Skip to content

Limpando o fundo de suas fotos

março 24, 2009
by

Confesso que sou um pouco radical: não sou muito fã de fazer faxina em foto, no sentido de tirar coisas óbvias, como por exemplo: quilos a mais, dentes escuros, olheiras etc…Se a pessoa é daquele jeito, não vejo lógica em ser transformada numa coisa falsa e sempre que alguma amiga vem com gracinha, pedindo para eu “falsificar” algo, já corto na hora!! hahaha!!

Mas verdade seja dita, muita coisa pode ser alterada com um bom editor de fotos, até mesmo salvando aquele clique perfeito, quando por exemplo a criança fez a cara mais fofa do mundo, mas tem uma sujeirinha de chocolate no rosto. Já outras coisas básicas eu sempre arrumo, olhos vermelhos, alguma espinha muito feia…esse é um toque de vaidade que não faz mal a ninguém!

Hoje vou mostrar (ou tentar…) pra vocês como eu dei uma geral numa foto, tirando coisas indesejadas, pensando em conseguir uma paisagem perfeita. A foto era bem meia boca – depois dessa entrevista da Erika, não posso colocar uma foto minha aqui e achar boa, né… – mas como sou perfeccionista, odiei essas sujeirinhas no meu gramado!  Nem sempre você precisa fazer assim, muitas vezes um bom crop já tira objetos indesejados das fotos, mas é sempre útil e eu já consegui proezas, como retirar pessoas de praia, minha muleta dos cantos de fotos, pessoas dormindo ao fundo de eventos…hehehe…e é bem fácil!

Primeiro de tudo, é sempre bom duplicar sua camada da foto, e fechar a original, dessa forma, todas as alterações são feitas numa cópia, e você não corre o risco de estragar a foto, caso não goste das alterações. Nessa foto, minha afilhada estava num sítio, e notem que a grama estava com algumas folhas, coisas atrapalhando…além disso, a data da foto também polui o visual. Precisaremos limpar tudo isso!

1- Vejam que já estou trabalhando na cópia da foto.

2- essa é a ferramenta que vamos usar, clone stamp tool(carimbo).

3- os valores que escolhi foram esses:

Brush(pincel) – o tamanho escolhido aqui vai depender da área que vc vai alterar. O carimbo é usado para clonar a área que você deseja reproduzir, então, altere o tamanho do pincel proporcionalmente, em áreas grandes, eu usei um tamanho grande. Comecei com 241px.

dureza do pincel: 70%

opacidade e fluxo, ambos 100%.

4- essa é a área que vou clonar, para começar a apagar aquela vara. Para isso, posiciono o mouse no local desejado na foto, com a ferramenta carimbo selecionada e o cursor nesse formato de círculo.

Ao mesmo tempo, aperto e seguro a tecla ALT no teclado e clique o mouse. Assim, você copia essa região desejada.

Depois, é só ir clicando com seu mouse na foto, e ir apagando as áreas desejadas. É legal copiar áreas mais vezes, assim você não fica com uma imagem estranha…perceba bem os tons, sombras, na hora de escolher quais partes copiar, para ter um resultado legal.

e essa é a foto depois de limpar a sujeira do mato e a data!!! Como nossa brincadeira principal são os layouts de scrapbooking, dar essa reformada em fotos pode ser muito útil! E esse foi o LO que fiz com essa foto:

Espero que vocês consigam entender…qualquer dúvida, deixem um recado aqui!

Deixe um comentário leave one →
  1. março 24, 2009 3:30 pm

    ahhh, como vc eh fofa! ta muito boa essa foto viu? 😉

    erika verginelli’s last blog post..Minha entrevista está no ar!!!! Ebaaa!!!

  2. março 24, 2009 11:41 pm

    Báh Ferdy eu não me acerto nunca com essa ferramenta do carimbo, fica tão fake, não fica legal como esta tua ai não… vou ver se tento de novo com as tuas dicas…
    Obrigada!
    estrelinhas coloridas pra ti….

  3. março 25, 2009 9:57 am

    Eu também elimino das fotos as coisas que acho que estão a mais. Utilizo precisamente essa técnica. Ficou lindo o LO!!

    Beijo

    Marta’s last blog post..BCD CT Call!

  4. Aline dos santos permalink
    abril 22, 2009 11:26 pm

    oi Ferdy tudo bem .
    eu tenho uma foto que eu quero aprender a limpar
    o fundo tirando alguns obgetos.
    se posivel me mande uma dica.

    • Ferdy permalink*
      abril 23, 2009 1:03 pm

      oi Aline!! quais são suas dúvidas?? se eu puder ajudar em alguma coisa….não tem muito mais a falar sobre isso, se vc fizer como expliquei no post, já deve conseguir um efeito legal.

      qqr coisa manda um email pra mim: mariaferd@gmail.com
      bjsss

  5. angelica permalink
    junho 8, 2009 7:02 pm

    quero saber como eu posso arrumar o cabelo…
    bjos e diminuir a imagem…

    Beijossss

Deixe um comentário

