Skip to content

Questão de gosto

abril 8, 2009

A Aninha Reis praticamente não usa. A Calabresi fica no meio do caminho. Eu e a Dani não vivemos sem. Deu pra perceber que, quando o assunto são os títulos em uma página de scrapbooking, as opiniões divergem bastante, não deu? Como não existem regras e cada um segue a sua criatividade, o negócio então é sair por aí ousando, que tal?

Pra mim, título é parte obrigatória de uma página de scrap. Através dele eu passo a idéia principal da minha página, o sentimento que quero mostrar. Às vezes divertido, outras vezes sério, romântico, com a letra de uma música… vale tudo! A Dani também concorda comigo: “Curto muito, acho que não fica completo se não tiver título. Muitas vezes o LO está completo sem um, mas eu insisto e acabo colocando título em qualquer lugar só pra ter”. Essa é a Dani! rs

A Aninha Reis tem um estilo todo seu, a gente sabe que um LO é dela a quilômetros de distância… E, como não podia deixar de ser, ela tem um jeito diferente de lidar com os títulos: “Meus LO´s quase não tem títulos e, quando têm, a maioria é com stamped alpha. Se sobra espaço e se acho que cabe na idéia, eu faço, senão vai sem título mesmo, não acho essencial. É a última coisa do LO.”

Última coisa… Taí algo engraçado! Pra mim, o título é a primeira coisa que me vêm à mente quando escolho a foto que vou usar no próximo scrap. O processo funciona assim mesmo: navego pela minha pastinha de fotos “a fazer”, escolho a que vou usar e, logo nos primeiros minutos, já vem uma idéia de título na cabeça. Com isso em mente, começo a ter noção do estilo que a página vai ter, se émais descontraída, se é mais romantiquinha. Com o “tom” da coisa decidida, o próximo passo e escolher os kits que vou usar e mandar ver.

A Calabresi diz que sempre deixa um espaço pra título nas páginas dela, mas tem vezes que termina e pensa “onde eu vou colocar o título?” ehehehe Isso também acontece com você? A Dani tem umas dicas pra quem tem dificuldades em decidir o que escrever nessas horas: “Use o bom humor, use suas referências culturais, faça trocadilhos com nomes de livros, filmes, músicas. Use palavras engraçadas que seus filhos falem, use palavras fortes e únicas. Existem mil maneiras de se inspirar e criar um título. Eu preciso me lembrar mais disso, hehehe…”.

Pra mim, outra coisa interessante é que eu considero a criação do título como parte do processo de scrap, e não como o arremate. Quando estou fazendo a página, já imagino em uma forma diferente de incluir o título, de forma que ele faça também parte do layout. Gosto de amarrar, pendurar, grampear, intercalar letras… Me arrisco a dizer que é uma das partes que mais curto fazer! A Calabresi também tem seus momentos: “às vezes o título faz parte do processo de criação, sim, como no álbum da gravidez da Alice. Os títulos eram as semanas, e aí era fácil saber qual seria o da próxima página. Em páginas “soltas”, eu peno um pouco. Primeiro eu escrevo o journaling e geralmente dali eu tiro o título.” E a Dani diz que acha mais gostoso quando ele faz parte do processo todo.

Figuras, né? O mais divertido é poder trocar idéias, conhecer um pouco mais sobre o processo de criação de cada um, descobrir que a maioria tem a mesma dificuldade, ou aprender o que o outro faz para tornar o processo mais fácil e divertido. Tá começando a colocar a cabeça pra pensar e a esquentar? O mês tá só começando, ainda tem muita coisa pra rolar com o nosso novo tema. Divirta-se!

Para você se inspirar um pouquinho, aqui estão umas páginas criadas pela nossa equipe que têm no título um elemento de destaque:

Calabresi

Dani

Mic

Pacheco

Ferdy

Gabi

Aninha Reis

Aninha Amorim

Nanda

Léa

Malu

Deixe um comentário leave one →
  1. abril 9, 2009 11:39 am

    Eu tô adorando o tema desse mês!!!
    E preciso mesmo usar mais títulos e alphas. Acho ton lindo… Preciso me inspirar mais!
    Bjão meninas

  2. abril 9, 2009 3:13 pm

    Báh eu estou adorando essas dicas de título, acho tão legal um título impactante mas nem sempre consigo!! Obrigada gurias…
    estrelinhas coloridas…

Trackbacks

  1. E quem falou que precisa de título?

Deixe um comentário

