Skip to content

Desafio fotográfico

julho 7, 2008
by

Como não dá pra falar de Scrap sem falar de fotografia, a equipe Scrapblog resolveu lançar um desafio (literalmente) para vocês: que tal tentarmos dar um novo olhar às nossas fotos? Passar a arriscar poses diferentes, artifícios para deixá-las mais criativas e bonitas? O resultado final certamente serão scraps mais lindos ainda!

Esse final de semana resolvi fazer algo diferente e parti pra ação: peguei um lençol claro liso, escolhi o lugar mais claro da casa e pendurei o dito cujo com a ajuda das portas do armário do quarto da Juju. Deixei ele o mais esticado possível, fazendo com que ele também pegasse uma parte do chão, como nos estúdios fotográficos.

O local onde pendurei o lençol foi estratégico: de frente para um janelão, com uma super luz entrando, dia lindo no Rio de Janeiro, céu azul e bastante iluminado. Agora já tinha tudo o que eu precisava, certo? Errado! rs O mais difícil era fazer os meus modelos colaborarem! 😉

Como minha filha Júlia é beeeem branquinha, resolvi vesti-la toda de branco. Rafinha, o meu mais velho, posou com uma blusa verde beeem vibrante, o que causou um lindo contraste com sua cor da pele e o “fundo infinito”, nome chique para o lençol que eu estiquei lá atrás. Agora, sim, era hora de começar a brincadeira!

Tentei deixá-los livres pra brincar, mas eles me deram trabalho, achando que o lençol era uma cabana. Deu pra imaginar, né? Só queriam ficar ATRÁS do dito, para o meu desespero! Depois de fazer algumas chantagens e dar umas broncas de leve, consegui fazer com eles passassem para a parte da frente, o que me rendeu lindas fotos!

Agora, vamos à parte técnica: a câmera! Eu tenho uma Nikon D40x que sub-utilizo no momento. Para evitar erros, a coloquei no automático e saí clicando. Mas, depois de conversar com minha personal photografer Gabi Butcher, fiquei sabendo que o ideal para fotografar crianças é usar uma ISO mais alta, tipo 400 ou até mesmo 800, mesmo correndo o risco de ter uma foto mais granulada.

É que os bichinhos se mexem demais, então aquele efeito meio “borrado” pode acontecer com mais freqüência do que gostaríamos. Ainda quero aprender mais a mexer na abertura do diafragma e dominar esse lance de variações de configurações, mas o principal eu já tenho: disposição pra arriscar. O resultado? Ah, sim, vamos às fotos que eu mais gostei:

Todas elas foram tratadas no Adobe Lightroom, para ajustar balanço de branco, contraste e cores, mas mexi bem pouco. Nada como fotografar sem flash, viu?

E você, também está disposta a melhorar a qualidade de suas fotografias ou, no mínimo, começar a arriscar? Então, nem comece a se desculpar, dizendo que sua câmera é mais simples, tá meio caída, é uma point and shoot e blablabla. Trate de procurar um lençol maneiro em casa, subornar as criancinhas e partir pro abraço. Essas fotos aí debaixo eu tirei com a minha Sony W100, bem simplinha, mas usando o modo manual. Vejam o que uma boa luz e um acessório diferente podem fazer:

criancas.jpg

Ficou inspirada? Então lá vai o desafio: use a imaginação e improvise seu mini-estúdio em casa. Queremos que você tire fotos usando a técnica do fundo infinito, publique-as em uma galeria e traga o link aqui pra gente ver até o dia 14 de julho. Três felizardas ganharão cupons de 5USD da Karah Frederiks, que está fazendo aniversário e quer comemorar junto com vocês! 😉 Aproveito pra agradecer à Thais Palomares, que “descolou” esses super prêmios pra gente!

Como estamos começando juntas nesse “negócio” de fotografia, dessa vez vamos sortear entre as participantes, combinado? Só pra dar um empurrãozinho e ninguém ficar participar! Me diz se não vale a pena arriscar:

Aguardo suas fotos, tá? Mão na massa, galera!!

Anúncios
Deixe um comentário leave one →
  1. julho 7, 2008 2:02 pm

    uau…que super dica!
    vamos ver o que consigo….fazer!
    amei amei amei!

  2. julho 7, 2008 2:07 pm

    Mic, estou apaixonada por estas fotos!!! Dá vontade de morder os dois (bem poquinho, tá?)!!!

    Puxa, vou ver se consigo tirar uma fotos do Pablo! Em casa o quarto dele tem um janelão, mas é lateral ao armário!!! Vamos ver se consigo (na quinta é feriado em Sampa, bom dia pra tentar, né?

  3. julho 7, 2008 2:07 pm

    E quando não temos crianças???
    hauhaua

    Vou tenatr fazer com que minha irmã pose pra mim lá na Bahia!
    Mas vai fazer aquele “molequinho” se arrumar pra fazer pose??

    Tá pra nascer!!
    De qualquer forma, tentarei aprimorar meus dotes com a camera simples mesmo, filha única!
    Esse trem de diafragma me mata e quase me de pau na faculdade!kkkkkkkkkk

    beijosss

  4. julho 7, 2008 2:24 pm

    As fotos ficaram lindas…
    Juro que vou tentar…
    Difícil vai ser fazer o meu modelo olhar pra máquina… ultimamente eu não consigo mais tirar uma foto boa, ele foge em todas, isso qnd não coloca a mão na frente!

  5. julho 7, 2008 2:49 pm

    mic… suas fotos ficaram maravilhosas, ja tinha visto la no SA!
    vou tentar fazer com a minha top model particular… miss Natália, pq com o Artur, pode esquecer, que ele não deixa mesmo. 🙂

  6. lizandra permalink
    julho 7, 2008 2:53 pm

    Mic, você leu meus pensamentos… ontem quando vi suas fotos no forum, pensei num desafio de fotografia.
    Ai que falta me faz a minha câmera:(
    Acho que vou incomodar a cunhada e pegar a dela, quero muito fazer um ensaio com meus garotos. pode ter certeza que terei um desafio e tanto. Arthur não pode ver uma câmera que faz careta. Gustavo corre demais, impossível ficar parado. vou ver o que consigo, mas quero muito participar. ai ai, ainda tem o lençol rsrsrsr
    beijos

  7. julho 7, 2008 2:57 pm

    Mic! Que máximo este desafio!!! Quero ver as fotos da galera e vou providenciar algumas minhas tb.! Obrigada pela menção… sempre uma honra ter o nome mencionado aqui 🙂
    Vamos ver se consigo fotografar Rebeca quando for visitá-la na casa de minha mãe…
    Estas fotos suas ficaram um arraso!!!

    Bjs.,

    Gabi

  8. julho 7, 2008 3:03 pm

    Que legal, adorei a idéia do desafio e estou aqui matutando qual local lá de casa ficaria bom rs……
    Beijos

  9. viviane neves permalink
    julho 7, 2008 3:16 pm

    Mic, tem que ter o fundo mesmo??? lá em casa não vai dar certo…kkkk.
    Estou bem no meio de um processo de suborno lá em casa. O plano é tirar fotos das crianças fazendo algo no banheiro, tipo escovando dentes e penteando o cabelo (nada constrangedor, lógico) porque eu quero fotos em sépia para decorar o banheiro. Só que eu pretendi fazer as fotos no banheiro mesmo, não pode???

  10. Mell Caetano permalink
    julho 7, 2008 3:32 pm

    Adoreiiiii!!! E vamos tentar né…. Já preparei o lençol e vou aproveitar que a pequena está elétrica e vamos ver no que dá… Logo venho mostrar !!! Saudades meninas 😉

  11. julho 7, 2008 4:15 pm

    Viviane, o desafio dessa vez é com o fundo infinito, tá? 😉

  12. julho 7, 2008 4:26 pm

    Mic…adorei dar uma forcinha! Quando a Karah ofereceu não pensei em outro lugar!!!

  13. julho 7, 2008 6:02 pm

    Meninas! Vale essas? Tirei faz pouco tempo, com luz natural e eu amei!b Se não valer me diz ok? E esperem eu pegar minha maquina nova semana que vem, PLEASEEEEEEEEEEE.

    http://flickr.com/photos/anaalvares/sets/72157605114140155/

  14. Glayce permalink
    julho 7, 2008 6:36 pm

    Mic, eu parei nas fotos! Meu Deus! Que coisa mais linda! Os modelos, as fotos, a luz, tudoooooooo!!!!
    Tô bege aqui!
    Infelizmente vou ter q deixar pra próxima, minha câmera tá com defeito, as fotos estão saindo granuladas…. 😦

  15. Alice Cruz permalink
    julho 7, 2008 6:59 pm

    As fotos ficaram maravilhosas!!! Eu amei!!! Parabéns Mic!!

    Vou ver se consigo participar do desafio… como não tenho filhos vou tentar usar minha cachorrinha como modelo… espero que ela colabore… hehehe…

  16. julho 7, 2008 9:28 pm

    Affeeeeee que eu amei esse desafio!!! Troquei minha câmera porque queria fotos melhores e assumo que as pessoas andam fugindo de mim, de tanto que tenho praticado e usado cobaias… ahuahhauauhuah
    Vou ter que subornar meu sobrinho pq ele anda bravo comigo pq tiro muitas fotos dele… mas não quero ficar de fora!!! huauhahua

    Vou comprar um saco de pirulitos e já volto… lol

    beijossss

  17. julho 8, 2008 5:09 am

    Wow! Que fotos mais lindas!!!! Achei a ideia o máximo! Acontece que o meu modelito (o maridão) nem de longe nem de perto vai querer entrar na brincadeira!!! Ele odeia fotografias! Tenho que o apanhar sempre distraído e até já tenho o apelido de paparazzi… lololol

  18. Cristiana permalink
    julho 8, 2008 9:31 am

    Fotografia é minha vida, mas sou daquele tempo antigo em q se usava filme, e achava-se o foco com os dedos na objetiva!
    Agora só tenho uma w55…será que consigo com ela?

  19. julho 8, 2008 10:30 am

    Meninas, não acreditei quando li… pq ontem eu fiz exatamente isso… claro que não ficaram tão boas como as da Mi, mas eu tentei…

    http://paulajoanol.zip.net/

    beijos

  20. Eliana permalink
    julho 8, 2008 10:50 am

    Nossa Mic, que ideia boa…
    Realmente scrap X fotografia tem que caminhar juntos
    pois vejo trabalhos digitais lindos, mas a foto….
    Adoro td sua fotografia e esse desafio vai ser legal heim!
    Lindas as fotos..e os “modelos” tbm! Parabens

  21. julho 8, 2008 11:30 am

    Fiz um curso de fotografia digital há algum tempo, e quando se aprende a mexer na configuração da máquina, tudo melhora!!
    Mas simplesmente amei a idéia do lençol e produzir um ambiente legal pra tirar fotos da minha menina!
    Mãos a obra! Obrigada pelas dicas!
    Beijão!

  22. julho 8, 2008 12:19 pm

    minha modelo não tava mto inspirada hoje, mas mesmo assim consegui alguma coisa:
    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=84498&ppuser=10020
    bjos

  23. Patrícia Medeiros permalink
    julho 8, 2008 12:49 pm

    Nossa, amei as “fotinhas”. Me deu a maior vontade de tentar!
    Não tenho experiência nenhuma, mas acho que não custa, né?…
    Parabéns, seus filhotes são MUUUUIIIITOOOOOOOOOO fofos!

  24. julho 8, 2008 1:21 pm

    Mic tuas fotos ficaram lindas, adorei a idéia e vou tentar por em prática aqui, mas certamente vai rolar o lance da cabana….rs
    Essas do Natal eu já tinha visto e babado! Muito legais os prêmios!
    Bjs!

  25. julho 8, 2008 1:23 pm

    essas fotos estão um sonho…..vc é fera, Mic!!
    talvez tenha um bebê em casa amanhã, se tiver, vou “sequestrar” e fotografar!! quero mto testar essa técnica, mesmo com minha camera compacta!

    bjssss!!

  26. julho 8, 2008 8:36 pm

    Ufa!!!! Consegui…o efeito “borrado” saiu na maioria das fotos pq a pimpolha não pára de pular um só minuto….rsssss
    As melhores fotos foram essas onde ela aparece deitada…..espero que gostem

    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=84567

    bjs

  27. julho 8, 2008 11:36 pm

    Adorei as fotos e vou tentar… mas não garanto, pq vc sabe que a Britney daqui de casa é fogo com os paparazzi…. =]
    Agora uma pergunta: o que é que eu faço com o raio do manual em chinês???
    Melhor não responder……kkkkkkkkk
    Bjs!!!!!!

  28. NatyKnu permalink
    julho 9, 2008 3:17 pm

    Eu sempre que consigo faço isso com as crianças e ontem aproveitei o bom humor deles e fiz novamente!!!
    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=84658&ppuser=14076

    Bjkas!

  29. Mic permalink
    julho 9, 2008 3:43 pm

    Meninas, dá pra usar a câmera point and shoot, sim! Não precisa ser uma mega câmera! Essas fotos das crianças no Natal foram feitas com a minha W100!

  30. julho 9, 2008 4:27 pm

    Lindas suas fotos Mic! Vou tentar participar, tenho que convencer meu rock star aqui, hahahha

    Beijos

  31. julho 12, 2008 4:19 pm

    Eu já tinha feito isto, há uns meses atrás. O meu motivo era esconder os móveis que quase sempre aparecem atrás de mim (hahahahahha).
    Realmente, eu gostei muito do resultado. E o meu lençol era bege – fiz as fotos em sépia e adorei!

  32. julho 12, 2008 7:51 pm

    gente, eu juro que tentei….mas o lençol era mto transparente, dá pra ver o armario….deixei desse jeito, enfim….ah, usei minha point and shoot, ok!!

    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=85056&ppuser=10816

    beijos!!!

  33. julho 13, 2008 4:51 pm

    Mic, adorei fazer as fotos!
    Aqui está minha tentativa com Sony W50
    http://www.flickr.com/photos/vivafotos/

    Beijos

  34. viviane (Gabi e Lucas) permalink
    julho 13, 2008 7:06 pm

    Aí está o ensaio “banheiro”… aproveitei o desafio pra fazer fotos para o banheiro aqui de casa. Foi muito divertido! Separei quatro fotos pra vocês.

    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=85166&ppuser=12976
    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=85166&ppuser=12976
    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=85167&ppuser=12976
    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=85168&ppuser=12976

  35. viviane (Gabi e Lucas) permalink
    julho 13, 2008 7:10 pm

    desculpe. repeti uma e faltou essa…
    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=85166&ppuser=12976

  36. viviane (Gabi e Lucas) permalink
    julho 13, 2008 7:12 pm

    to fazendo muita confusao!!! a que falta é essa. desculpe, gente!
    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=85165

  37. julho 13, 2008 9:29 pm

    Gente… vamos lá, primeiro as justificativas.. hauahauha
    Subornei o meu modelo com pirulitos (era para ser um antes e um depois do ensaio, mas ele quis durante também, então tive que fotografa-lo com o pirulito…hauhauauh), ele não parou um minutinho sequer e derrubou o meu cenario umas 10 vezes!!! affffeeeee
    Não bastando tudo isso, não tenho lençol branco… não tinha me atentado a isso. Casei há poucos meses e nem tinha percebido isso.. kkkk
    Então improvisei com um branco com corações que tenho…. : )
    Bem, eu queria muito participar, pois, achei o tema genial!!! Agora, com certeza eu vou comprar um lençolzinho branco para os próximos que vierem… hauahhuauh

    Beijo grande!

    Ah… tá aqui o meu link:

    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=85183&ppuser=15099

  38. julho 14, 2008 12:49 am

    Aqui vai a minha participação:
    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=85197

    Eu gostei das fotos, apesar de achar que ficaram meio granuladas e muito estouradas, mas, vou fazer todos os exercícios da Gabi e aprender direitinho 🙂
    Obrigada pelas dicas Mic, adorei fazer, no fim valeu muito a nossa diversão!
    Beijos

  39. Mara e bia permalink
    julho 14, 2008 9:15 am

    Meninas eu até que tentei mas confesso que não foi nada fácil convencer a dona Bia que aquilo tudo não era uma cabana hehe!!!
    Aqui vai meu link:

    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=85008&ppuser=13699

    Beijocas e dedinhos cruzados

  40. julho 14, 2008 10:55 am

    Meninas quase q não dá tempo de editar as fotos, mas consegui, não foi uma tarefa fácil, minha casa é uma escuridão total, mas vou treinar mais com essas dicas segue o link:
    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=85239&ppuser=5876

  41. julho 14, 2008 12:35 pm

    Meninas aqui está minha participação.
    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=85257&ppuser=14302
    Beijinhosssss!

  42. julho 14, 2008 1:01 pm

    Olá meninas, será que posso participar?
    Aqui estao minhas fotos…
    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=85260&ppuser=12525
    beijos

  43. julho 14, 2008 2:55 pm

    Minha participação….não vejo a hora de comprar minha Nikon D60 para ter qualidade as fotos…bjs meninas.

    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=85270&ppuser=15909

  44. Carla permalink
    julho 14, 2008 10:15 pm

    Olha a minhas fotos aqui… Foi difícil viu… A máquina também não ajudou muito não!
    Enfim… Foi muito legal a expêriencia!
    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=85323&ppuser=13153
    beijos!

  45. julho 14, 2008 10:29 pm

    foi difícil “domar” a fera, mas tá aqui algumas poses do meu caçula!!!
    http://www.scrapartist.com/gallery/showphoto.php?photo=85327&ppuser=13258

    Beijos em todas

  46. julho 15, 2008 10:01 am

    Adorei o resultado!!!! Qdo tiver um modelo desses faço o fundo infinito! srsrsrs
    Parabéns a todas!!!

  47. Patrícia Medeiros permalink
    julho 16, 2008 12:07 pm

    Meninas, não consegui fazer as fotos a tempo de particpar do desafio fotográfico, mas adorei a experiência. Confesso que não foi nada fácil, pois a “cabaninha” fez sucesso e o moleque acordou com a pilha toda. Mas eu sou brasileira e não desisto nunca (ainda mais com um sol lindo entrando pela janela…eheheh). Vejam aí o resultado da farra em família:

    http://www.myscrapbookart.com/gallery/showphoto.php?photo=68329&cat=500

    http://www.myscrapbookart.com/gallery/showphoto.php?photo=68327&ppuser=3683

    Um abraço! Espero que gostem.

  48. outubro 29, 2008 8:05 pm

    Vc usou a sua criatividade! E deu certo!

Trackbacks

  1. Scrapblog » Os cliques ficaram lindos, hein!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: