Skip to content

Conceitos básicos de fotografia: abertura e velocidade

março 10, 2009
by

No mês da fotografia no Scrapblog, vamos aprender conceitos básicos de como funciona a câmera e como acontece a mágica da fotografia.

Vamos começar com o conceito de abertura.

Antes, deixa eu te apresentar o diafragma. Ele é o orifício da cãmera que controla a entrada de luz. Pense nele como a pupila dos olhos, que abre no escuro e fecha na claridade, pra gente enxergar direitinho. O diafragma funciona da mesma forma.

A abertura é justamente o quão aberto ou fechado está o diafragma. Medimos a abertura pelo f/x (x sendo um número). Quanto menor o x, maior a abertura, quanto maior o x, menor a abertura.

E a velocidade?

Agora eu vou te apresentar o obturador. O obturador é uma película que controla o tempo que a luz passará pelo diafragma. Com velocidades baixas, o obturador fica aberto mais tempo. Com velocidades altas, ele abre e fecha mais rápido. Em velocidade baixa, as imagens ficam borradas. A velocidade (do obturador) é indicada por frações de segundos. 1/60 é uma velocidade razoável que a foto não vai ficar borrada. Qualquer velocidade abaixo dessa (1/30, 1/8) as fotos vão borrar.

E como eu meço a abertura e velocidade certas pra minha foto?

É tudo uma questão de matemática. Você pode compensar um pelo outro. O que vai te dizer se a luz da sua foto está boa ou não é o fotômetro. Na foto ao lado, é a linha pontilhada na parte de baixo do visor. Se a setinha marca no meio, a foto está com a luz boa. Se está pra direita, tem muita luz, e se está pra esquerda, pouca luz.

Pra complicar ainda um pouquinho mais, tudo isso ainda depende do ISO que você usa. Sabe aqueles números 100, 200, 400, 800? Esses números definem a sensibilidade do filme. ISO menores são filmes menos sensíveis à luz, e ISO maiores são filmes mais sensíveis (precisam de pouca luz pra fotografar).

Exemplos de situações:

Você está numa praia, um solzão daqueles. Como configurar a máquina?
ISO baixo (100), velocidade alta (1/250, 1/500, ou até mais que isso), abertura pequena (f/16, f/22). O ideal é definir o ISO, depois definir mais uma variável – a abertura ou a velocidade. E a máquina se encarrega de medir o que sobrou. Lembre sempre de verificar o fotômetro, pra ver se a marquinha está no meio.

Você está num barzinho, de noite, pra tirar foto dos amigos (sem flash).
ISO alto (800, 1600), velocidade baixa (1/30 pra menos – pode borrar!), e abertura grande (f/4, f/2 ou maior). O grande problema de fotos noturnas sem flash é que geralmente borra. Pra evitar que borre usando velocidades muito baixas, você precisa de um tripé, ou deixar a câmera o mais imóvel possível.

Vale lembrar que a melhor forma de testar esses controles é usando a máquina em modo manual. As automáticas já fazem a medição sozinhas e fica mais difícil estudar esses conceitos.

Anúncios
Deixe um comentário leave one →
  1. março 10, 2009 7:34 am

    Ana, que aula de fotografia mais maravilhosa!! Ajudou-me imenso, sobretudo nas fotos nocturnas que ficam sempre, ou escuras ou tremidas!! Muito obrigada!!!

    Beijos!!!

    Marta’s last blog post..Chegou!!!!

  2. Aleixa permalink
    março 10, 2009 9:50 am

    Muito, muito obrigada.
    Eu queria mesmo saber um pouco mais sobre velocidade, abertura, iso. E aqui ficou tudo muito claro e de forma simples. Valeu mesmo.
    Beijokas!!!

  3. março 10, 2009 10:32 am

    Maravilhoso esse post!!!!
    Cada dia me apaixono mais e mais pela fotografia!!!

  4. março 10, 2009 2:32 pm

    Que post ótimo Ana!
    Foi bom pra dar uma saculejo aqui na minha cabeça e lembrar do que aprendi nos semestres passados!

    beijos, Nat

    Natasha’s last blog post..O primeiro “para sempre”.

  5. RAFAELA CAVALCANTE permalink
    março 10, 2009 2:43 pm

    d+++. ESTAVA MESMO PRECISANDO DESSAS INFORMAÇÕES…OBRIGADA.

  6. março 10, 2009 4:00 pm

    Báh Ana que post mais ilustrativo!! Adorei.. dica preciosa esta!
    Obrigada!
    estrelinhas coloridas..

  7. março 10, 2009 4:27 pm

    ótimo, Ana… temos que começar do básico mesmo! Super útil. adorei! fotografia é matemática mesmo… pena que eu sou de humanas…kkkkk

    viviane’s last blog post..Guardando os Créditos

  8. março 10, 2009 8:19 pm

    é não é um sonho de consumo?!
    Ana amei o post!!
    ótimas dicas
    Beijos

    Fê Pacheco’s last blog post..Twilight

  9. março 11, 2009 12:06 am

    Menina, axei super interessante sua postagem… parabens pela explanação de simples entendimento…..

    lisiane’s last blog post..Aniversário Vó Chata e Nillana

  10. Luise Costa permalink
    dezembro 28, 2009 4:48 pm

    estou aprendendo a técnica e também achei o posto fantástico! simplicidade é essencial! parabéns!