Skip to content

PAP – Mini album chaveiro

maio 7, 2008
by

Tá todo mundo pronto prá se sujar de cola? Iurulll! Vamos ao PAP! Antes do início na nossa aulinha on line, vale ressaltar que eu não tenho muita experiência nesse lance de artesanato. Então não reparem se eu usar termos que não existem e na minha falta de técnica, hein (hahaha) ! Vou adaptando os procedimentos conforme os materiais e ferramentas que disponho.

Aqui está a listinha dos materiais:

papc1.jpg

1 – Tesoura
2 – Cola gel para decoupage
3 – Pincel de cerdas macias
4 – Páginas do chaveiro impressas na impressora a laser ou em papel fotográfico
5 – Papel hoeller ou Paraná (melhor se for o hoeller, também conhecido como Papelão Couro)
6 – Lixa de unha
7 – Furador de papel
8 – Estilete
9 – Cortador de papel (não é essencial mas ajuda muito)
10 – Régua
11 – Botões
12 – Fitas

Eu esqueci de incluir três materiais importantes na figura, anota aí:

13 – Fita banana
14 – Verniz
15 – Correntinha de bolinha com fecho arroz e argola (procure em loja de materiais para bijuteria)

A montagem dos chaveirinhos é bem simples de fazer. É recortar e colar! Use uma base de corte para executar as etapas de corte. Se não tiver a base, procure uma superfície que não estrague devido à ação do estilete. Eu fiz tudo na mesa de granito mesmo.

Usando estilete, régua e tesoura, recorte as página do chaveirinho e, depois, transfira o desenho para o papelão (hoeller ou Paraná). Use o cortador de papel para cortar as laterais do papelão, o acabamento fica muito melhor do que cortando com estilete. Se optar pelo estilete, mantenha a mão bem firme para não fazer fendas. Use a tesoura para arredondar os cantos.

papc2.jpg

Agora é hora de colar! E aqui vai uma dica super importante prá quem for usar o template: não esqueça de rebater o QT para fazer o verso dos chaveirinhos. A Mic já deixou o verso das quick pages rebatido e prontinho para impressão. Quem usar o template deve lembrar de fazer isso. Com o auxílio do pincel, espalhe a cola gel na plaquinha de papelão.

papc3.jpg

Cole a parte da frente, pressionando com delicadeza até aderir bem. Você pode usar um pano macio para retirar alguma bolha de ar que venha a aparecer, fazendo movimentos do centro para as bordas. Faz-se a mesma coisa na parte de trás, mas antes, é preciso colocar pedacinhos de fita banana (dupla face com espuma) nos enfeites que ficam prá fora da plaquinha de papelão. A fita banana faz o enchimento e dá mais resistência. Espere a cola secar. Se ficar alguma rebarba do corte, use a lixinha de unha para eliminar esse problema!

Você pode inkar as bordas do chaveiro para conseguir um acabamento mais bonito. Eu usei uma carimbeira do tipo ink distress e apliquei a tinta com o auxílio de uma esponja de cozinha. Você pode usar tinta acrílica para artesanato como material alternativo (anota aí na lista de material também, rs). Antes de inkar as bordas do chaveiro, faça uns testes para saber a quantidade de tinta e pressão necessária para fazer o efeito que você deseja! Espere a tinta secar.

papc4.jpg

Para dar o acabamento final e proteger o trabalho é preciso envernizar. Pode ser qualquer tipo de verniz, mas eu recomendo o verniz spray semi brilhante. O verniz spray é de aplicação muito fácil, além disso não forma bolha! Gosto do semi brilho pois não fica reluzente como o verniz brilhante, nem opaco demais como o verniz fosco. O semi brilho dá um ar fosco, mas sem ser opaco!

Dica para aplicar o verniz: verifique se os chaveirinhos estão insentos de pó ou gordura e os coloque em superfície plana para evitar bolhas de escorrimento (proteja a superfície com jornal ou outro material qualquer) . Mantenha o spray a uns 30 cm de distância e aplique com movimentos constantes e uniformes.

Meninas, lembrem-se que o verniz borra a impressão a jato de tinta, por isso é muito importante que a impressão das páginas seja feita na impressora a laser ou em papel fotográfico. Espere o verniz secar e repita o procedimento no verso.

Fazendo os furos: eu usei um alicate chamado crop-a-dile para fazer os furos no meu chaveiro. Por esse motivo, deixei para furar as plaquinhas depois de prontas. Faça um teste com o seu furador para ver se ele tem “força” para perfurar o papelão junto com duas camadas de papel. Se sim, ótimo! Em caso contrário você terá que furar tudo separadamente, antes de colar. Não esqueça de fazer marcações para que o furo fique sempre na mesma posição!

Se você quiser e tiver como colocar ilhoses, fica muito charmoso também! Prá decorar providencie fitas, faça lacinhos, cole uns botões.

papc5.jpg

Prá finalizar basta colocar na correntinha, amarrar mais umas fitas e você terá um presente perfeito e único para o Dia das Mães!

papc6x.jpg

créditos

Qualquer dúvida pode deixar recado no blog que a gente responde aqui pelos comentários mesmo! Sugestões e dicas são super bem-vindas também! Antes de encerrar o post, gostaria de deixar um agradecimento especial à scrapper Bruna Betoli, que sempre tira minhas dúvidas com carinho e paciência. Obrigada, Bru.

Ah, espero que vocês tenham gostado de ver o assunto Híbrido por aqui! Agora a Mic foi convocada para o Hybrid Team do ScrapArtist e adivinhem? Eu também fui chamanda prá fazer parte da equipe! Iupiii! Logo, logo a gente volta com mais projetos como este! Por ora estou louca prá ver como ficaram os chaveiros de vocês, deixem o link aqui prá gente ver.

Beijos e até +!

anaamorim.jpg

Deixe um comentário leave one →
  1. Mic permalink
    maio 7, 2008 1:11 pm

    Aninha, tô aqui batendo palmas pra você. Esse PAP está pefeito, ilustrado, super fácil de entender. Tô feliz com o trabalho de equipe que fizemos, viu?!

    Meninas, quero ver todos os chaveiros que vocês estão fazendo! Mandem ver!!!

  2. maio 7, 2008 1:17 pm

    Tô fazendo o meu aqui, meu primeiro projeto híbrido rsrsrs…eu simplesmente amei essa idéia!
    Muito obrigada mesmo!
    Feliz Dia das Mães!
    Beijos.

  3. maio 7, 2008 1:45 pm

    Ficou otimo o PAP!!

    Mas eu sou tão topeira nesses lances manuais que sei não… mas prometo tentar!!!
    Adorei o começo da série de hibridos no SB… começaram com pé direito!!!
    Bjks

  4. maio 7, 2008 1:54 pm

    Ótimo PAP Aninha!!
    bjao

  5. maio 7, 2008 2:48 pm

    Eses PAP está PERFEITO!
    Adorei os detalhes, as dicas, vou refazer o meu e depois coloco uma foto aqui!
    Bjos

  6. maio 7, 2008 3:03 pm

    Wow! Muitos parabéns por este PAP. Por enquanto não prometo aventurar-me no híbrido, mas vou guardar este tutorial porque de certeza vou utilizá-lo mais tarde.

    Beijinhos

  7. maio 7, 2008 3:14 pm

    Lindo Aninha!
    Parabéns.

  8. maio 7, 2008 3:26 pm

    Aninha como sempre super bem explicado, vcs estão de parabéns pelo projeto divino q fizeram e agora por esse pap.

    Beijos e obrigada!

  9. maio 7, 2008 4:14 pm

    Olá
    Gostaria de aprender a fazer scrap digital, vocês dão cursos ou poderiam me informar sobre algum?…moro em São Paulo.
    Bjs,
    Márcia Rocha

  10. maio 7, 2008 4:36 pm

    U.A.U!!!!
    Lindos os chaveiros! Parabéns meninas, ficaram demais!

    Aninha, obrigada pelo PAP, super detalhadinho e bem fácil de entender!
    Vou hoje mesmo comprar as coisinhas e fazer o meu, qualquer coisa eu grito!
    Obrigada e parabéns, mais uma vez!
    Beijos, Cá!

  11. Pri Salles permalink
    maio 7, 2008 4:41 pm

    Meninas!
    Um mês fora e volto e dou de cara com esse blog super recheado, que delícia! Amei de paixão os templates e as QPs Mic, e esse PAP Aninha, está muito bom, super ilustrado, adorei, quem sabe ainda consigo fazer o meu né?
    Só uma coisa: o link2 da QP está expirado, não consegui baixar 😦

    Super beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Marcela permalink
    maio 7, 2008 5:30 pm

    Amei o PAP, Aninha! Ficou supre bem explicado e ilustrado, fácil, fácil de entender. Já comprei a correntinha e argola de chaveiro, os outros materiais já tenho em casa. Até domingo passo aqui para mostrar para vocês.
    Uma dúvida: o que você quis dizer com “rebater o verso do QT”?
    Obrigada
    Beijinhos
    Tchela

  13. Ana Amorim permalink*
    maio 7, 2008 5:49 pm

    Oi, Marcela!
    O rebatimento é no photoshop ainda, para que a parte de trás encaixe perfeitamente na frente. Lembre que vc vai ter que virar a folhinha para colar uma na outra, então a parte de trás tem que ser um “espelho” da parte da frente, sacou?
    Na QP a Mic já fez isso!
    Quem usar o template terá que fazer 2 arquivos: um para a frente e outro para o verso. Quando terminar de fazer o verso, deve-se mesclar as camadas e ir em Edit / Transform / Flip Horizontal. Aí vai estar prontinho para impressão!!!
    😉
    Bjs!!!

  14. Ana Amorim permalink*
    maio 7, 2008 5:53 pm

    Pri,
    Os dois links contém o mesmo .zip! Se você baixou um deles, então tá beleza!
    Vou pedir prá Nanda arrumar o link quebrado!
    Bjs!

  15. maio 7, 2008 6:07 pm

    Aninha, fantástico projeto e pap magnifico, parabéns pelo projeto e pelo ScrapArtist !! Beijos !!

  16. Cláu Akamine permalink
    maio 7, 2008 8:49 pm

    Adorei, Aninha!
    Seus PAP’s são maravilhosos!
    Obrigada, mil beijocas

  17. ReSales permalink
    maio 7, 2008 10:32 pm

    Esta tao lindo…agora tenho que descobrir como se pronuncia aqui o nome das fitas e outros elementos…

  18. maio 7, 2008 11:18 pm

    Esse PAP é MARA!!!!
    Simplesmente lindos esses chaveirinhos!
    Obrigada pelos templates!
    Vou tentar fazer tbém!
    Bjokas

  19. Harumi permalink
    maio 7, 2008 11:49 pm

    Aninha,
    Parabéns pelo PAP, super bem explicado e ainda por cima ilustrado… Vc e a Mic estão deixando todas nós loucas pra começar essa nova moda. 🙂
    Obrigada meninas!

  20. Eliana permalink
    maio 8, 2008 7:11 am

    Ola Ana…
    Adorei essa ideia de scrap hibrido,
    minha cabeca ja ta a mil de ideias!!
    Obrigada pelas dicas!
    bjs

  21. Pri Salles permalink
    maio 8, 2008 9:34 am

    Aninha! Obrigada linda! Eu consegui baixar pelo 4Shared depois!!! Adorei e estou pensando em “tentar” montar hoje!

    beijos

  22. Raquel Luzardo permalink
    maio 8, 2008 9:42 am

    Meninas!!!!!
    Q maravilhoso esse PAP!!!!
    Eu fiz uns chaveirinhos desses no Natal… mas não chegam nem aos pés desse daí… o meu ficou mais “pobrinho”…. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Lindo demais!!!!!
    Parabéns!!
    Superbeijo!!!!
    :o)

  23. maio 8, 2008 10:39 am

    Aninha,
    Agora com PAP ninguém tem desculpa pra não fazer!!
    Vou correndo baixar o meu pra providenciar um pra minha Mamys!
    E obrigada pelo carinho comigo, viu ; ) ?!
    bjks

  24. Alessandra permalink
    maio 8, 2008 11:01 am

    Oi Meninas!!

    Adorei a idéia do chaveiro. Estava eu aqui em casa pensando o que eu poderia fazer para ganhar um dinheiro e ajudar o meu marido. Ele ganha somente um salário mínimo e temos gêmeos de 1 ano e 1 mês. Então apareceu essa idéia linda!
    Vou colocar mão na obra e v se consigo fazer para vender..rsrsrsr. Apesar de não saber usar muito bem o PhotoShop, mas vou tentar. Quero muito agradecer a todos q tiveram essa idéia de coração.

    Beijão,

    Alessandra paiva

  25. maio 8, 2008 12:27 pm

    Meninas, primeiro PARABÉNS por esse tutorial! Está DEMAAAAAAAAAAAAAAAIS!!!

    Dúvidas: eu não tenho impressora laser, estou pensando em revelar como foto mesmo. Será que funciona? Nesse caso, uso o verniz? Porque a foto já é brilhante, né?

    Beijo!

    Andréa

  26. Ana Amorim permalink*
    maio 8, 2008 1:11 pm

    Déa, eu revelei em papel fotográfico! Use o verniz, sim, pq ele serve para proteger o trabalho. Imagine o chaveiro na bolsa, as pessoas querendo ver, pegar, gordura, gotinhas de chuva (nunca se sabe)… então tem que protejer, sim! Se for possível, peça prá revelar em PAPEL FOSCO!!!

    Um beijo!

  27. Carla permalink
    maio 8, 2008 2:38 pm

    Linnnnndos!!!!

    Já comprei todo o material… só preciso de uma ajudinha…

    E agora uma dúvida de SUPER iniciante no artesanal: não sei como colocar os enfeitinhos que ficam para fora das plaquinhas. Fiquei empacada nessa etapa… Please, me dêem uma luz!!!! hehehee

    Mais uma vez… parabéns pelos trabalhos!

  28. Monique Pereira permalink
    maio 8, 2008 2:39 pm

    Nhaaaiii, que lindo seu chaveiro!! Vou tentar qualquer dia desses. Por enquanto, tô tentando acabar de fazer meu cd album.
    Fiquei tristinha em ter perdido as qp´s e os templates para esse mini, são tão lindinhos!!! Vocês poderiam disponibilizar novamente, hein??? Seria M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!

    Bjocas!!!

  29. téti permalink
    maio 8, 2008 3:16 pm

    eu ammmmmeeeiiiiii! Aninha, vc e a Mic arrasaram neste. Foi o q mais amei no scrapblog até hoje! hooooray!
    Queria te perguntar uma coisa, já que moramos na mesma cidade. Aninha, em que loja aqui eu encontro pra comprar o crop-a-dile, batedor de ilhós, cortador de papel e base de corte???
    quero MUITO fazer mas quero as ferramentas direitinho, por isso te peço que me indique as lojas onde acho coisas bacanas pra scrap… nem carimbeira decente eu achei ainda! qq coisa me manda por email
    stephanytorres@gmail.com
    MIL BEIJOSSSSS
    PS adorei te encontrar outro dia. Memel continua uma princesa e a Marianinha é lindaaa!

  30. Lady permalink
    maio 8, 2008 5:49 pm

    Aninha, tá demais menina!
    Ficou maravilhoso!
    Estou com um projeto na mente, se tiver dúvidas posso te ligar?
    bjs

  31. Tatyane permalink
    maio 8, 2008 6:42 pm

    Meninas amei o pap.
    Estou começando a tentar rsrs fazer hibrido, e esse é o próximo que eu vou fazer.
    Bjos meninas feliz dia das mães 🙂

  32. Karin permalink
    maio 8, 2008 7:40 pm

    Ola.. Parabens pelo trabalho….
    Uma perguntinha basica….
    Que tipo de verniz e usado?
    e onde encontro a Cola gel para decoupage?
    obrigada
    Karin

  33. maio 8, 2008 8:23 pm

    Nossa Ana, super legal o seu blog!!! Voltarei sempre aqui, rs!!!
    Beijinhos, Adliz!

  34. Ana Amorim permalink*
    maio 8, 2008 11:10 pm

    Karin, a maioria dos materiais vc encontra em armarinhos e lojas de materiais para artesanato. Ilhoses, ink distress, crop a dile, são materiais mais específicos, que vc encontra em loja de material para scrapbooking, mas são itens que vc não precisa utilizar e pode usar materiais alternativos, como expliquei no post!

    Sobre o spray, vou colar um pedacinho do PAP:

    Pode ser qualquer tipo de verniz, mas eu recomendo o verniz spray semi brilhante. O verniz spray é de aplicação muito fácil, além disso não forma bolha! Gosto do semi brilho pois não fica reluzente como o verniz brilhante, nem opaco demais como o verniz fosco. O semi brilho dá um ar fosco, mas sem ser opaco!

    Espero que ajude!

  35. Mariana Tavares permalink
    maio 9, 2008 12:22 am

    Parabéns Aninha ficou lindooo seu chaveiro adorei bjinhos

  36. maio 9, 2008 9:29 am

    Meninas, vocês me fizeram gastar um fortuna ontem na loja de artesanate o scrap aqui da cidade! kkkkk

    O duro é que vão sair pelo menos uns 04 chaveiros: um para mim, um para minha sogra, um para minha irmã…… o difícil vai ser parar de fazer os chaveiros!!!

    Amei! Obrigada pela dica!!! O mais difícil que fazer, é ter estas idéias maravilhosas!!!

  37. Carla permalink
    maio 9, 2008 10:12 am

    Poxa… ninguém me deu um help!

    Queria saber como usar a fita banana para dar volume nos elementos… Buá!

    Ainda tô empacada!!!!!!!! hehehehe

    Descobri que sou um NADA no artesanal!!!!

    Tô esperando uma ajudinha, hein!!!

    beijos

  38. Vanessa permalink
    maio 9, 2008 11:47 am

    Nossa!!! Esse PAP está maravilhoso… super didático!

    Tenho só uma dúvida: qual a expessura do papel hoeller que foi usada nesse projeto? A fita banana não vai ficar mais grossa que o papel?

    Obrigada por compartilhar conosco!

    Bjos
    Vanessa

  39. maio 9, 2008 3:04 pm

    Ana, valeu pelo kit 🙂 Eu fiz um chaveiro pra minha sogra e espero que ela goste. Estou toda orgulhosa do resultado, claro, poderia ser melhor, mas mesmo com o material que eu tinha não ficou ‘tão’ ruim 😀

    Bjs e obg equipe do Scrapblog!

  40. Jo Marini permalink
    maio 9, 2008 9:52 pm

    Aninha

    CONSEGUI colocar o recadinho!

    Muito obrigada pelo PAP, pelo freebie tbem.
    Fiz TAGs presas por elásticos coloridos, ficaram divinas. Ainda não encontrei o verniz ara comprar (vou procurar de novo amanhã), mas mesmo assim ja me apaixonei por elas. Não vejo a hora de fazer MUITAS

    BRIGADÃO

    Jo

  41. Nélida permalink
    maio 10, 2008 12:43 am

    Não poderia deixar de vir agradecer e parabenizar vocês,aff que coisa mais linda!!!!!!!!!!!!!!Então sou inicinate nessa parada,daí montei tudo fiz 3 chaveiros um meu,uma da minha mãe e uma pra sogra(aff)…mandei imprimir e pra minha surpresa as fotos ficaram escuras,avermelhadas,me deu uma dó,mas fiz assim mesmo,to aquie speradno secar para dar uma lixadinha básica e mandar ver…queria muito que vocês vissem,como faço?Bjos a todas e um feliz dia das mães!!!!!!!!!!!

  42. Marcela permalink
    maio 10, 2008 10:23 pm

    Aqui está o link do chaveiro que fiz para minha mãe: http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=77097
    Espero que gostem…
    Obrigada!!!
    Beijinhos
    Tchela

  43. Marcela permalink
    maio 10, 2008 10:31 pm

    Aqui está o link do chaveiro que fiz para a minha mãe: http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=77097
    Espero que gostem…

    Beijinhos
    Tchela

  44. maio 13, 2008 12:13 am

    Meninas, de novo suuuper obrigada, tanto pela QP, o template, o PAP e muito mesmo pela inspiração!
    Eu fiz pra mim mesma, mas com certeza vou fazer mais pra minha mãe e irmãs, Obrigada de novo.
    Vim mostrar o meu pra vcs:

    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=77343&ppuser=13165

    Beijos, Cá!

  45. suzana permalink
    maio 16, 2008 5:11 am

    Aninha eu vi seus chaveirinhos ficaram lindos!!! Senti saudade de fazer di novo os meus albuns q estao tudo parados ate pensei em vender os acessorios…
    Mas Parabens menina vc tem muito talento e criatividade

    bjkas

    suzana

  46. Dora permalink
    maio 16, 2008 6:47 pm

    Oi, Aninha
    Parabéns ! Lindo projeto e adorei te ver unindo o digital com o artesanal.

    beijos
    Dora

  47. maio 21, 2008 4:07 pm

    olá

    cheguei ao blog através do Blog da Cá … e pensei em fazer um chaveiro desses pro meu namorado … mas acho q cheguei tarde demais né … onde eu arrumo esses templates????

    to devorando o blog todinho pois achei fantastico o trabalho de vcs …

    bjinhos

  48. maio 21, 2008 7:57 pm

    Amei, Ana! Muito bem explicado, representado e de muito bom gosto! Há tempos venho buscando um PAP assim! Você é fera!!!! Parabéns, não só pelo post mas por todo o trabalho que você desenvolve!! Bjos! Rê.

  49. Anamel permalink
    maio 24, 2008 8:46 am

    Aninha,

    Adorei a idéia. Adoro scrap manual, mas nunca fiz. Tenhos vários materiais, mas tenho dificuldade na criação pois não dá para experimentar várias opções como no digital.
    Mas o híbrido era tudo que eu precisava para matar a vontade de fazer com as mãos.
    Ainda estou fazendo o chaveiro acreditam?
    Tenho um bebê em cas e o tempo fica curtinho.

    Não gostei do verniz. O resultado fica super legal. Mas comprei um da acrilex para artesanato que tem cheiro muito forte e é tóxico. São todos assim ou tem alguma versão diferente? O cheiro sai depois que a peça seca?

    É isso aí.
    Bjinhos
    Anamel

  50. junho 10, 2008 2:05 pm

    OLá
    onde posso conseguir o arquivo do template para fazer o chaveiro??
    obrigada

  51. junho 16, 2008 4:52 am

    Oi!!!
    Tenho uma vontade enorme de fazer este chaveiro.
    Onde consigo o kit?
    Obrigada!
    =)

  52. junho 18, 2008 11:19 pm

    Tb fiz meus chaveirinhos e ficaram lindos…obrigada!!!!!

    bjs

  53. Tatiana Melo permalink
    junho 25, 2008 10:36 pm

    amei o chaveirinho, ficou lindo…muito criativa a ideia!!!!, gostaria de poder fazer tbm porem gostaria de saber se vc sabe onde posso comprar esse costador de papel, por que onde moro nao tem pra vender (Rio Grande RS), se sober me avisa octati@hotmail.com
    beijinhos

  54. Tatiana Melo permalink
    junho 25, 2008 10:44 pm

    como vc colocou os ilhos, e aquele escurinho na borda? outra coisa qual o tamanho que vc indica? puxa desculpe tanta pergunta, é que tô recem iniciando

  55. Karen Cristina permalink
    setembro 18, 2008 9:02 am

    Eu simplesmente AMEI os chaveiros, tenho encontrado uma enorme dificuldade em fazer sem os templates.
    Será que vcs venderiam, ou poderiam disponibilizar novamente??
    Aguardo resposta.
    Muito obrigada!

  56. Sandra permalink
    novembro 19, 2008 9:59 pm

    Querida , que coisa mais linda e criativa ..meus parabéns

    Estava procurando lembraninhas para meus amigos da minha cidade onde morava, e achei rsrsrs adorei ….meus parabéns .Que Deus continue dando mais e mais inteligencia a vc ….beijokas

  57. dezembro 14, 2008 11:52 pm

    Que coisa mais linda esse chaveiro!!!

  58. Ana permalink
    fevereiro 3, 2009 2:23 pm

    Oi!!!
    Onde eu posso conseguir os templates p fazer o chaveiro?
    so achei esse blog maravilhoso agora e queria mto fazer o chaveirinho…
    bjus e te mais

  59. Damares permalink
    maio 24, 2009 10:49 pm

    Oi queria sabe onde encontro os templates.

    Parabéns! Amei, vou tenta fazer um aqui…

Trackbacks

  1. [ Meu Reino Unido ] » Devagar e sempre…
  2. » Palavras… momentos…
  3. Lançamentos - 17.Julho

Deixe um comentário

