Skip to content

Formatos para câmera digital

março 16, 2009
by

Vou hoje falar um pouco sobre alguns formatos existentes na fotografia digital!  Qual a diferença entre eles? Por que salvar a foto em JPEG e não no fomato TIFF? Espero que seja útil assim como foi pra mim.

Hoje em dia, praticamente todas as câmeras digitais salvam as fotos no formato JPEG, embora algumas poucas também o façam em TIFF. Outras tem a opção de salvar no modo original em que capturam a imagem, também conhecido como formato RAW.

Mas quais as principais características de cada um desses formatos?

1. JPEG

O fomato JPEG (Joint Photographic Experts Group) tem sido um dos mais populares, principalmente para fotos na Web. Ele tem duas características importantes. A primeira é que utiliza um esquema de compressão que sofre perdas, mas o grau de compressão (e consequentemente perda de qualidade) pode ser ajustado. Em resumo, muita compressão, muita perda e pouca compressão, pouca perda. Logo, se uma foto em JPEG for aberta e depois salva novamente, cada vez que ela é salva torna a ser comprimida, gerando perdas de qualidade. Portanto, a perda é acumulativa. Para evitar que a imagem vá se deteriorando, deve-se abri-la e tentar salvá-la o menos possível. Uma dica é salvar uma original e utilizar uma cópia para editar, abrir e disponibilizar na web. A segunda característica importante é que este formato suporta 24 bits de cores, diferentemente do formato GIF, que suporta apenas 8 bits. Este formato é muito utilizado como padrão nas câmeras digitais por causa do problema da falta de espaço para armazenamento de arquivos.

2. TIFF

O formato TIFF (Tag Image File Format) foi originalmente desenvolvido para salvar imagens capturadas por scanners e para uso em programas editores de imagens. Este formato, sem compressão e sem perda de qualidade, é largamente aceito e praticamente reconhecido por qualquer software e sistema operacional. Ele é o formato preferido para aplicações e editoração eletrônica. E também possui um modo de cores de 24 bits. Mas tem a desvantagem de fazer com que os arquivos sejam enormes, ocupando maior espaço de armazenamento.

3. RAW

Este formato é utilizado pelos fotógrafos profissionais. Ele contém tudo o que a câmera digitalizou no seu processo natural, permitindo que se salve um arquivo não processado, ainda *cru* digamos assim. O motivo para seu uso é livrar o processador da câmera digital da tarefa de realizar a otimização da imagem digital, possibilitando que isso seja feito no computador. Uma imagem em RAW terá, depois de aberta no computador e otimizada, de ser salva num formato qualquer para ser utilizada. Como um computador tem muito mais capacidade de processamento que a câmera, a imagem final terá melhor qualidade do que se for diretamente salva pela própria câmera em formatos JPEG ou TIFF. No entanto, o usuário deverá ter domínio de técnicas de otimização de imagem para poder aproveitar este formato. A grande vantagem desse formato é gerar um arquivo menor do que no formato TIFF (pelo menos 60%).

4. GIFF

O formato GIFF (Graphics Interchange Format) é amplamente usado na Internet, mas para artes e desenhos, não para fotografias. Este formato armazena apenas 256 cores numa tabela chamada *pallette*. E isto em termos de fotografia nao é legal já que a qualidade fica ruim onde apenas 256 cores são apresentadas. Logo, é um formato que podemos deixar de lado. Ele utiliza um processo chamado interlacing onde as imagens são armazenadas em quatro passadas ao invés de uma. Então quando a imagem é exibida, vai surgindo linha por linha até formar tudo por completo. A grande sacada desse formato é usar nas animações. Uma imagem em GIF consegue simular um pequeno filme, o que pode tornar interessante para uso com fotos.

Espero que tenham gostado do post de hoje.

Acho super importante entender esse conceito dos diversos formatos disponíveis na hora de editar as fotos.

Anúncios
Deixe um comentário leave one →
  1. março 16, 2009 11:08 pm

    Adorei o post!! Thanks pelas dicas!!!

  2. março 17, 2009 11:21 am

    Legal, Malu… aprendi bastante!

    viviane’s last blog post..Eu sou Carioca

  3. Ferdy permalink*
    março 17, 2009 1:39 pm

    excelente post, Malu!!! adorei saber mais!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: