Skip to content

Cor

julho 8, 2009
by

a1

Hoje vou falar mais um pouquinho sobre as cores.
Como usá-las de uma forma bacana na composição de uma página ?

Quando o assunto é a combinação de tons e estampas, me lembro logo da designer inglesa Tricia Guild, fundadora e diretora da loja de tecidos londrina Designers Guild.

O nome Tricia Guild já virou sinônimo de cores bem combinadas.
Fundada em Londres em 1970, a Designers Guild é mestre na arte de mesclar padrões e texturas.
Seus tecidos e papéis de parede são inspiradores e vale muito a pena namorar o site dela para ter idéias e ver combinações inusitadas.

b

Tenho uma revista de decoracão antiga em casa onde fizeram uma entrevista com essa fera. O assunto foi todo em torno de decoraçaõ de ambientes e escolha apropriada de tecidos mas acredito que a parte que vou transcrever abaixo sirva para nós adaptarmos ao nosso digimundo. rs.

CJ- De onde vem sua inspiração para criar tecidos que seduzem o olhar?
Quais são suas fontes de pesquisa? Livros, culturas…

Tricia Guild – Tenho diferentes fontes de inspiração, que vão da ópera à arte, passando pelas flores e pela natureza. Também incluo a moda, as viagens ao exterior e minha família.

CJ – Qual conselho você daria a alguém que não se sente seguro ou que tem receio de usar cores e estampas na decoração?

TG – Eu sugiro que a pessoa procure descobrir do que ela realmente gosta em se tratando de cores e design. Se, por exemplo, ela usa muito roupas azuis e essa cor lhe passa tranqüilidade, por que não fazer uma experiência em sua casa recorrendo, talvez, a um matiz de azul-claro? É uma coisa que tem muito a ver com o cultivo da percepção pessoal de cor e combinação. Eu também faria uma experiência com amostras antes de tomar uma decisão final.

c

Assim como ela disse acima, também acredito que ‘cor’ é uma forma de linguagem que expressa sentimentos, onde cada cor produz muitos efeitos distintos. Elas estão diretamente relacionadas às sensações do ser humano.

Por exemplo, o azul no Brasil que é um país tropical pode gerar sensação de frescor, alívio e calma. Na Alemanha por sua vez, um país de clima frio em sua maioria, o mesmo azul pode causar sensação de desconforto, insegurança e apreensão.

Analisando alguns layouts destaco esses três de exemplo para vocês.

dunia-cores

O estilo da Dúnia a meu ver transmite sempre uma sensação de paz, suavidade e tranquilidade através do uso das cores apenas nos detalhes da composição da página. Um estilo clean que não cansa nunca e que acho bastante inspirador.

gabi-cores

A Gabi, da nossa equipe, já tem um estilo inverso e gosta de caprichar nas cores. Suas páginas são multi-coloridas e ela tem o dom de combinar texturas incrivelmente bem, de forma bastante harmoniosa. São páginas fortes, bem condizentes com as fantásticas fotos expostas. Aos meus olhos suas criações passam sensação de agitação, vida urbana e correria.

E como último exemplo, não falando da personalidade da artista mas da página propriamente em si, destaco esse layout da Aninha Reis.

ana-cores

Ela quis passar a sensação de céu, anjinhos e pureza e foi tremendamente feliz na escolha das cores e fotos ao compor esse layout.

Então com base nisso o que você pretende transmitir com sua página ?

Com essa resposta em mãos você pode buscar a cor que mais se encaixe ao sentimento que deseja trasmitir através dessa arte.

Espero que tenham gostado !

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: