Skip to content

Nós, fotógrafas amadoras e nossas câmeras compactas

março 26, 2009
by

Quando a equipe definiu o tema de março como sendo fotografia, eu fui uma das primeiras a emitir opiniões empolgadas. Toda scrapper gosta/precisa aprender mais sobre fotografia, a não ser que seja uma Gabi Butcher, certo? Mas quando chegou a hora de montar o cronograma, eu me dei conta de que não teria nada pra contribuir esse mês e que a minha empolgação era de leitora e não de colaboradora do blog.

O scrap definitivamente abriu meus olhos pra esse mundo lindo de megapixels, abertura, velocidade e ISO. O problema é que meu conhecimento, por mais que eu estude, não pode ser aplicado com uma reles Canon SD-20 (também conhecida como Bonitinha Porém Ordinária). Modos que o método precisa ser um pouco mais… ahem… artístico e menos técnico por aqui.

Tendo refletido sobre tudo isso, cheguei à conclusão de que existem dezenas, talvez centenas, de pessoas como eu no mundo do scrap que se viram com câmeras bem limitadas como a minha. E que não deixam esse fato atrapalhar a vontade de fazer coisas lindas e marcantes no scrap. Então tive a idéia de reunir três dessas scrappers e fazer um bate bola sobre o assunto. Elas são: Carina Schirrmann, Juhh e Martuska. As três arrebentam pelas galerias afora, participam de CTs mais que cobiçados e pasmem: usam câmeras compactas!

ScrapBlog: Qual é o modelo da sua câmera?

Carina: Sony W-100

Marta: Nikon Coolpix 5400

Juhh: Sony w110

ScrapBlog: Que dificuldades você encontra para fotografar com ela?

Marta: Sobretudo fotografar em ambientes com pouca luz. Fica tudo muito escuro…

Juhh: Muitas vezes a foto sai sem foco, e só consigo ver quando passo pro computador…

Carina: Bom, eu normalmente uso o modo automático. Mas agora, com o projeto 365, estou testando mais o manual, então tenho muuuitas dificuldades em regular a câmera para cada momento diferente, hehe…

IMG_0344

Marta: “Esta era uma foto que, ficou bonita, mas à partida nunca a iria utilizar num layout. Tinha muito ar à volta, as cores não estavam muito nítidas, mas depois pensei que se fizesse um bom corte, se enquadrasse de uma maneira que tornasse a foto interessante, se realçasse as cores, talvez desse certo. E deu! Fiquei a amar esse LO, precisamente por causa da foto!!!”

Marta-LO

Crazy for you by Martuska

ScrapBlog: Quando você fotografa, quais são os truques que usa pra “compensar” as limitações da sua câmera?

Juhh: Procuro sempre um bom ângulo… amo fotografar paisagens e pessoas de um ângulo diferente… acho que valoriza muito…

Carina: Eu tento aproveitar o máximo a luz natural, pra usar flash, o mínimo possível. Minhas fotos com flash, não saem legais, não!

Marta: Ah… nem sei bem… tentar ajustar ao máximo os settings para minimizar os danos.

ScrapBlog: Você baixou as fotos pro computador. Que tipo de tratamento você usa com elas?

Marta: Normalmente tento ajustar o brilho e o contraste.

Carina: Uso tudo que eu conheço. E depende muito da foto, claro! Actions, presets, também gosto de brincar com o photoshop, mexendo em levels, balance, contrast, curves…

Juhh: Uso o photoshop em algumas vezes, mas ultimamente uso mais o Lightroom…

Carina-foto

Carina: “Bom, quando eu acho que a foto não tá legal, eu curto fazer uns crops diferentes também, dar um tratamento legal! Esse é um bom exemplo. Essa foto estava escura e com as cores bem estranhas. E esse é o LO, com a foto tratada e com um crop diferente.”

Carina-LO

Amores by Carina Schirrmann

ScrapBlog: Existe alguma action ou preset do Lightroom que você use muito e queira recomendar?

Carina: Ultimamente eu estou completamente viciada nas actions da Pioneer Woman e no pack de presets para o Lightroom, do Christian O’Dell.

Juhh: ixi… eu pego tantos de vários sites… mas não tenho nenhum preferido não…

Marta: Action não costumo usar muito. Aliás, usei durante muito tempo a da Gabi, que dá um efeito maravilhoso às fotos, mas hoje eu mesma tento ajustar até ficar como gosto.

ScrapBlog: Na hora de fazer o LO, se a foto não está 100%, mas você quer usar assim mesmo, o que você faz?

Marta: Olho bem para a foto e tento focar-me num ponto positivo. Talvez um crop ajude e depois o tratamento adequado.

Carina: Dani, foto 100% comigo, é uma coisa totalmente inexistente! LOL! Eu uso a foto que eu quero, independente de ela estar boa ou não. Mas claro, que eu tento deixá-la melhor, usando os recursos que eu falei ali em cima.

Juhh: Procuro cortar a foto, usando a parte melhor dela, faço algum tratamento nela pra que ela fique melhor!

Juhh-foto

Juhh: Nesse LO a Juhh trabalhou cores e crops no LO dela pra mostrar o que há de melhor na foto. O resultado final:

Juhh-LO

Live. Laugh. Love by Juhh

ScrapBlog: O que você aprendeu sobre fotografia no mundo do scrap? Quais foram as dicas valiosas?

Juhh: Acho que a dica mais valiosa foi descobrir o Lightroom… é um ótimo programa que nos ajuda muito, e não precisamos saber muito de fotografia pra saber usar…

Carina: Olha, o pouco que eu sei, eu aprendi com blogs e fóruns de scrap, pois não sabia absolutamente nada! Eu acho que a dica mais legal e mais valiosa, é uma dica bem simples: testar! Brincar com a câmera, e sair fotografando tudo!

Marta: Ah muita coisa mesmo!!! Eu era leiga até há bem pouco tempo atrás!!! Olha, as dicas do Scrapblog sobre o ajustamento do ISO, a velocidade do disparo, etc., para obtermos melhores resultados nas fotografias. Foram coisas que estudei na faculdade, mas que estavam lá no fundo do baú!! Foi super-refrescante ler aquele post!

ScrapBlog: O que você diria para as pessoas que estão chegando agora no scrap e acham que precisam de uma câmera profissional?

Marta: Eu sinceramente acho que se deve treinar muuuuito com uma compacta!!! Eu mesmo estive tentada a comprar uma profissional, mas há ainda tanto por explorar na minha velhinha Nikon…

Juhh: Se a pessoal gostar muito de fotografia e quiser comprar uma acho um ótimo investimento… Mas não é necessário… você pode aproveitar e muito as fotos tiradas com uma câmera compacta… É só saber usar a câmera da melhor maneira… Sair batendo a foto de qualquer jeito resultará numa foto feia… É importante pensar na foto que quer antes, planejar, analisar a luz, o ângulo, o foco… Como se estivesse pintando um quadro na mente… E depois disso a foto sai! Fotos espontâneas muitas vezes também ficam ótimas, mas é preciso cuidado pra tirar… Quem não souber muito sobre fotografia, ou não entender sobre luz, foco, princípios básicos, é só procurar na internet que encontramos muitos sites e blogs que nos ajudam nesse sentido (o blog da Gabi é um blog ótimo para a pessoa desenvolver esse olhar mais artístico). Acho muito importante a pessoa VER muitas fotos… assim ela vai aprendendo na “prática” quais são os princípios e vai tentando/errando/acertando até conseguir uma foto boa!

Carina: Eu acho que ter uma câmera profissional é legal, se você puder fazer um curso ou tem alguma noção de fotografia. Se a sua intenção for essa, é muito válido. Agora, se quer uma câmera profissional, achando que ELA vai fazer fotos mais bonitas, eu não vejo razão alguma. Scrap é muito mais que isso.

Viram? Câmera profissional é muito legal, mas dá pra obter resultados fantásticos com as compactas mesmo, basta um pouco de planejamento e um certo cuidado na hora de trabalhar as fotos! Obrigada, Marta, Juhh e Carina pela entrevista! Espero que vocês tenham gostado!

Deixe um comentário leave one →
  1. março 27, 2009 6:34 am

    Dani, foi um prazer ajudar. Eu sou ainda muito leiga na matéria, mas a entrada no mundo do scrap ajudou bastante!! O teu post ficou show!! Foi uma ideia excelente! E afinal, é a partilhar ideias que vamos aprendendo! Parabéns! Adorei!!

    Beijo!

    Marta’s last blog post..BCD CT Call!

  2. março 27, 2009 10:24 am

    Adorei, gente! Adorei a entrevista tripla!

  3. kel permalink
    março 27, 2009 10:39 am

    ai que legal ameiii essa entrevista tripla…bem útil msm…
    parabéns 🙂
    e marta não tinha visto essa página sua maravilhosaaaa

  4. março 27, 2009 12:18 pm

    gente, essa foi uma das entrevistas mais cools, Dani e meninas!! mto show!!!

    Ferdy’s last blog post..ok, senta que lá vem LO

  5. Paula Francovig permalink
    março 27, 2009 12:25 pm

    Meninas, amei a entrevista em conjunto!!! Super útil as informações!!!! Show de post!!!!
    Beijinhosss!!!!!

  6. março 27, 2009 1:43 pm

    vcs sao muuuuito criativas! Parabens! 😉

    erika verginelli | photography’s last blog post..Minha entrevista está no ar!!!! Ebaaa!!!

  7. março 27, 2009 2:46 pm

    Meninas, que entrevista mais legal!!! Amei o resultado final! foi um prazer participar,sempre que precisarem estamos aqui pra ajudar no que for possível!!! Beijão!

    Ju’s last blog post..Novos blinkies

  8. março 27, 2009 3:04 pm

    Que legaaaal!!
    Dani, obrigada pelo convite, adorei!
    Ficou o máximo as entrevistas assim, juntas. E vc viu como temos opiniões bem parecidas? Câmera compacta rock!! hahaha
    Beijooos

    Carina’s last blog post..84 dias!!!

  9. março 27, 2009 3:12 pm

    Adorei esse post Dani, ficou MUITO legal !
    Bjs

  10. Lia permalink
    março 27, 2009 3:25 pm

    Parabéns meninas !!!
    A entrevista está ótima, o tema perfeito… Como sempre, arrasaram !

  11. março 27, 2009 5:50 pm

    Eu adorei a entrevista e AMEI ver as fotos originais!!!

    Léa’s last blog post..

  12. março 27, 2009 7:09 pm

    Eu amei esse site-blog desde a primeira vez que li….maravilhoso….atual…divertido!
    Eu também tento me ajustar com minha HP compacta e olha que consigo fazer misérias com ela…kakaka….
    As dicas foram ótimas….parabéns!
    Super abraço,
    Andréia Olliveira

    Andréia’s last blog post..Mini álbuns de Março

  13. março 27, 2009 9:25 pm

    Eu ameeeei a entrevista… aliás, esse mês tá tuudo de bom! Amo fotografia e tento aprender também com os blogs, sites e revistas, mas acho que é bem como as meninas falaram, criatividade e muitas tentativas já nos ajudam a conseguir clicks maravilhosos!!!! Beijos!!!

    Vany Qualtieri’s last blog post..Alguns Layouts!

  14. Convidada Scrapblog permalink
    março 27, 2009 9:35 pm

    arrasou no post Dani!!!
    Bjs

    Convidada Scrapblog’s last blog post..Creative Teams etc

  15. março 28, 2009 1:06 pm

    Eu gamei nesse post..ficou um arraso!!!!! As fotos nos Los entaum….afff…..vcs arrasaram!!!! Parabens!!!!

    Cintia Tavares’s last blog post..Freebie – Kit Sweet

  16. março 28, 2009 2:23 pm

    Dani, a idéia desse post foi fantástica! A entrevista ficou maravilhosa e as meninas simplesmente arrasam mesmo e conseguem aproveitar o que há de melhor nas câmeras compactas e no tratamento de imagens.

    Eu já li em algum lugar que não é a câmera que faz a foto. Que você só deve fazer um upgrade do seu equipamento quando ele te limitar a fazer tudo que você quer, depois de você ter esgotado as possibilidades.

    Ana’s last blog post..Eu preciso escrever sobre Alice

  17. março 28, 2009 2:32 pm

    A entrevista está DEMAIS!! Super interessante, afinal, nós portadoras de câmeras compactas temos muita concorrências com as profissionais, né? rsrsrsrs

    Parabéns, meninas!!

  18. Silvinha Maschette permalink
    março 30, 2009 3:24 pm

    Simplesmente…. AMEI este post…perfeito
    bjs meninas

  19. março 31, 2009 9:24 am

    Ahhhh, amei as entrevistas!! Muito legal mesmo.
    Eu sou suspeita pra falar de fotografia… AMOOOOOOOOOO!!!!!!
    E ó, tenho um camera semi-profi e digo, tem umas compactas que dão de 10×0!!!!!!!!!

    Show de bola, amei!!!!!!!

Trackbacks

  1. Entrevista, fotos e a hora! «
  2. Índice para iniciantes

Deixe um comentário

