Skip to content

Entrevista com Joana Carvalho

novembro 18, 2008

Depois de passada a euforia, ansiedade e todos os sentimentos de expectativas possíveis, cá estamos de volta a programação normal, mas com muitas novidades por aí. Agradecemos todas as mensagens de incentivo, apoio e carinho que vocês deixaram pra gente! Sem vocês esse sonho não seria possível, viu!

Agora vamos conhecer um pouquinho a nossa patrocinadora do mês, a brasileiríssima e talentosa Joana Carvalho:

1. Quem é Joana Carvalho? Diga-nos um pouco a respeito de você, sua família, seu trabalho, onde você mora, etc.

Sou carioca, formada em Design Gráfico pela UFRJ. Conheci meu marido na faculdade e estamos casados há 8 anos (e juntos há 14!). Temos 2 filhos lindos: um menino de 3 anos e meio e uma menina de 3 meses e meio! Estamos morando na Califórnia há 2 anos, por causa do trabalho do meu marido. Eu tenho sido ‘mãe em tempo integral’ desde que meu filho nasceu, e eventualmente faço um trabalho de design também. Bom, fora o scrapbook digital, né, claro!

2. Há quanto tempo você faz scrap? E há quanto tempo faz designs?

Quando meu filho mais velho tinha uns 10 meses eu resolvi dar um álbum com as fotos dele pra minha mãe, como um presente de Natal. Mas queria fazer alguma coisa diferente e comecei a ‘fuçar’ a internet pra ver o que encontrava… dei de cara com scrapbok digital e não parei mais. À princípio eu nem pensava em criar meus próprios kits; comecei fazendo layouts, me canditatei e entrei pra alguns times de outras designers e comecei a me familiarizar com todas as grandes lojas. Com o tempo senti necessidade de criar, acho que devido a minha própria formação mesmo…está no sangue, eu acho! 😉

3. Como é o seu processo criativo? Como você se inspira e quanto tempo demora pra terminar um produto? Você teve ajuda pra aprender a criar designs? Consultou algum site especial, livros ou profissionais da área?

O processo criativo varia, depende de onde sai a inspiracao. Alguns kits, como o ‘Rio’ são bem óbvios: me inspirei no Rio, na minha cidade, que eu amo. Então fica fácil, a gente pensa nas cores da cidade, na ‘cara’ da cidade, essas coisas…e o kit acontece. Outro exemplo é o “My Sister’s Wedding”. Nenhuma explicação do arco da velha, eu realmente me inspirei no casamento da minha irmã e quis criar um kit com as cores do casamento dela pra poder usar num álbum com as fotos da festa depois. Normalmente os meus melhores kits (na minha opinião, é claro!) são esses, que são inspirados por amor mesmo, sabe?

Em relação ao tempo pra acabar um kit, aí varia muuuito! Tem aqueles kits que você não consegue sair da frente do computador e o kit sai em 2 dias! Mas outros levam um tempão…e nem sempre é a falta de inspiração, às vezes é só a vida mesmo, as coisas do dia-a-dia que vão acontecendo e que vão empurrando o design lá pro fim da fila das prioridades.

Não tive nenhuma ajuda pra criar não. Criação sempre fez parte da minha profissão, o que eu tive que fazer foi adaptar meus conhecimentos ao scrapbook digital. Mas é claro que eu consulto, sim, publicações da área; é sempre bom tanto pra estar atualizada com as tendências quanto pra inspiração.

4. Como você seleciona a sua equipe de criação?

Sempre chamei as pessoas. Eu gostava da galeria da pessoa, mandava uma PM e perguntava se ela queria entrar pro meu time. Hoje em dia estou com apenas 4 artistas, todas super talentosas e muito amigas!

5. Como você descreveria o seu estilo de scrapear?

Bom, atualmente, nulo! Não faço uma página há séculos! Mas em geral meu estilo é simples, gráfico. Não consigo, nem que eu tente, fazer uma página daquelas CHEIAS de elementos, um por cima do outro. Eu invejo quem sabe fazer isso (bem!), mas eu não consigo.

6. Qual tema é mais recorrente pra você?

Nos layouts? Meus filhos, sem dúvida! Bom, meu filho, né, porque depois que minha filha nasceu eu não fiz mais nada, tadinha!

7. O que não pode faltar no seu layout?

Hmm…difícil…uma foto? 🙂

8. Qual seu LO favorito?

Acho que esse daqui:

9. Quantas horas por semana você gasta com scrapbooking?

Nunca fui de fazer isso, contar as horas. Não tenho a menor idéia. Depende também, às vezes tem aqueles períodos super inspirados e às vezes tem aquela seca, né?

10. Que dicas você dá pras iniciantes?

Consulte todos os fóruns e galerias que puderem, são as melhores fontes de informação e inspiração, sem dúvida!

Obrigada, Joana, pela entrevista. Estamos adorando sua participação esse mês aqui no Scrapblog.

Meninas, além da loja pessoal, a Joana também vende no Catscrap. Aproveitem para conferir seus produtos.

Deixe um comentário leave one →
  1. novembro 18, 2008 8:55 pm

    Adorei a entrevista. Eu nunca imaginei que a Joana da catscrap era brasileira!!!

  2. novembro 19, 2008 6:17 am

    Adorei a entrevista, a Joana é super simpática !!

    Ana Reis’s last blog post..Loja Scrapblog

  3. Ana Amorim permalink*
    novembro 19, 2008 7:23 am

    Nanda, também fiquei surpresa quando vc falou que ela era brasileira! ADOREI a entrevista!

  4. Simoni permalink
    novembro 19, 2008 9:18 am

    Nossa muito legal ela ser brasileira, amei a entrevista!

  5. novembro 19, 2008 5:10 pm

    Adorei conhecer mais a Joana!!

  6. novembro 19, 2008 11:39 pm

    Também gostei muito de conhecer mais sobre a Joana, e ainda por cima é brazuca. Tudo de bom. Parabéns pela escolha meninas! Bjkas

    Ju Oliveira’s last blog post..Sorteio Kit de Natal

  7. novembro 20, 2008 5:49 pm

    eu não a conhecia e adorei!!!
    Obrigada meninas por nos apresentarem designers talentosas!!!
    beijos em todas
    Fê Pacheco

    Fernanda Pacheco’s last blog post..novidades do scrap

Deixe um comentário

