Skip to content

The Font Thing

outubro 20, 2008
by

Oi gente!! Hoje vou falar para vocês desse visualizador de fontes considerado o melhor da categoria, o The font thing. Além de ter uma interface bem simples, tem um atrativo e tanto: é gratuito!

Para mim, a grande vantagem de ter um programa desses é a facilidade de visualizar as fontes que você tem no micro e que não precisam estar instaladas para serem acessadas, podem estar até num CD, que você pode usar sem precisar se preocupar em instalar no sistema. Além disso, os programas ficam muito lentos quando precisam carregar milhares de fontes(não estou exagerando, quem trabalha com design muitas vezes coleciona bem mais de 2 mil fontes no acervo) e com o the font thing, é possível usar a fonte desejada num clique!

Peço desculpas pela qualidade das imagens, nunca fiz um tutorial antes, espero conseguir explicar alguma coisa!! Para ampliar, clique nas imagens.

Antes de mais nada, não vamos mexer na pasta de fontes do Windows, essas já estão carregadas e abrem normalmente quando você usa o Photoshop, por exemplo.  Neste post aqui já foi falado um pouco de fontes, onde comprar, baixar fontes free…o que você vai precisar fazer é salvar todas as suas fontes, compradas ou free, numa pasta em algum lugar fácil no seu computador. A minha fica junto dos kits, assim, toda vez que preciso acessar, sei onde achar.

Após baixar e instalar o The Font thing, você vai ver a imagem abaixo, porém ainda sem as fontes.

1- Clique em Browse para procurar suas fontes.  Ao lado de browse, vemos também, collections, onde você pode criar categorias para separar as fontes por estilos(cursiva, itálica, doodles etc) e Installed, que são as fontes padrão do Windows. Nunca delete fontes nessa área(installed), pois você as deletará de seu computador.

2- Ao clicar em browse, você deve procurar o local onde colocou suas fontes, ao clicar na pasta, todas são carregadas na hora. Meu HD é compartimentado, então minhas imagens estão no disco D, se o seu não for, deverá estar em algum lugar do C.

3 – viu como tenho poucas fontes?? Só 756!!!

4- Neste lado do menu, as abas referem-se às fontes. Em Multiple e com o campo “all fonts in folder” marcado, você tem uma visão geral de todos os modelos que estão na pasta.

5- Aumente aqui o tamanho das fontes e com a barra lateral, veja qual te agrada mais.

6 – Ficou em dúvida qual fonte usar?  Mude o campo para “selected fonts”, escolha as fontes desejadas e apenas essas aparecerão, facilitando sua decisão!

Nas outras abas dessa parte, temos Sample, onde você pode escrever o texto desejado, com acentuação e tudo, assim fica mais fácil a seleção; as outras abas trazem informações sobre as fontes e mapa de caracteres.

7 – Decidiu qual fonte usar? Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “load”.

8- E para provar que dá certo, olha a minha fonte no Photoshop! Mesmo estando aberto, a fonte carrega direitinho, e ao fechar o PS a fonte não estará mais lá.

Bom, trouxe apenas um olhar de iniciante desse gerenciador, eu mesma só o instalei há uma semana, mas percebo uma facilidade imensa em escolher qual fonte usar, até mesmo por poder ver claramente quando a fonte é ou não acentuada. Tenho certeza que descobrirei mais detalhes, e quem tiver mais coisas para ensinar, deixe dicas nos comentários, por favor!!

Deixe um comentário leave one →
  1. outubro 20, 2008 8:43 pm

    Depois volto para ler com calma, mas já sei que vou aproveitar muito este tutorial, pois minhas fontes estão uma bagunça…

  2. outubro 20, 2008 9:24 pm

    Ferdy, que maravilha! Realmente carregar todas as fontes pesa muito no PS, né… assim deve ficar mais fácil mesmo!

  3. Lili Zysman permalink
    outubro 20, 2008 11:01 pm

    Adorei o tuto Fê!!! Vou baixar este programinha pq parece ser muito útil!
    Beijos

  4. Rosemere permalink
    outubro 21, 2008 5:03 am

    Fê,

    Obrigada por trazer o assunto. Muito legal a forma como você explicou!

    Eu conheco o programa e já usei algumas vezes. Mas confesso que acabo com preguiça de abrir um outro programa, hehehe.

    Mas… depois do seu artigo, vou voltar a usá-lo!

    Abraços,

    Rose

  5. outubro 21, 2008 6:00 am

    Que demais !! Vou correr atrás disso pq vai me ajudar MUITO !
    Bjs

  6. Ana Amorim permalink*
    outubro 21, 2008 8:00 am

    Ferdy!!! ADOREI! Sempre tive preguiça de usar, mas deve ser muito melhor trabalhar com um programa que gerencie as fontes! Muito obrigada, amei as explicações!!!

  7. outubro 21, 2008 8:22 am

    Nossa, isto é uma DICONA!!!! Nossa Ferdy…eu tenho sérios problemas com fontes…quer dizer tinha!!!! kkkk

    Obrigada!!!

  8. outubro 21, 2008 9:13 am

    Adorei!!!
    Sempre uso este programa, mas vou confessar que estava usando ‘errado’ – Valeu Fe!!!

  9. outubro 21, 2008 11:54 am

    Muito legal Ferdy, eu uso o Font Viewer é muito bom tbém! Tenho instaldo no pc o The font thing, mas nunca tentei usar, vou experimentar!

    Obrigada!

  10. outubro 27, 2008 7:52 am

    adorei essa dica, Ferdy!! eu nunca usei um visualizador de fontes e já faz tempo que sinto que preciso disso… e aqui vc deixou tão fácil que vou correndo baixar!!

    obrigada

    Silke

  11. Silvan permalink
    abril 21, 2009 11:09 am

    Cara, que super ultra dica! Eu diria que para mim essa foi a dica
    do ano.
    Precisamos de mais pessoas como vc na NET… vc é o cara!
    Obrigado!

Deixe um comentário

