Skip to content

Funções do Photoshop que mudaram a minha vida

abril 3, 2008
by

Antes de começar meu primeiro post aqui no Scrap Blog (que emoção!!!), gostaria de agradecer o carinho das leitoras no post de primeiro de abril. Vou tentar retribuir com as dicas mais legais que eu encontrar!

Hoje eu estou escrevendo para as iniciantes no Photoshop. Eu uso o programa há 6 meses e no começo ficava louca com a quantidade de funções e opções que ele oferece. Como aconteceu com outros programas, hoje existem algumas funções que eu não conhecia e agora uso toda hora. Elas salvam a minha vida em cada layout. São essas que eu gostaria de ter aprendido antes de começar:

Ctrl+T (Transformação livre) – na primeira vez que usei o programa eu fui toda animada fazer um layout. Abri um arquivo, coloquei um papel, coloquei uma foto e… a foto era grande demais. Juro que passei meia hora procurando como aumentar e diminuir a foto. Tive que ir atrás de um tutorial pra descobrir. Transformação não é mesmo um nome feliz para essa função e o fato dela estar no menu Editar não ajuda muito. Pra provar que não era só eu batendo cabeça com isso, eu já recebi pelo menos 3 e-mails de amigas desesperadas porque não conseguiam arrumar o tamanho dos elementos. O fato é que depois que você descobre, é a função mais usada da sua vida de scrapper. Ctrl+T para aumentar, diminuir, girar… Ctrl+T na cabeça.

Ctrl+Alt+G (ou em algumas versões do Photoshop, Ctrl+G) – a famosa clipping mask, a forma mais fácil de usar um template e também de “cortar” papel em formas específicas. Escolha a forma, coloque o papel na camada de cima, aperte Ctrl+Alt+G e pronto, está cortado. Você ainda pode mexer no papel ou na forma, mudar de lugar, de tamanho, de ângulo. Quando estiver satisfeita com o resultado, clique na camada do papel e aperte Ctrl+E para consolidar tudo numa camada só.

Inner Shadow (Sombra interna) – antes de aprender a usar inner shadow eu clipava papéis em formatos específicos e sempre achava que as beiradas ficam meio esmilinguidas, sem destaque. Daí alguém me deu a dica do inner shadow para usar com papéis de fundo e eu achei que ela era perfeita para usar nos papéis clipados também. Depois de fazer o clipping mask, vá em Layer Styles/Inner Shadow. Mude o blending para Color Burn. No campo Distance, coloque 0. No campo Size, vá deslizando o marcador para a direita e prestando atenção no efeito que ele dá no papel. Quando chegar no efeito do tamanho desejado, mexa na opacidade para deixá-lo mais claro ou escuro. Os valores dependem muito do papel. Muitas vezes dois papéis da mesma cor têm efeitos bem diferentes com os mesmos valores, então tem que ser no olho mesmo.

Create layer – permite que a gente separe a sombra em sua própria camada e consiga fazer de gato e sapato com ela, como as meninas já ensinaram aqui várias vezes. Mas existem outras utilidades também. Você pode colocar um stroke (borda) numa foto, elemento, ou até em uma fonte, separar, e usar aquela camada como clipping mask. Reparem no título abaixo. Eu escrevi o texto, coloquei um stroke grande, separei, clipei um papel e ainda coloquei um pouco de inner shadow (uma coletânea das dicas acima, olha a utilidade!).

Titulo

Já nesse layout, as flores tinham os caules e folhas desenhados em preto, eu queria verde. Apliquei um color overlay verde na camada, mas as flores ficaram verdes também. Separei a camada e usei a borracha para apagar em cima das flores. Funcionou direitinho, pelo menos eu acho, hehehehe…

Spring-Boy

Size – é um dos campos da tela Drop Shadow. Eu uso para dar um efeito esfumaçado nas beiradas das sombras, o que evita aquele visual de sombra desenhada com lápis, que fica tão feio. Geralmente eu uso de 6 a 10 pontos a mais que os valores dos campos Distance e Spread, um pouco menos se o papel embaixo for bem escuro (nesse caso definição da sombra é um ponto positivo). Reparem na diferença:

Com Size 0:

Sombra0

Com Size 8, acompanhando os outros valores:

Sombra8

Com Size 14 (o que eu usaria):

Sombra14

E você, que usa o Photoshop há mais tempo, quais são as funções que você queria ter aprendido desde o primeiro dia?

Image

Anúncios
Deixe um comentário leave one →
  1. abril 3, 2008 9:18 am

    Clipping é tudo de bom 🙂 ótimas dicas Dani!

  2. abril 3, 2008 9:22 am

    Dani!!
    bem-vinda ao scrapblog e tô adorando “te ler”. Ainda estou me recuperando do susto do primeiro de abril….kkkkk!!! Mas claro que vc num foi o susto, né?! foi a surpresa boa!

    Adorei essas dicas, realmente vc resumiu tão bem essas dicas, que são fundamentais. E eu sempre aprendo com as dicas de vcs! O Inner Shadow eu nunca havia pensado em usar em papéis clipados… vou experimentar!!

    bjs e obrigada! ficou lindo seu primeiro post!!

    Silke

  3. Raquel Luzardo permalink
    abril 3, 2008 9:23 am

    Oi Dani!!!!!
    Parabéns pelo post!!!
    Maravilhoso!!!!
    Tenho uma dica pra deixar… o q eu gostaria de ter aprendido no começo é uma coisa besta, mas q eu nao sabia kkkkk Sabem aquelas paginas cheia de camadas, q depois precisamos achar determinado elemento (um alpha, um botãozinho ou qqr coisa…) e “perdemos” ele no meio de tantas camadas e levamos um tempão para localizar a camada exata?? pois é… é só sselecionar a ferramenta move tool (V) e lá em cima clicar no quadradinho do Auto Select Layer… Pronto!!!! é só clicar no elemento q vc quer q a camada dele será selecionada!!!!!!
    Não sei se consegui explicar direito… kkk
    Beijos, meninas!! Adoro vcs!!!
    :o)

  4. abril 3, 2008 9:29 am

    Dani maravilhoso o post com certeza dicas super úteis!
    A primeira que queria ter aprendido e me bati até descobrir como era, foi apertar o shift enquando redimensono um elemento ou a foto, foi um custo até descobrir isso e ficava tudo destorcido!

    Bjs!

  5. abril 3, 2008 9:38 am

    Genial!!! Ótimas dicas Dani!!!

  6. Mic permalink
    abril 3, 2008 10:30 am

    Arrasou, Dani! Já tô vendo a parte XVIII dessa série! rs É disso que o povo gostaaaaa!

  7. abril 3, 2008 10:49 am

    Adorei as dicas Dani, adoro aprender coisas novas e poder inovar! Algumas dessas dicas eu tinha aprendido no curso da MIC!
    Esse layout ai de cima ficou lindo demais!

  8. abril 3, 2008 11:27 am

    Legal as dicas, adorei Dani!!
    Já começou arrasando! 😉

  9. abril 3, 2008 11:31 am

    Arrebentou, Dani!!!

    Essas ferramentas são tudo de bom e tb apanhei bastante pra descobri-las e facilitar minha vida! rsrssrs

    Começou com pé direito!!!

    Bjks

  10. MARA permalink
    abril 3, 2008 11:42 am

    Uau!!!! adorei as dicas e vou correndo tentar aquelas que ainda não conhecia. Quando começei a usar o Ps também fiquei doidinha, não conhecia os comendos e queimei muito a cuca tentando descobrir. Hoje ainda acho que as sombras dos meus Los não ficam como eu gostaria que ficassem, sempre fica faltando o tchan, mas eu chego lá hehe!!!!
    Beijocas

  11. vir brandi permalink
    abril 3, 2008 12:09 pm

    Oi Dani…
    muito boas as suas dicas… agora o LO, o que eh aquilo?? MARAVILHOSO!!!
    vou guardar aqui para liftar. 🙂
    bjo
    Vir

  12. abril 3, 2008 2:41 pm

    Que maravilhaaaaaa!!
    Vou tentar aqui!!

    Beijos

  13. abril 3, 2008 2:46 pm

    Nossa adorei as dicas menina Daniela.
    Tmb quero saber como faço para retirar o fundo de uma foto. Alguém me ajuda?

  14. abril 3, 2008 2:58 pm

    Ótimas dias para quando eu tiver o meu!!!!

  15. Márcia Closs permalink
    abril 3, 2008 3:43 pm

    Boa tarde!!! Meu nome é Márcia Closs, sou gaucha de Sapiranga e tenho uma filha de 2 anos e 7 meses ( lindissima)

    Tenho entrado aqui praticamente todo dia aqui !! e fico impressionada com todas os templates e imagens que voces montam… estou apaixonada… não diria que sou novata no assunto, por que na verdade entendo muitissimo pouco e novata ainda é muito superior ao que sei kkkk, tenho usado o fhotoshop totalmente para uso domestico mexendo e mudando algumas fotos da minha filha e fazendo alguns cartõesinhos em datas comorativas….

    Já vi muitissimas dicas interessantes e importantes e to adorando tudo isto, no momento ainda esta me faltando um pouco de tempo para tentar praticar as aulas aqui dadas, mais nas proximas semanas estarei me organizando melhor..

    Só não podia deixar de dar os meus parabéns a este grupo e me apresentar ja que nos ultimos 10 dias tenho visto e lido tudo aqui, não queria ser apenas um espião kkk

    Obrigada

    Márcia Closs

  16. abril 3, 2008 4:22 pm

    Sabe o que eu ainda não sei? rs
    Eu coloco um elemento, ex, um botão….e lá no final do scrap quero mudar o tamanho dele….como eu faço? Só consigo mudar o tamanho ou posição do ultimo elemento colocado! Afe! Bj

  17. abril 3, 2008 4:58 pm

    Danni amei teu blog agora nao sairei mais de la.Meninas parabens pela escolha,que alto astral neh?Me encantou,e obrigada de coraçao pelos divinos tutoriais,estao perfeitos,sou cliente.
    Já me refiz do susto,agora é só desfrutar.
    Mimos a tds!!!

  18. abril 3, 2008 7:18 pm

    Adorei as dicas Dani!!! Manda mais vai!!!!
    Bjs
    Lili

  19. abril 3, 2008 8:07 pm

    Oi Dani , vc acredita que tenho instalao o PS ,mais nao me arrisco usar ,ficou no corel mesmo ,mais lendo as dicas vou tentar usa-lo de novo ! valeu as dicas muito bom!
    bjuss

  20. Rê Monteiro permalink
    abril 3, 2008 10:00 pm

    Nooooooossa!!!
    Quanta coisa boa!!!
    Tem trabalho para um tantão de dias, já que não consigo ficar hoooooooras trabalhan do por aqui!!!
    Bjs e obrigada.

  21. abril 3, 2008 10:35 pm

    Ótimas dicas!
    Amei Dani, vou favoritar pra ler com mais calma depois!
    Bela estréia hein?!
    beijos, Cá!

  22. Kati permalink
    abril 4, 2008 11:18 am

    Adorei as dicas!! São uma mão na roda mesmo, mas eu fiquei com uma dúvida em relação ao Inner shadow, quando você fala em papéis clipados são papéis presos a outros? É uma dúvida mto boba!!

  23. abril 5, 2008 3:28 pm

    Adoro seu site. Assinei a sua Newsletter e queria agradecer tudo que vc tem nos enviado ! Falta-me tempo para praticar, mas amo ver os trablahos. 🙂

  24. Convidada Scrapblog permalink
    abril 17, 2008 5:31 pm

    Nossa, gente, quantos comentários! Vocês realmente sabem fazer uma garota se sentir bem vinda!

    Desculpem a demora pra responder. Vamos lá!

    Raquel Luzardo, ótima dica, já usei muito. Eu procuro não deixar esse dispositivo ligado o tempo todo, pq eu me confundo muito, mas quando tou trabalhando com muitas camadas e preciso mexer em todas, é no auto-select que eu vou!

    Tathy, a Mic é a especialista em extração, lembra que ela explicou no curso? Vou perguntar pra ela se tem um tutorial. Essa é uma coisa que eu não consigo fazer pq minha mão treme demais, mas acho lindo!

    Ana, para mudar o tamanho de um elemento, vc tem que estar com a camada dele ativa. Usa a dica da Raquel aí em cima pra localizar a camada de cada elemento, depois usa o Ctrl+T para redimensionar.

    Kati, quando eu digo papéis clipados, são papéis que foram cortados em shape com o Ctrl+Alt+G, conforme eu expliquei no post.

    É isso, se tiverem mais perguntas, é só mandar!

  25. Debryka permalink
    abril 18, 2008 12:29 am

    Cara convidada do Scrapblog,

    Sòmente hj qu arrumando meus papeis,encontrei seu blog anotado entres e verificando se já o havia favoritado,fiquei mto empolgada qdo li o título de sua reportagem “Funções do Photoshop que mudaram a minha vida” e fui ver o que era.
    Na realidade já conheço a maioria delas,principalmente aquelas que dizem respeito à Layer Style.Concordo plenamente com vc,elas fazem um efeito fantástico nas fotos,principalmente se vc acrescenta uma “Frame” bonita, ela fica maravilhosa.
    Vc já experimentou envelhecer algumas fotos?Elas ficam lindas.Costumo fazer isso qdo alguma foto não ficou mto nítida,daí qplico o envelhecimento “cor sépia” e acrescento uma “FRAME”do tipo “VINTAGE”baixada dos freebies dos sites de scrapbook e elas ficam lindas.
    Eu só vou discordar de vc em uma coisa:Não foram só as funções do Photoshop que mudaram a minha vida,mas sim todo o programa em si.
    Eu sou terrivelmente apaixonada por fotografia,nunca fiz curso nenhum mas como costumo ler sobre tudo que me interessa mto,sempre li sobre máquinas fotográficas e fotografia em si,tipo:revista,artigos sobre fotografias,sites sobre fotos,o carderno de Informática de 2ªfeira no jornal(pois sou viciadona um PC ) e etc e tal.Então aprendo mta coisa nestes arquivos.
    Confesso que qdo saíram as máquinas digitais,elas não me convenceram de imediato,custei mto prá comprar uma e só comprei após ter lido um artigo no jornal explicando mto bem como funcionava o trabalho com uma fotografia digital.
    Hoje,estou na minha 2ªmáquina.´
    Nunca me conformei em só revelar as fotos de um evento em família ou com amigos ou em uma viagem e colar as fotos simplesmente noálbum sem que elas tivessem alguma coisa que me fizesse lembrar do que havia acontecido no dia em que tirei aquela determinada foto.Sempre adorei montar álbum de fotografias e eles sempre foram legendados com comentários sobre cada foto “HJ NA LINGUAGEM DO SCRAPBOOK,É O QUE CHAMAMOS DE JORNALING”.Ficava mesaes montando aqueles álbuns.Varava e ainda varo hj principalmente com o Scrapbook,madrugadas só prá montar uma foto legal.
    Tudo bem,até que numa dessas viagens que fiz com meu marido,conhecemos um casal,cuja a mulher ,tb era apaixonada por fotos e que assim como eu haviaacabado de adquirir uma digital identica a minha.Fram várias as coincidências em nossas vidas e hj nem precisa dizer que somos amissíssimas.
    Só que essa amiga ,havia feito um curso de Photoshop e eu como já conhecia o programa,instalei o Photoshop dela no meu PC e comprei o livro referente ao programa que ela havia feito o curso,no caso PHOTOSHOP 7.0 , o qual uso até hj.
    Com o livro,fui aprendendo a trabalhar com este programa que sim “ele mudou completamente a minha vida”.Estou sempre estudando o livro ,tirando dúvidas,lendo os f´runs das comunidades do orkut,participando de alguns e tirando mtas fotos.mtas mtas mtas mesmo.
    Com o Photoshop aprendi à fazer o Scrapbook Digital e a cada evento do qualparticipo,seja ele qual fôr,lá vou eu com minha máquina,registro tudo e depois vou montando os álbuns.Minhas amigas ficam loucas qdo mostro prá elas.
    Atualmente estou montndo o álbum de formatura da minha filha.Passo horas no PC,faço tudo correndo só prá ficar montando meus scraps.
    Realmente,eu digo com todA sinceridade que o PHOTOSHOP,MUDOU A MINHA VIDA.
    Sou extremamente gradecida à esta minha amiga por ter me apresentado à ele.Digo sempre a ela que este foi o maior e melhor presente que ela poderia ter me dado.
    Espero poder ajudar com algumas das coiss que andei aprendendo no Photoshop,só que não sei usar esses termos técnicos que vcs usam não.
    Adorei ter conhecido este blog,tomara que possamos trocar várias dicas e solucionar algumas dúvidas,que eu por exemplo tenho várias.

    Parabéns pelas dicas maravilhosas postadas aqui,elas são realmente mto proveitosas.Já criei um doc no WORD sobre elas e espero poder durante o feriado aplica-las nos meus scraps,que por sinal estão atrasados.

    Na minha próxima postagem ,se der,enviarei um dos meus scraps.

    Beijos com carinho,
    da Scrapper Apaixonada,

    DEBRYKA.

  26. Marisa Sócio permalink
    setembro 9, 2008 11:10 pm

    Estou adorando todas as dicas!
    Muito obrigada!
    Marisa

Trackbacks

  1. Scrapblog » Mais funções do Photoshop que mudaram a minha vida
  2. Scrapblog » Cantos arredondados - como fazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: