqui no blog, a foto é um dos elementos principais em uma página. Como você vai trata-la para passar a mensagem que você quer recordar, depende de cada um. Porém, acho importante não pegar a foto direto da maquina e colocar na sua página sem pensar em como você poderia melhora-la. Já falamos e até fizemos desafio sobre como você pode fazer isso, mas eu tenho mais algumas dicas. Prontas?

Edição “não destrutiva” (Photoshop)
Existe uma forma de editar imagens que alguns chamam de “não destrutiva”. Não destrutiva porque você não modifica a foto original apenas faz uso de camadas para edição. Expliquei sobre camadas no post anterior dessa série só para poder me aprofundar agora.

Quando você modifica a foto original, não tem como voltar atrás. Colocou a foto em preto e branco, mas depois mudou de idéia? Tchau tchau, tem que importar a foto original de novo para a sua página e começar do zero. Eu não sei viver assim perigosamente rs. Por isso gosto de camadas. Elas dão muito mais controle sobre o resultado final, e muitas opções de edição.

Veja o exemplo abaixo:

Reparem que ao invez de recortar a foto, eu “clipei” ela no formato que eu queria (Shape). Fiz mudanças nas curvas e nos níveis, tudo em camadas diferentes. Lembrando que para “clipar” uma camada em cima da outra é só usar CTRL+G (Photoshop CS) ou CTRL+ALT+G (Photoshop CS2 em diante). Dessa forma, é só dar um duplo clique nas camadas para abrir o seu menu original e fazer modificações. Você pode mudar curvas, níveis, blending, cores, etc, até chegar a um resultado que te agrade.
 

Como criar essas camadas? Você pode ir no menu: Layers OU usar aquele atalho na imagem acima, um círculo em forma de meia lua (o círculo dividido em branco e preto)

Clareando suas fotos
Ouçam de quem aprendeu na marra! A não ser que você tenha um monitor calibrado para mostrar as suas fotos como elas vão sair impressas, o que você vê na tela é beeeem mais escuro do que a realidade (PS. O contrário também existe). Se voce não clarear suas fotos, elas vão sair escuras e sem vida. Existem MUITAS maneiras de clarear suas fotos. Por exemplo, você pode aumentar o brilho (brightness) e pronto (é sempre bom aumentar o contraste também quando muda-se o brilho). Para quem tem Photoshop, dá pra brincar com as curvas(curves) e e níveis(levels). Outra maneira bem mais rápida é usar o layer style: screen. É o meu jeito preferido de clarear minhas fotos. Passo a passo:

Duplique a sua foto.
Na camada duplicada, selecione Layer > Blending Options
Selecione o Blending mode: Screen como na imagem abaixo

Então você pode mudar a opacidade se ficar muito claro (abaixo)

Dica: Brinque com essa técnica e com outras opções de “blending”. Você pode gostar do resultado! Por exemplo, se a sua foto estiver muuuito clara, tente usar “Multiply”, que dá o efeito contrário do “Screen”.

Até a próxima!
michelle.jpg

Deixe um comentário leave one →
  1. fevereiro 14, 2008 11:24 am

    Michelle, taí, eu não sabia disso do monitor. Como as minhas fotos são sempre estouradas (oh, camera esquisita!), eu sempre tiro brightness e contraste. Provavelmente estou tirando demais, vou prestar mais atenção nisso.
    Obrigada pelo tutorial!

  2. fevereiro 14, 2008 1:46 pm

    Michelle como sempre, arrasando nas tutos!!!
    Obrigada,viu?
    Adoro suas dicas!!!

  3. Cláu Akamine permalink
    fevereiro 14, 2008 3:08 pm

    Tô adorando, Michelle!
    Obrigada!!
    Beijocas

  4. fevereiro 14, 2008 3:25 pm

    Michelle tá arrasando nos tutos, adorei!
    Obrigada!

  5. fevereiro 14, 2008 4:28 pm

    Aiii Michelle, tô amando esses teus tutos!
    A única coisa q eu faço com a foto, é dar um Shift+Ctrl+L
    Não sei tratar mesmo!
    Continua que eu tô anotando TUDO!
    Beijos, Cá!

  6. fevereiro 14, 2008 11:01 pm

    Oi Mic! Estou adorando os tutoriais! Tenho um livro maravilhoso de photoshop, mas nem sempre consigo atingir meus objetivos. Vc tem uma maneira ótima de nos ensinar! Show!
    Obrigada e beijos!

  7. Daniela permalink
    fevereiro 15, 2008 9:59 am

    Michelle, obrigada pelo esclarecimento…. Adorei as dicas
    bjs
    Daniela

  8. fevereiro 15, 2008 12:33 pm

    Michelle, adoro ler seus tutos, pois sempre tem uma coisinha q eu não sabia… hehe… por exemplo, ainda não sei 10% de todas as possibilidades dos blendings… e usar o Mutlitply p efeito contrário ao screen é a novidade da vez!! super obrigada!

    bjs

  9. Harumi permalink
    fevereiro 17, 2008 5:22 pm

    Michelle,
    Tá demais esse seu “tuto”. Adorei!

Deixe um comentário

