Skip to content

Livros e revistas

julho 15, 2009
by

Nós, scrappers digitais, passamos boa parte do nosso tempo navegando na internet, em fóruns, blogs e galerias. É natural que parte da nossa inspiração venha do mundo virtual.

Entretanto, há uma rica fonte de inspiração para scrapbooking no mundo offline, nas livrarias e bancas de revistas. No Brasil, as opções são um pouco limitadas, mas hoje em dia é bem fácil comprar pela internet e se você quer se dar um presente, por que não comprar um livro de scrapbooking?

Eu tenho três.

clean-and-simpleClean And Simple Scrapbooking: Ideas for Design, Photography, Journaling & Typography, de Cathy Zielske
A Cathy é designer e era editora de arte da revista Simple Scrapbooks, que foi encerrada há 2 meses. O livro é antigo, mas fala de princípios básicos de design que ajuda qualquer scrapper a refinar mais suas técnicas.

designers-eyeA Designer’s Eye for Scrapbooking, de Ali Edwards
Eu costumo brincar dizendo que minha vida no scrap é antes e depois de conhecer a Ali. Sério. A Ali é colunista na revista Creating Keepsakes e um dia eu resolvi comprar um livro dela. Assim como a Cathy, ela também é designer profissional e no livro ela explica técnicas de design que são super úteis aplicadas ao scrapbooking. O livro também é antigo, os exemplos de layouts não estão “na moda”, mas o conceito é atemporal. Pra quem quiser uma obra mais recente dela, tem o Sharing your Story: Recording Life’s Details with Mini Books (sobre projetos de mini-livros) e o Life Artist.

creativity-tipsCreativity Tips for Scrapbookers, da Creating Keepsakes
Foi o primeiro livro de scrapbooking que eu comprei (eu tenho só esses três). Esse livro é uma coletânea de artigos da revista. Recheado de idéias de layouts, de organização, de como melhorar seu journaling e até dicas de fotografia. Bem completo e um super guia pra qualquer scrapper.

we-dare-youWe Dare You: Scrapbook Challenges About Real Life, de Kristina Contes, Meghan Dymock, Nisa Fiin, e Genevieve Simmonds
Esse aqui está na minha lista de desejos. É um livro só de desafios. São 52 desafios sobre a vida, com exemplos ótimos, super inspiradores.

Além dos livros, eu recomendo as revistas especializadas.

Layout 1Creating Keepsakes
É uma das mais conhecidas e mais antigas do ramo. Eu simplesmente AMO! Tem toneladas de layouts, um mais lindo do que o outro! Sempre que posso eu compro uma edição (que é bimestral) e quando estou empacada num layout, é só folhear a revista que eu destravo. A assinatura anual da revista custa 43 dólares para envio internacional.

cover-july09Scrapbooks Etc
Essa é uma das revistas da rede Better Homes and Gardens. Também maravilhosa para inspiração de scrapbooking. O legal dessa revista é que eles também têm uma edição digital com menor frequência. É bacana ver os nomes que a gente conhece na web na revista.

Os sites dessas revistas também são recheados de inspiração e idéias para os mais diversos tipos de layouts! Algumas têm seções de downloads, com templates, wordards e pequenas peças de scrapbooking digital.

Quem não puder comprar os livros, sempre vale uma visitinha nos blogs da Ali Edwards e da Cathy Zielske. O blog da Ali é mais voltado pro scrapbooking além da vida pessoal dela e tem uma coluna semanal agora de tutoriais com dicas de feras do ramo.

Não falei de publicações brasileiras, porque não conheço e porque as que eu conheci não eram boas. Mas se vocês conhecem revistas ou livros brasileiros bons, é só falar nos comentários!

Tá vendo? A gente aprende muito com as publicações especializadas, até porque a maioria dela trata do scrap tradicional, que é o berço do scrap digital. É inspiração pura!

No comments yet

Deixe um comentário

