Skip to content

Como melhorar suas fotos com ajuste de curvas no Photoshop

setembro 11, 2008
by

Eu confesso que já fui bem preconceituosa com a edição de imagens em Photoshop. Quando surgiram as câmeras digitais, eu achava um verdadeiro absurdo a manipulação das fotos, era toda purista, fiel ao bom e velho filme e achava que a foto perfeita tinha que ser obtida através do domínio da câmera.

Hoje? Dei o braço a torcer e acho que ajustes nas fotos são realmente necessários. 🙂 Ainda tenho minhas ressalvas quanto à manipulação excessiva da fotografia (como é mostrado nesse vídeo da Dove, por exemplo). Mas pro nosso uso diário, dá pra melhorar as fotos digitais, deixando as cores mais vivas e a imagem com mais contraste.

Hoje vamos ver uma forma de melhorar as imagens digitais, com a ferramenta de curvas.

Primeiro a foto original. No inglês é comum você ver a sigla SOOC (Straight Out Of Camera), quer dizer, a foto como ela saiu da câmera.

Para abrir a janela de curvas, vá em Image > Adjustments > Curves, ou use o atalho CTRL+M.

Clique nas imagens para ver em tamanho maior.

Com o primeiro conta-gotas (preto), selecione na sua foto a parte mais escura. Eu escolhi o cabelo da Laura, que tá na sombra.

Depois, clique no último conta-gotas (branco) e selecione a parte mais clara da sua foto. Eu selecionei o reflexo no olho da Laura.

Automaticamente sua foto já vai mudar um pouco. No nosso exemplo mudou bastante porque o ponto mais claro da minha foto não é exatamente branco.

Agora, temos o mais escuro e o mais claro definidos. Continue com a janela de curvas aberta. Agora vamos melhorar o contraste da foto. Pra isso, clique na linha da curva, um ponto na parte superior e arraste pra cima. Clique em outro ponto na parte inferior e arraste pra baixo. A curva vai ter um aspecto de “S”.

Teste a intensidade da curva até chegar no ponto que você ache satisfatório. No meu caso o “S” ficou bem suave. Se puxar demais, seja pro escuro ou pro claro, a foto pode ter muito contraste, que não era o que eu queria.

Agora a imagem final e o antes e depois.

E aí, gostaram? Quero ver todo mundo praticando as curvas então!

Até a próxima!

Deixe um comentário leave one →
  1. Ana Amorim permalink*
    setembro 11, 2008 9:42 am

    Ana, eu ADOREIII!
    Essa sacada do conta-gotas foi a melhor dica do ano!
    Já testei e fiquei tão satiefeita com os resultados.
    Eu usava as curvas no maior “achismo”, agora farei com mais propriedade!
    VALEU!

    Aninha A.

  2. setembro 11, 2008 9:48 am

    Ana…
    Valeu essa dica de fotografia no PS
    Nada como uma boa foto pra fazer bonito
    nos scraps, nao e?
    Ja vou testar tbm!
    Bjs

  3. lizandra permalink
    setembro 11, 2008 9:53 am

    dica maravilhosa, adorei vou testar agora mesmo. obriga Ana. beijinhos

  4. setembro 11, 2008 9:58 am

    Nossa Ana!!!

    Era tudo que eu precisava!!!!
    Sempre tento arrumar as fotos, mas acho que fica pior que a original…

    Nem fazia idéia de conta gotas!!!
    Muitíssimo obrigada por dividir!!!

    Vou testar já!!!

    Bjos

  5. viviane (Gabi e Lucas) permalink
    setembro 11, 2008 10:59 am

    Ana, obrigada… isso vai fazer a maior diferença pra mim… sempre tentei mas nunca consegui usar as curvas.
    beijos grandes e agradecidos!

  6. setembro 11, 2008 11:04 am

    Ana já favoritei aqui esse seu post, pra testar, eu uso as curvas, mas nunca usei dessa maneira, amei a dica e vou testar!

    Obrigada!

  7. Paula Francovig permalink
    setembro 11, 2008 11:27 am

    Nossa, super dica!!!!
    A diferença é enorme e é bem simples de fazer!
    Obrigada, Ana!
    Beijinhosss!!!!

  8. Roberta permalink
    setembro 11, 2008 12:20 pm

    Amei a dica.
    Ainda essa semana tentei ajustaminahs fotos usando curvas no photoshop mas só apanhei,rsrsrs. Quem sabe agora não consigo!
    Beijos!

  9. setembro 11, 2008 12:57 pm

    Adorei a dica, vou testar… e esse vídeo da Dove é assustador!!! rsrs

  10. setembro 11, 2008 2:14 pm

    Uauuuuuuu!!
    Que dica legal!
    Brigadão!
    Bjs, 😉

  11. Lizandra Zysman permalink
    setembro 11, 2008 4:41 pm

    Eu também não fazia a menor idéia de como usar este recurso!!!!! Ana, obrigada pela dica!!!!!!! Adorei!!!!
    =)

  12. setembro 11, 2008 4:49 pm

    Eu já usava as curvas, mas diferente…desse jeito fica muito melhor, obrigada Ana!
    beijos

  13. Danielle Vignoli permalink
    setembro 11, 2008 8:57 pm

    Que dica maravilhosa. irei testar logo logo. Obrigada Ana.

  14. Ellen Raquel permalink
    setembro 11, 2008 10:49 pm

    Muito bom o post com essa dica maravilhosa!
    Nada melhor que dá um “up” nas fotos, né?!
    Obrigada!
    Bjos

  15. setembro 12, 2008 11:05 am

    Muito boa a dica, eu utilizo em praticamente TODAS as fotos antes de revelar e montar o album para o cliente… Da trabalho, mas o resultado fica fantástico!

  16. Tathy permalink
    setembro 12, 2008 8:30 pm

    Ué, hj não tem freebies não????

  17. setembro 13, 2008 2:25 am

    Ah…..agora sei pra que aqueles três conta gotas…só usa um e tava me achando…kakaka! Obrigada por compartilhar a dica!

  18. Deca permalink
    setembro 13, 2008 8:18 pm

    Eu usei a sua dica nesse Lo(http://www.digiscrappersbrasil.com.br/album/showphoto.php?photo=8076) e me surpreendi com o resultado.. Ficou MUUUUITO melhor.. Pena que não tem como mostrar o antes e o depois!! Adorei a dica! Bjks Deca

  19. Mariana Tavares permalink
    setembro 14, 2008 10:12 pm

    Aninhaaa esta dica veio em um ótimo dia, valeu menina, adoreii bjinhos!!!

  20. Amanda permalink
    setembro 18, 2008 11:55 am

    Ana Paula,

    Há uma semana eu descobri o scrapbooking digital, inicei no power point, mas vendo os trabalhos no ps, não resisti em começar a fazer. No primeiro dia me desanimei, e desisti. Parei, pensei, e decidi q eu tinha q conseguir. E graças aos seus tutoriais, já avançei bastante. Me impressiono com o meu salto de qualidade.

    Por tanto estou aqui pra lhe agradeçer, pq seus tutoriais são bem didaticos, e ajudam muito pra quem não entende muita coisa do ps. Muitissimo obrigada.

  21. delane permalink
    outubro 5, 2008 8:08 pm

    muito bom. adorei a dica!! se souber como melhorar a pele em fotos (espinhas, olheiras…). vou adorar! bj.

  22. outubro 29, 2008 8:02 pm

    Ai Aninha!!! fazendo ate tutorial do Photoshop!!! quem diria hein amiga 😉 pois eh, retoques sao necessario mas nao sao tudo. Se a foto estiver muito escura ou muito clara, nao ha photoshop q de jeito! 😉

Trackbacks

  1. Recordando…

Deixe um comentário

