Skip to content

Artista ou Designer?

maio 12, 2008
by

imagem_01.jpg

Há muitas diferenças entre ser Artista e ser Designer.

O Artista, por definição, expressa uma idéia ou um sentimento em um determinado meio, não tendo preocupação com aqueles que entrarão em contato com a peça ou produto criado. Ele parte para a criação, geralmente, por uma motivação interna (emoção/inquietação) e sua peça (obra de arte ou layout no nosso caso) tem um caráter de sublimação, originalidade e unicidade.

O Designer, ao contrário do pensamento comum, não é artista, mas utiliza elementos de arte no desenvolvimento do projeto. Ele sim tem como objetivo o mercado consumidor. Geralmente, sua motivação é externa (cliente/encomenda) e sua peça (produto, kits) tem um caráter de reprodução e multiplicação.O seu produto deve alcançar um padrão de venda satisfatório, considerando-se técnica, qualidade, estética e público alvo.

O grande desafio do Designer é transformar um produto em sucesso comercial.. Ele deve ser capaz de adaptar o seu trabalho a vontade do cliente e encontrar a melhor solução para o caso. Essa é uma das mais marcantes definições do Designer, caso contrário poderemos considerar o profissional um artesão ou artista.

O Design é um ramo de atividade bastante amplo, onde engloba uma série de especializações, entre as quais podem ser citadas o Design de produtos, a Programação visual, o Design de moda, o Design de interiores, entre outras. Estas especializações tanto podem apresentar-se de forma combinada, como no planejamento da identidade corporativa de uma empresa — atuando no desenvolvimento dos produtos, das embalagens, da marca, da papelaria, dos uniformes, além da sinalização e do layout dos seus ambientes físicos, criando uma linguagem comum entre todos estes elementos — quanto de forma isolada, como áreas independentes. No meu caso, sou uma Designer de Interiores, onde planejo ambientes e espaços, faço a seleção de cores, materiais, revestimentos e acabamentos coerentes com os conceitos estabelecidos no projeto, combino elementos entre si tais como móveis e texturas, sempre com a finalidade de estabelecer relações estéticas e funcionais aos espaços a mim confiados.

image_2.jpg

E olhando para o lado do Scrapbook ou digitalscrap me considero uma Artista, onde arranjo e monto páginas a meu bel prazer, com o unico intuito de guardar o produto final como recordação de momentos especiais e bacanas vividos por mim.Bem, porque estou falando tudo isso? Porque vejo que muitas Artistas nesse meio do scrap tem dom e talento para serem Designers também. Pessoas que conseguem passar para o papel arte com qualidade.

Nesse nosso meio do scrap, para ser Designer, seja no digital ou no híbrido, é importantíssimo um conhecimento sobre as Cores, já que essa é a sua principal ferramenta de marketing. Então se você pretende entrar para esse meio e se aventurar nessa delícia área de criação, a minha dica é mergulhar fundo nesse universo.

É fundamental selecionar uma paleta de cores correta, levando em conta o máximo de informações como tendências, design do produto e público-alvo que deseja alcançar. O produto final (kits com papéis, elementos, botões, etc. tem que produzir uma identificação imediata, além de sensações de bem estar, para que alcance o objetivo final: aprovação em grande escala.

Repare na composição abaixo.

image_3.jpg

Veja como a cor é fundamental na harmonia do conjunto seja na área de design de interiores (espaços), design de mobiliario (abajur e luminaria), design de moda (colchas e tecidos) e design de papelaria (cartão de visita).

As cores tem um papel extremamente importante para alavancar as vendas em qualquer área pois possuem o poder de despertar emoções na alma, no senso, na imaginação, na inspiração, na motivação e no desejo de todo ser humano.

Então, se você tem esse talento dentro de você invista nisso ! Fica aqui a minha dica !

image_4.jpg

malu.jpg

Anúncios
Deixe um comentário leave one →
  1. ReSales permalink
    maio 12, 2008 8:49 am

    Otima materia.

  2. Shirley permalink
    maio 12, 2008 12:56 pm

    Nossa, esta materia arrasou, vocês se superam todos os dias…
    Parabéns

  3. maio 12, 2008 2:01 pm

    Malu, sou completament apaixonada pelo assunto e queria parabeniza-la pelo post…

    Beijos em todas
    Fê Pacheco

  4. Ana Amorim permalink*
    maio 12, 2008 4:11 pm

    Malu! Esse post é um dos meus preferidos aqui do blog! Super interessante e bem explicado, arrasou demais!

  5. Monique Pereira permalink
    maio 12, 2008 5:39 pm

    Amei demais essa matéria. Também me interessa muito esse lado de design e cores.
    Parabéns!!

  6. Rosemere permalink
    maio 12, 2008 6:53 pm

    Malu,

    Adorei a matéria, parabéns! Foi uma das matérias mais legais sobre o assunto!

    Eu faço uma sugestão: já que você listou várias especializações do Design, poderia ter usado também o termo”Design Gráfico” no lugar de “Programação Visual”.

    Na verdade, as universidades de Desenho Industrial utilizam os termos Programação Visual (Design Gráfico) e Projeto de Produto (Design de Produto) para designar os cursos. Mas, usualmente os termos “design de …” são mais populares.

    Abraços,

    Rose

  7. maio 12, 2008 9:09 pm

    Malu ,

    Adorei o assunto do post .

    Parabéns por essa matéria .

    Acompanhando sempre as matérias do scrapblog vamos aprendendo cada dia mais …

    Bjinhos mil… Cris : )

  8. maio 13, 2008 12:06 am

    Malu, que ótima matéria!
    Por isso que eu tenho um blinkie de fã de carteirinha de vocês!!!

    Isso aqui, é pura inspiração, mas com muita informação!
    A.D.O.R.E.I!!!

    Beijos, Cá!

  9. maio 13, 2008 12:41 am

    Adorei o texto!! Perfeito, ótimas dicas, coisa de quem entende mesmo, né??
    Obrigada Malú!! 😉

  10. Malu permalink
    maio 13, 2008 9:09 am

    Rose, tens toda razão… sabe q na hora me faltou a palavra ? Mas com certeza pode ser classificado sim como Design Gráfico !

    Que bom que gostaram meninas.. tem mais coisa pra pintar por aqui nessa dobradinha interiores x scrap ! Aguardem !!!

  11. Alex permalink
    novembro 29, 2008 1:56 pm

    Faço edificações gosto muito de arquitetura desde de pequeno, trabalho no escritório de arquitetura aqui na Paraíba e gosto de aprender tudo que em volve na arquitetura, por exe.: paisagismo,desing de interiores e outros, gostei da sua dica! Valeu!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: