Skip to content

Overdose de elementos: o dia em que descobri o meu estilo

maio 28, 2009

Há um ano eu fiz uma página que praticamente celebrava o fato de eu não ter um estilo definido. Nela eu listava os motivos pelos quais isso é uma vantagem. Não é que hoje em dia eu discorde desses motivos, mas é que tudo mudou. Nos últimos meses aconteceu o que eu achei que não ia acontecer nunca, super inesperado: eu achei meu estilo.

O interessante foi que eu achei meu estilo perdido na galeria de duas scrappers fantásticas. As duas são colegas de CTs, são estrelas (no sentido bom da palavra) e pessoas super doces também, então não é a toa que eu tenha me inspirado nelas. Uma é a Sara (scarletsierra) e a outra é a Kristen Rice. Há algum tempo eu estudo o estilo das duas e resolvi trazê-lo desconstruído pra vocês como exemplo de como utilizar bem os elementos.

Cute as Punch by Sara Gleason

A primeira coisa que me chama a atenção nas páginas delas é o whitespace. A Sara usa um pouco mais que a Kristen. Pode parecer um contra-senso falar em whitespace em um post sobre elementos, mas como vocês podem ver, é possível, e até recomendável, combinar os dois aspectos em uma página linda.

Silly Girl by Kristen Rice

Um segundo aspecto, que abre espaço para o uso de mais e mais elementos, é a repetição de fotos. É um multi-photo de uma foto só, repetida em diferentes formatos, crops e tratamentos. Cada foto puxa mais elementos para si, em volta e em baixo dela.

C is for Creative by Sara Gleason

Reparem que a repetição é uma constante, não só nas fotos como nos elementos. Para turbinar o efeito e ficar mais interessante ainda, varie os tamanhos deles e tadã! Sua página ganha movimento e volume!

Joyful by Kristen Rice

O tamanho dos elementos é muito importante. Se você colocar as coisinhas todas no tamanho original, não sobra espaço pra nada. Não fica legal. Eu brinco sempre com as meninas que eu tenho a “regra dos 90%”: vou reduzindo os elementos a 90% até eles ficarem em harmonia. Acho que diminuo tudo até demais, mas isso é outra história. Usar elementos pequenos abre espaço pra mais elementos, mais volume, mais belezura. Dá trabalho gerenciar tantas camadas, mas compensa!

Happy Home by Sara Gleason

Outro ponto importante são as sombras. Muitos elementos, muitas vezes um em cima do outro, precisam ter sombras que destaquem cada um deles. Não existe overdose de elementos sem volume e não existe volume sem sombras. A Ana falou muito bem delas em um post essa semana.

She Dreams by Kristen Rice

Outra coisa que dá volume? Ter algo atuando como base para fotos e elementos. Glitter, pontinhos de epoxy, cristais, swirls, brushes, lantejoulas (ou todas as anteriores), tudo o que ajude a “levantar” a foto do papel e ainda dê brilho na página.

Even when the wind blows by Sara Gleason

Por fim, é sempre interessante brincar com as funções e formas dos elementos. Nessa página por exemplo, a Sara usou os frames sem fotos e as fotos no formato da abertura do frame, mesmo sem precisar.

G is for Giggly by Sara Gleason

Gostaram? Querem tentar? Então vamos fazer uma brincadeira. Quem mostrar um LO inédito usando 3 dessas dicas (escreva no comentário quais você usou) até domingo no fim do dia, entra em um sorteio de dois kits exclusivos da revista Bella Scraps de maio. Estou doida pra ver o que vocês vão fazer!

Deixe um comentário

