Skip to content

Especial molduras – parte 1

maio 6, 2009

Uma das principais dicas que eu posso dar para vocês no nosso mês de elementos, é a seguinte: você não é obrigada a usar um elemento exatamente na função dele. Sabendo disso, você já é capaz de liberar toda a criatividade necessária para criar suas páginas! A página é sua, e quem “manda” na composição dela é você!!

Mas independente do seu estilo de criação, porém, algumas noções sempre tornam as páginas mais atraentes para os olhos de todos: um bom sombreamento -(as novatas podem ver dicas da Aninha Amorim neste post e aqui também), proporções dos objetos, realismo.

Hoje vou falar um pouco sobre molduras(ou no inglês, frames), sobre os tipos mais normais e planos que vemos por aí: bordinhas, molduras estilo selo, kraft, polaroid…nem sempre elas precisam ficar  sobre a foto, com criatividade, vc pode encontrar jeitos bacanas de destacar a foto, ou mesmo usá-las como parte do design da página.

Passeando pela galeria da Dani, vi que a moça é fera no uso de molduras! nesta página, a moldura é quase simples, mas por ter uma wordart incorporada, completou todo o conceito da página, e só alguns outros toques já deixaram tudo perfeito!

Já aqui, a Dani fez uma coisa que eu gosto muito: usou as molduras – dois tipos de molduras planas, de papelão e que até então poderiam ser consideradas sem graça – como parte do design da página. Vejam que elas estão por baixo da foto, mas não necessariamente segurando-a, e sim, participando da composição de tudo. E de um jeito lindo!!

essa página da Dani PRECISAVA estar aqui: além de usar as famosas molduras “simples”, vejam a sacada fantástica, como ela as usou para colocar o journaling!!

Eu tenho loucura por esta página da Gabi. Acho fantástica em todos os sentidos!! Aqui, ela usou as molduras estilo selo(stamp frames), não apenas na foto, mas também colocou diferentes papéis estampados, de um modo genial! Esse é um outro modo que vc pode incorporar a moldura na página, com papéis, fica um efeito lindo e notem as sombras…é muito interessante esse efeito “levantadinho”, dá uma sensação de realidade à página. Neste post aqui, Ana Reis dá dicas sobre como fazer esse efeito!

Eu tenho esse costume da Nanda: gosto muito de colocar as molduras por baixo das fotos. Eu sinto que a foto fica meio “sozinha” se não tiver esse toque das molduras…e também gosto muito de prender a foto, com florzinhas, grampos, cordinhas….nessa página, a Nanda fez um pouco de tudo isso!

Já esta outra dica foi uma das mais legais para mim, nos últimos tempos. Tudo culpa da Gabi, que indicou esse programa, e justo para mim, viciada em tudo de novidade que pode ser usada em scrap…eu sou louca por fotos estilo Polaroid, e foi por causa disso que caí neste blog, há uns dois anos atrás, quando encontrei esse tutorial antiguinho da Mic sobre como fazer esse estilo de moldura. Pois o Poladroid project traz um programinha freeware, onde podemos fazer fotos polaroid num piscar de olhos, e tudo muito lúdico: tem barulhinho da foto sendo tirada e você até pode sacudir a foto, pura nostalgia! Além disso, é possível controlar o efeito envelhecido/queimado, e pode-se conseguir deixar marquinhas de digital na foto…e eu, sou uma criança feliz após essa descoberta!! hahaha!!!

Nessa página, eu usei o Poladroid para fazer a foto.

Com esses exemplos, tentei mostrar à vocês que não é porque a moldura é simples que suas páginas não podem ficar bonitas. Basta ter criatividade, e lembre-se: os elementos podem ter a função que você desejar!!

Semana que vem eu volto com exemplos de outras coisas que são usadas como moduras: fitas, brushes, glitter, vai ser uma festa!

No comments yet

Deixe um comentário

