Skip to content

Olha o passarinho

julho 24, 2009
by

LOGO Olha o passarinho

Outro dia me perguntaram como tirar o nublado das fotos…
Existem várias maneiras… a mais comum é dar um SHARPEN na imagem, como fazemos com os LOs… mas isto é apenas parte… eu gosto de dar uma contrastada em tudo que sai da câmera, nada exagerado, mas acho que melhora muito a imagem… parece que o mundo real é meio ‘monótono’ em cores na maioria das vezes…

Meus presets coloridos (lançamento da loja SB e em promoção até Sábado) são ótimos (modéstia à parte) para começar o trabalho nas imagens e dá para ficar por aí mesmo se você não quer exagerar no tratamento… mas vou falar um pouquinho mais de como ajustar nossas imagens…

O que EU faço…

1) uso o LR para o primeiro tratamento
um dos ajustes que mais gosto por lá é o CLARITY (que aparece na imagem abaixo)

Clarity

Outras ‘mexidas’ (Exposure, Fill Light, Blacks e outros… a maioria no BASIC do Lightroom) podem ajudar (depois de aplicar os presets é sempre bom testar estes ajustes manualmente… toda foto é única e merece um tratamento próprio

2) exporto a imagem e abro a mesma no PS (CS4) lá a primeira coisa que faço é dar um Sharpen – pode ser manualmente (filtro próprio do PS) ou usando alguma action… eu uso as Totally Rad que são pagas, mas a Pioneer Woman tem 2 sets de actions e em uma delas (no SET 1) há uma action chamada ‘Define and Sharpen‘ – esta ajuda muito especialmente se você na camada que é criada testa diferentes blending modes…

Define and Sharpen
Foto by Mic

Estas explicações são simples mas acho que dão uma idéia… aqui segue um LO com a mesma foto… SEM e COM tratamento, a diferença é enorme (pelo menos para mim)

LO com foto SOOC

LO com foto tratada

Eu acho que realmente vale a pena cuidar da foto… e vocês? E como viram não há por que não fazer… pela rede existem diversos Presets gratuitos se você não quiser gastar e as actions citadas acima (Pioneer Woman) são incríveis e GRATUITAS!!!

Ps.: MUITAS vezes o processo no PS é dispensado, pois a imagem saída do LR já está bem clara e contrastada após os ajustes por lá.

Ps.2: Logo da coluna feito com passarinho de POP Garden de Ana Reis – a venda na Loja ScrapBlog.

Espero que tenham curtido a primeira Coluna – Olha o passarinho…

Até a próxima,

No comments yet

Deixe um comentário

