Skip to content

O mistério da profundidade de campo

abril 1, 2009
by

Quando comecei a estudar fotografia achei que estaria livre dos números… ledo engano… aqueles números todos em sua câmera não são só enfeites. Infelizmente, mas com estudo e prática uma hora você os domina e chega um momento onde a técnica assenta e aí consegue se preocupar mais com a composição, luz e os outros inúmeros fatores que fazem uma boa foto.
Neste post vou falar e explicar (tentar) a temida Profundidade de Campo.

Oque é?
É o efeito que mostra até que ponto objetos que estão mais ou menos perto do plano de foco aparentam estar nítidos. Regra geral, quanto menor for a abertura do diafragma (maior o valor), para uma mesma distância do objeto fotografado, maior será a distância do plano de foco a que os objetos podem estar enquanto permanecem nítidos.

Quero frisar que: só pode existir um ponto focalizado, e a profundidade de campo gera uma impressão de focalização nos elementos contidos em diversos planos, isto nos ilude a pensar que há mais pontos de foco, quando não há.

Mas isto tudo é muito complexo??? Chato??? Vamos colocar na prática???
Com uma DSLR, um objeto, luz natural e um tripé (caso não tenha tente apoiar a câmera em algum móvel, imobilidade aqui é muito importante) vamos testar algumas aberturas da lente e ver as diferenças a olho nu.

Coloque sua câmera na menor abertura (na matemática fotográfica a menor abertura é a de maior número, no meu caso é f/32) e ajuste a exposição, ou use o modo AV (onde você define a abertura e a máquina decide a velocidade). Com certeza a velocidade será bem baixa… minha câmera usou 0,5 segundos (considerado uma longa exposição), por isto a importância de manter o equipamento imóvel. Depois teste com as aberturas f/16, f/8 e f/4.5 (ou f/4) ou escolha 4 intervalos de acordo com as possibilidades de sua lente. Vejam meus resultados e reparem abaixo nos pontos em foco e fora de foco (setas vermelhas) e nas diferentes velocidades.

Bom… quanto menor a abertura (f/32) maior a profundidade de campo. E agora vocês sabem o truque para aquelas imagens onde o fundo está desfocado… Coloque sua objetiva (lente) na maior abertura (ex. f/4.5, f/4, f/2.8) e veja se o fundo não fica desfocado – mas tome cuidado para não estourar a foto, pois quanto maior a abertura mais luz entra por sua lente.

Fontes:
Wikipédia
Pioneer Woman
Anúncios
Deixe um comentário leave one →
  1. abril 1, 2009 3:09 pm

    Gabi, belo post e ótima explicação!!! Super didático!!
    Estou fazendo curso de fotografia e ontem a aula foi exatamente sobre isso… profundidade de campo. Tô louca pra chegar o fds e colocar a teoria em prática!!!
    Belo trabalho!!!
    Bjks

    Beta’s last blog post..Imagens que colam

  2. abril 1, 2009 5:55 pm

    Gabi, sempre me enrolo, mas sei que é um assunto extremamente importante, inclusive pra fotografar produtos pequenos e mais longos… afff… como sofri. Agora já estou me familiarizando mais e seu post contribuiu muito para isso!!
    Mas, haja luz pra trabalhar com tão pequenas aberturas. Só montando uma mesa especial… affff… assim não dá, a gente inventa ser profissional e tem q cada vez mais se profissionalizar!! kkk !! isso foi um desabafo de quem ainda apanha muito da DSLR. rs
    bjs e obrigada pela dica!

    Silke

    silke’s last blog post..*New* Boy’s Kit – a Challenge and an Alpha Freebie

  3. abril 1, 2009 9:59 pm

    Que bom que gostaram meninas 🙂 Obrigada 😉

    Gabi Butcher’s last blog post..aos 5

  4. Mi Müller permalink
    abril 2, 2009 2:33 pm

    Gabi que tudo esse post guria… eu tomo porrada toda vida da minha câmera, para fazer algo decente…. Obrigada por compartilhar conosco teu conhecimento!!
    estrelinhas coloridas pra ti…

  5. abril 2, 2009 3:25 pm

    Amei a explicação Gabi, super post!!! Amei!!!

    Beijo, Beijo, Beijo,

    Mell 😉

    Mell Caetano’s last blog post..Mudei!

Trackbacks

  1. aos 5 « [ScrapZone] by Gabi Butcher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: