Skip to content

Mais funções do Photoshop que mudaram a minha vida

abril 14, 2008
by

Como a resposta ao meu primeiro post foi muito boa, e eu esqueci de incluir algumas funções excelentes, resolvi fazer um segundo post, um pouquinho mais avançado.

Vamos às funções:

Ctrl + Click – Segurar o Ctrl e clicar no quadradinho de uma camada seleciona o contorno dela, certo? Pra que serve? Pra muitas coisas, mas pra mim serve principalmente para fazer aquele efeito de um elemento passando por cima e por baixo do outro. Eu coloco os dois elementos, posiciono bem, seleciono a camada de cima, faço ctrl+click na camada de baixo e apago com a borracha as partes que deveriam ficar escondidas. Eu mostro:

– Contorno da camada debaixo selecionado com ctrl+click:

ctrlclick1

– Partes que deveriam ficar escondidas apagadas com a borracha:

ctrlclick2

Só tenha o cuidado de prestar atenção na sombra desse elemento que foi parcialmente apagado. Dependendo do ângulo, pode ficar sobrando sombra onde não devia. Nesse caso você vai precisar separá-la numa camada independente e apagar um pedaço, usando o mesmo processo.

Smart Sharpen (no menu Filter) – no começo eu fazia os meus layouts, salvava e reparava que eles ficavam meio embaçados, as cores um tanto indefinidas. Tudo bem que eu não enxergo muita coisa, mas comparados aos outros layouts tinha alguma coisa errada. Então um dia li um tutorial e descobri a existência do Sharpen. Testei e nunca mais larguei. Assim que eu termino e achato o layout eu uso o Smart Sharpen, 40%, 1 px. Depois eu salvo pra colocar na galeria. Teste no seu photoshop. Na tela do Smart Sharpen tem um campo Preview. Marque, desmarque e veja a diferença.

Warp (Edit/Transform/Warp) – No primeiro post eu falei do Create Layer, de como separar a sombra em sua própria camada. O próximo passo pra mim é sempre usar o Warp. Com ele você repuxa e distorce determinada camada. Em todos os meus layouts eu faço isso, pelo menos em uma camada. Sempre uso em fitas, fotos sem molduras, elementos com moldura. Sempre procuro repuxar uma ou outra. O segredo é fazer de pouquinho em pouquinho e sempre lembrar do ângulo das outras sombras. Aqui no Scrapblog as meninas já colocaram um tutorial ótimo sobre isso, vale a pena ver de novo!

Varinha mágica – ela serve para uma infinidade de coisas, mas o meu uso mais frequente é com frames. Sabe aquelas frames em formatos diferentes? Com a foto posicionada embaixo da moldura, eu clico com a varinha mágica dentro dela (no espaço vazio) para selecionar a abertura pra foto (a camada da moldura tem que estar ativa). Vou em Select/Modify/Expand e coloco de 10 a 20 pixels, dependendo da moldura, para a foto não ficar exatamente do tamanho da abertura. Daí inverto a seleção com Shift+I, clico na camada da foto e aperto o Delete. Tá lá, sua foto ajustadinha.

São essas as funções que eu tinha pra compartilhar com vocês. Não deixem de ler também os comentários do primeiro post, tem muita dica boa por lá. Para quem deixou perguntas lá nos comentários, eu vou responder ainda hoje!

Image

Deixe um comentário leave one →
  1. abril 15, 2008 3:09 pm

    Amei as dicas, Dani!!!

    Essa primeira eu fazia meio amadora, dava meio certo, mas essa aí deve ser batata… vou testar!!
    A da varinha é tudibom!!! Fiquei meio confusa mas vou testar em casa… eu e as frames lutamos um bocado pra nos acertarmos… isso vai facilitar!! srsrsrs
    Brigadãooo!!

    bjks

  2. abril 15, 2008 6:51 pm

    Adorei as dicas, Dani!
    Agiliza muito na hora de fazer um LO, né? Muito bom!!

  3. abril 15, 2008 9:38 pm

    Daniiiiiiiii, que maravilha!! Mais uma vez amei as dicas!!!

    Acho que vou fazer uma camapnha: “Dani pra sempre no Scrapblog”!!

    Bjs em todas
    Fê Pacheco

  4. Mag permalink
    abril 16, 2008 12:37 am

    Adoooreiiiii !!!!

    Tudo de bom essas dicas, ja estão nos meus favoritos

    Bus Dani , parabéns pelo trabalho

  5. Mag permalink
    abril 16, 2008 12:38 am

    É bjus viu e não Bus, kkk

    Xau…

  6. abril 16, 2008 9:35 am

    Báh Dani as primeiras dicas já haviam mudado, agora esta do ctrl + click vai mesmo mudar a minha vida, eu fazia isso a olho rsrsrsrsrs!!
    Obrigada!!!!!!!!

    estrelinhas coloridas

  7. abril 16, 2008 10:14 am

    Essas dicas são tudo Dani, com certeza facilita um bocado o nosso trabalho!

    Bjs!

  8. viviane + gabi + lucas permalink
    abril 16, 2008 11:09 am

    Olá! Dani, você anotou as dicas da Mic do nosso curso aqui em Brasília? Eu anotei tudo meio confuso, agora eu fico toda enrolada em colocar em prática. Estou procurando uma organizada que tenha copiado bonitinho… ka ka ka…. estou adorando suas dicas. Quero ter é tempo pra fazer tudinho….

  9. abril 16, 2008 11:47 am

    Daniiii,olha a atrasada aquiii, que felicidade que a convidada desse mês és tuuuu, parabéns, nada mais merecidooo!!! nossa, fui la fuçar no primeiro post, quanta dica legal!!! Você ta arrasando nos posts!!!

  10. abril 16, 2008 1:14 pm

    Adorei as dicas principalmente pq sou aprendiz no photoshop…obrigada.
    bjs

  11. kellen permalink
    abril 17, 2008 1:50 pm

    oi adorei as suas dicas no photoshop tentei fazer esta Warp (Edit/Transform/Warp)
    mas notei que no meu photoshop que e em portugues nao tem…e uma pena mas vamos ver se consigo fazer de outro modo…parabens seu post ta muito legal…

  12. Convidada Scrapblog permalink
    abril 17, 2008 4:51 pm

    Obrigada, meninas, espero que as dicas sejam úteis!

    Viviane, não anotei quase nada aquele dia! Eu fui a sonsa que esqueceu até a caneta, lembra? hehehehe…

  13. abril 18, 2008 1:36 pm

    Dani, adorei! Salvei tudim aqui. Só não entendi direito a questão do Smart Sharpen…rsrs. Meu PS tá em Português, mas tem algo a ver com TORNAR NÍTIDO? Bjus!

  14. Ideli permalink
    abril 22, 2008 3:19 am

    Adorei as dicas são ótimas. beijos Ideli

Deixe um comentário

