Skip to content

Como fazer títulos mais criativos?

abril 23, 2009

Confesso que pra mim é um grande desafio criar títulos legais pras minhas páginas. Geralmente é a última coisa que eu faço num layout, e por ser a última coisa, é no que menos eu gasto tempo, consequentemente não penso num título mais criativo.

Mas como abril é o mês dos títulos, a nossa tarefa aqui é justamente isso – nos desafiar a sair da nossa zona de conforto e pensar fora da caixinha. Vamos botar os neurônios pra queimar, pessoal!

Achei um artigo sensacional que fala sobre a criatividade dos títulos e resolvi procurar alguns exemplos nas nossas galerias (da equipe e das nossas leitoras) pra ilustrar as dicas a seguir. Olha, foi difícil, viu… Pelo que percebi, todas nós temos dificuldades com títulos. Umas mais, outras menos.

O título deve ir além de uma simples descrição

A maioria de nós simplesmente repete a mensagem da foto no título. É a típica legenda. Pra fazer um título mais elaborado, é necessário fazer um brainstorm sobre o evento narrado, a idéia do layout, etc. Nessa página da Léa, por exemplo, um título descritivo seria “Otávio lavando o carro”. Com “Tal vô tal neto” Léa incita o observador a ler o que está escrito no journaling e o que as fotos do Otávio lavando o carro têm a ver com Otávio parecer com o avô.

O título cria curiosidade

Nesta página da Ana Reis, o título é uma expressão comum do nosso linguajar. A página é sobre as “pérolas” do André e é muito mais criativo do que “Pérolas do André”, ou “Coisas que o André diz”.

Eu não me considero boa em títulos, mas achei essa página aqui onde acho que fugi do lugar comum. O tema era o relacionamento do André com a Laura. Em vez do óbvio “Pai e filha”, eu usei “Laços” pra definir o nome do meu layout e guiar o leitor no que texto do journaling.

Onomatopéias fazem ótimos títulos

A Mic é nossa especialista em títulos. Nesse aqui ela usou uma onomatopéia (imitação do som) dos judocas ao dar os golpes. Muito melhor do que “Aula de judô” ou “Rafinha judoca”, não acham?

O título surpreende

Esta página da Maysa tem um título pra lá de original. De uma visita ao zoológico, ela tirou uma pergunta do filho sobre o tigre e usou como título. Extrair pedaços de uma conversa ou de uma carta são formas super criativas de titular um layout.

Eu juro que tentei achar mais exemplos, mas não consegui. Acho que deu pra vocês pegarem a idéia de como inovar nos títulos dos layouts e acho que é mais uma lição pra todas nós (eu inclusive!) de deixarmos a mesmice de lado e realmente investir mais nos nossos títulos pra que eles sejam mais interessantes e acrescentem às nossas páginas.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: