Skip to content

Salvando fotos pixeladas

julho 28, 2008
by

Quem já fotografou um momento perfeito e, em seguida, se deparou com a foto cheia de ruído (aqueles milhares de “pontinhos indesejáveis” causados, geralmente, pela falta de luminosidade ou pela “velocidade” do objeto fotografado)? Dá uma peninha, né? Eu geralmente fico morrendo de raiva, querendo atirar a minha máquina na primeira parede, rs! Claro que prá fazer uma página de scrapbooking perfeita, a foto não precisa ser necessariamente perfeita – afinal o que importa é o momento e as recordações que a foto nos trás!

Mas, se eu tiver recursos para melhorar a fotografia, com certeza o farei! Hoje eu vim, justamente, contar um segredinho para reduzir o ruído das fotos: o Neat Image. Você pode usá-lo como plugin do Photoshop ou como programa independente, o que é ótimo para quem não tem o PS. Ah, é de graça, se for para uso pessoal. Então corre lá e vai fazendo o download, enquanto eu explico como o plugin funciona.

A interface do programa possui 4 abas: Input Image, Device Noise Profile, Noise Filter Settings e Output Image. Você vai navegar por todas elas até completar todo o processo, é bem fácil, vamos lá!

Em Input Image, vá em Open Input Image e escolha a imagem que você deseja tratar.

neat1.jpg

Passe para a aba seguinte, Device Noise Profile e clique em Auto Profile. O programa vai escolher uma área da fotografia para servir de amostra. Você pode mudar/definir a área de amostragem a seu critério também.

neat2.jpg

Agora clique na aba Noise Filter Settings e aperte o botão Preview para ver o resultado. Se não lhe agradar, você tem a opção de configurar os parâmetros que aparecem na barra lateral e também a opção de voltar prá aba Device Noise Profile e escolher outro ponto de amostragem.

neat3.jpg

Quando o resultado lhe parecer satisfatório, vá para a aba Output Image e clique em Apply (esqueci de colocar a setinha na figura, rs). Repare que o programa permite que você ajuste os níveis de brilho e contraste da imagem (ícone preto e branco, indicado na figura). Depois que terminar todos os ajustes, clique em Save output image.

neat4.jpg

Legal, né? E o melhor: super fácil! Veja aqui o antes/depois com a foto que usei para ilustrar o tutorial. As lindas modelos são minha filha, Melissa e sua amiga, Bia Flor!

neat5.jpg

Um beijo e até +!
anaamorim.jpg

Deixe um comentário leave one →
  1. julho 28, 2008 12:47 pm

    Ana obrigada pela dica ..adorei….eu amo fotografar..embora não seja nenhuma profissional…longe disso…
    Valeu..

  2. julho 28, 2008 1:12 pm

    Anaaaaaaaa!!
    Você é um gênio!
    Obrigada!!!!!!!!
    Você salvou muitas fotos das minhas férias. 😉
    Êbaaaaaaaaa…
    Bjs, Julia

  3. Lilla permalink
    julho 28, 2008 1:36 pm

    Uau, uau!!! Dicas “salva-vidas” são sempre bem vindas!!! Muito boa a explicação e… já tô com um bokdo de fotos aki pra “treinar”…
    Ah, as modelos da foto são lindas! Ficaram demais! 😉

  4. Natasha permalink*
    julho 28, 2008 1:42 pm

    Dica perfeita Aninha!

    adorei!!

    beijosss

  5. Mic permalink
    julho 28, 2008 2:03 pm

    Aninha, AMEI, viu? Eu tenho umas fotos da viagem a NYC que eu tava considerando perdidas, porque fui brincar com máquina nova e coloquei no ISO mais auto de todos! rs Ficaram terríveis, justamente as mais bonitas! Agora tô aqui testando e sorrindo! 😉

    bjs

  6. julho 28, 2008 2:19 pm

    Adorei Aninha, acabei de baixar e vou até salvar o seu tuto num doc aqui no PC, pra nunca mais deixar de usar 😉

    Eu tenho muitas fotos pixeladas, socorro ! rsrs

    Valeu ! Beijos

  7. julho 28, 2008 2:22 pm

    Também amei Aninha!!! Já vou testar…

  8. julho 28, 2008 3:29 pm

    Aff Aninha que dica maravilhosa, nossa tenho milhões de fotos assim, vou baixar e favoritar esse post, pra arrumar com tempo tudo!

    Obrigada amei!!

  9. kel permalink
    julho 28, 2008 3:55 pm

    q td isso ameia dica aff
    quem não tem fts assim :O
    vcs são incriveissss
    amo vcs
    hauhauhauahuahahua
    super ultra dica 😉

  10. julho 28, 2008 4:29 pm

    Geeeeente!
    Eu pensei que minhas fotos estavam perdidas!
    Adorei a dica, com certeza vou usar muito!

  11. julho 28, 2008 5:42 pm

    Arrasou Aninha!! Obrigada pea dica!!

    beijos em todas
    Fe Pacheco

  12. julho 28, 2008 7:28 pm

    A.D.O.R.E.I
    Tenho várias (quase todas, hahha)
    Obrigada Aninhaaa, amei!

  13. julho 28, 2008 7:48 pm

    Aninha, adorei a dica!
    Aliás, não tem o que eu não goste aqui no Scrapblog!!!

  14. Patrícia Medeiros permalink
    julho 28, 2008 7:55 pm

    Excelente dica! Eu não conhecia o programa e vou ver o que dá pra recuperar por aqui…
    Valeu!

  15. Melise permalink
    julho 28, 2008 9:04 pm

    Olá Aninha, sou uma adimiradora de scrapbook, e artes digitais, quando descobri essa arte fiquei encantanda, estava procurando na net e encontrei seu blog, gostei muito.
    Estou procurando um curso de scrapbook para fazer, e pretendo me aprofundar nessa maravilha!
    Belas dicas!
    Beijos

  16. Dani permalink
    julho 28, 2008 9:07 pm

    Aninha muito obrigada adorei a dica!!

  17. gabix permalink
    julho 28, 2008 9:09 pm

    eu ameiiiiiii, pois minha maquima tem um estabilizador de imagens, mas vez por outra a foto fica assim… vlw aninha!

  18. Paula Francovig permalink
    julho 28, 2008 10:01 pm

    Aninha, obrigada!
    Toooodas as fotos do batizado da minha afilhadinha ficaram com ruído devido a baixa luminosidade… eu fiquei tãããooo triste quando vi… e agora vou poder consertar tudo!!!
    Valeu!!!
    Beijinhosss,
    Paula.

  19. ReSales permalink
    julho 29, 2008 12:51 am

    Perfeitooooooooooo!
    Obrigada Aninha,acabas de salvar um montao de fotos aposentadas aqui.
    Bjs!

  20. julho 29, 2008 10:41 am

    Nossa, Aninha, adorei a dica! Obrigada!!! Bjs

  21. Marcela permalink
    julho 29, 2008 10:54 am

    Amei a dica, Aninha!!! Vou correndo experimentar nas fotos do aniversário da Alice. Ficaram tão ruins… 😦
    Beijinhos
    Tchela

  22. Lilian permalink
    julho 29, 2008 11:25 am

    Uau!!! Presentão! Já instalei aqui e comecei a ‘resgatar’ fotos. Valeu!

  23. Eliana permalink
    julho 30, 2008 12:12 pm

    Oi Aninha, amei sua dica,
    ja baixei e ja estou usando…
    bjs

  24. Malu permalink
    setembro 15, 2008 7:22 am

    Aninhaaa, vim atras desse tuto rs!!!no dia que eu abri e tentei comentar não consegui, abria um troço que dizia que o post tinha sido excluido, estranho!!! agora necessitei usar uma foto véia e lembrei do post, vim ver se conseguia, que bom que deu certo!!!obrigada e bjs

  25. setembro 20, 2008 4:52 pm

    quero que voces me mande como eu fasso escarps

  26. Tatyane permalink
    fevereiro 6, 2009 10:48 am

    Ana muito obrigada, só usei esse tuto hj e amei
    Valeu mesmo
    Bjos
    Taty Alves

  27. Wylia Gurgel permalink
    fevereiro 6, 2009 8:25 pm

    Obrigada pela dica, muito boa mesmo.
    Fazer isso no photoshop dava um trabalho, agor com esse plugin é bem mais fácil.

    Xero.

  28. eliane permalink
    março 19, 2009 8:19 pm

    nossa muito obrigada Aninha,voce me ajudou muitooooo,consegui melhorar muito minhas fotos.obs.a muito ia baixando varios programas e nada….e com este deu certooooo!!!!!

Deixe um comentário

