Skip to content

Fotos de aniversário (e desafio)

junho 15, 2009
by

Pelo menos uma vez por ano nos aventuramos a fotografar algum aniversário… seja do marido, do filho, sobrinho ou de alguém próximo a nós… vira e mexe estas fotos não saem exatamente como queremos… com a experiência descobri alguns truques que podem melhorar as imagens e também me conformei com alguns fatos, como por exemplo numa foto cheia de pessoas se não conseguir 2 ou 3 clicks é muito provável que alguém saia de olhos fechados ou olhando para alguma outra câmera.

Truques e dicas

Para amenizar o flash

Se sua câmera tem o flash embutido não há muito controle, mas podemos suavizar aquelas sombras duras que deixam as fotos tão estranhas… coloque um pedaço de fita adesiva 3M na frente da lâmpada do flash. Sabe aquele ‘durex’ meio opaco, branquinho? este mesmo… ele servirá como difusor da luz que vem do flash deixando as sombras ‘um pouco’ menos duras.

Se o seu flash é acoplado há acessórios profissionais para amenizar esta luz como o Lightsphere, ou você pode construir o seu em casa… há tutoriais como este aqui.

Foco ou não?

Arrisque!!! Nem tudo precisa estar em foco!!! As vezes dar a idéia do que acontece é até mais interessante do que ter tudo extremamente clarinho e focado.

Fale!!!

É sempre bom manter-se ‘invisível’ como fotógrafo, mas isto não significa ficar mudo… falar com as pessoas que estamos fotografando faz você e elas relaxarem, além da atrair a atenção naturalmente para sua lente. Converse!!! Conversar é também muito mais eficiente do que pedir poses. As melhores fotos SEMPRE são entre uma pose e outra… o que me leva para o próximo tópico…

CLIQUE!!!

Não tenha medo de errar e fotografe muito… provavelmente mais da metade destas imagens irá para a lixeira, mas entre as fotos requisitadas sempre surgem as espontâneas que são milhões de vezes mais interessantes.

Perdeu a hora da vela???

Se isto fosse um casamento eu diria que o negócio está feio… mas como é aniversário TODO mundo curte apagar velas, ou sempre tem uma criança disposta a cantar e soprar mais uma vez… portanto é só pedir um replay e sua foto perdida logo surge 🙂

Captando emoções

Em minha opinião os momentos mais importantes das festas de aniversário incluem emoções fortes… sorrisos, choros, tombos, risadas, abraços… porém nem sempre para captar estas emoções é necessário abrir sua lente e registrar tudo que está ao redor… na maioria das vezes detalhes contam mais histórias que cenas inteiras. Muita gente e fundos confusos são freqüentes e costumas desviar nossa vista do mais importante, portanto não tenha medo de chegar perto e principalmente de cortar!

Detalhes

Mesmo aqui detalhes que não envolvem pessoas (outros sim) contam muito do dia e do evento… seja criativa, faça arte e capte o inusitado!

Mesmo levando tudo isto em conta na maioria das vezes as melhores fotos das festas são aquelas que vemos algo muito pessoal… as vezes só você notou um olhar entre irmãos, uma careta da avó e muitas coisas que não entram em técnica alguma e por isto fazem daquela foto a mais querida. Pedi para as meninas do ScrapBlog escolherem a foto que mais gostam de aniversário (e falar um pouquinho sobre a imagem)… algumas foram feitas pelas próprias, outras por terceiros, mas no final o que prevalesceu foi o momento… a emoção. Meu conselho final é: SINTA, viva a festa!!!

Querem ver as preferidas das meninas?

– Mic

“Curti muito essa foto porque dá pra perceber a ansiedade do menino pra soprar a velinha, repare na mãozinha dele segurando o Bernardo, o amigo que estava pensando em soprar também… ahahah E a carinha do João, do lado, super amigão, todo feliz por estar ali ao lado do aniversariante? Eu acho que em festa de aniversário, além da parte técnica (fundamental tirar fotos na mesma “altura” das crianças), eu acho que tem que se preocupar em capturar a emoção. Esse menino esperou por essa festinha o ano inteiro, mesmo sendo simples, na escola, a fotografia tinha que registrar a alegria pela chegada do dia tão esperando. Acho que consegui!”

– Malu

“Meu filhote tem fixação por colocar o dedo no bolo, ainda mais se ele for de chocolate. E essa foto comprova isso… momento de pausa no parabéns de 1 ano da Marcella e ele la com o dedinho agitado, doido pra mergulhar no bolo ! rs”

– Léa

“Festa de 3 anos do Otávio. Gosto dela porque aqui já virou tradição foto desse beijo sanduíche nas festas dele. E nessa ele tinha acabado de enfiar o dedo no bolo e estava saboreando…”

– Ferdy

“Eu amo essa foto pela historia dela. Minha irmã mora fora há anos, e apesar desse ter sido o 10°niver do meu sobrinho, foi o terceiro ano que passamos juntos, os meninos estavam empolgadíssimos, não pararam de bagunçar um segundo! Não teve festa, foi um bolo em casa, e a foto retrata isso, a felicidade de estarmos reunidos na comemoração, foi quase impossível segurar esses dois para o clic!! E a foto tem quase 11 anos!”

– Fê Pacheco

“Adoro essa foto, foi tirada na festa de 3 anos do Gui… reparem na carinha dele de felicidade na hora do parabéns!!!”

– Ana Fagundes

“Essa é minha foto favorita. Foi no aniversário de 5 anos da Laura. Não pudemos fazer uma festa, mas tivemos um bolo lindo. Passeamos durante o dia e cantamos parabéns só nós quatro. Foi importante pra mim porque ela se divertiu demais e me mostrou mais uma vez que criança não precisa de muita coisa pra ser feliz.”

– Ana Amorim

E agora o desafio…

Quero ver a melhor foto de aniversário feita por você!!! Poste no seu Flickr, ou em algum álbum/galeria online, coloque o link neste post e explique por que gosta tanto desta imagem. A equipe ScrapBlog escolherá uma imagem através de voto e outra por sorteio… o prêmio??? 15$ e 10$ (respectivamente) da loja de Nikki Beaudreau. O prazo é até 6ª (19.06) ao meio-dia (horário de Brasília).

Gabi

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: