Skip to content

Hibrido: Cubo Fotográfico

agosto 4, 2009
tags:
by

Não é novidade nenhuma que a Aninha Amorim arrasa em seus hibrídos não é mesmo? Assim, como eu tenho certeza que todo mundo ficou de queixo caido quando viu, nas galerias, esse projeto que ela fez para presentear a Gabi.

Nós aqui atrás também ficamos doidas por ele, e quisemos de qualquer jeito saber como fazer um! Depois de muita troca de informações nos bastidores, eu fiz o meu e com a ajuda da Aninha, trouxe o PAP pra vocês colocarem a mão na massa e…produzirem!

Primeiro, vamos separar os materiais necessários:

1 – Cubo em MDF (Usamos um de 10x10cm)

2 – Base para artesanato Branca

3 – Cola em gel

4 – Verniz(Líquido ou Spray. Com ou sem brilho, depende da sua preferência. Eu usei líquido fosco. A Aninha Amorim, usou Scrapy semi-brilho)

5 – Tinta acrílica preta ( ou da cor que você preferir, combinando com sua arte)

6 – Pincel (Sempre bom usar mais de um)

7 – Arte impressa. (Nos dois cubos de exemplo, a impressão foi feita em papel fotográfico brilhoso)

8 e 10 – Tesoura e/ou estilete

9 – Ink distress (para acabamento, dispensável)

11 – Fita banana (para algum detalhe a ser colocado depois. Dispensável)

12 – Botões, fitas…(para acabamento. Dispensável)

– Lixa (pode ser de unha!) e esponja (aquela de cozinha mesmo, nova!)

Material separado, é hora de começar.

O primeiro passo é dar uma mão de base branca no seu cubo. Por mais que ele já seja branco, a base dá um acabamento legal e ajuda a fixar a cor seguinte.

A secagem do meu foi bem rápida, mas eu deixei passar um dia para dar a segunda mão, desta vez, usando a tinta acrílica preta. Reparem que não passei de forma que ficasse uniforme, deixei meio “risca-de-giz”, pra combinar com minha arte, caso viesse a aparecer algum pedaço.(isso pode acontecer, como no meu, por algum erro no corte dos quadrados no papel)

Outra vez, a tinta secou bem rápido. Enquanto seca, você pode ir cortando as páginas, os detalhes em relevo se tiver.

Agora é hora de colar. Com um pincel, vá espalhando a cola em gel na sua página, sem necessidade de grande quantidade. O segredo é pressionar bem, para que fique bem colado. Principalmente as pontas.

Sendo um cubo, a ordem das páginas, dos “lados” a escolha é de vocês. Se querem seguir uma sequencia para que fiquem todos na mesma “linha”… E por aí vai. A cada página colada, eu acertei as arestas com uma lixa de unha, tenho o cuidado de lixar para baixo e assim não descolar o papel do cubo. O acabamento fica bem melhor, mais certinho.

Tudo colado, tudo acertado. É hora de acertar pequenos detalhes. Colar alguma ponta que esteja descolando, lixar mais algum ladinho. Depois disso, com uma esponja molhada no Ink distress(ou na tina acrilica) eu passei de leve nas bordas, dando esse efeito envelhecido e mais um acabamento diferente. No meu caso, o distress combinou bem com todas as páginas já no estilo “velho”.

Feito isso e hora de passar o verniz. Se você utilizar o spray, matenha uma distância de 30cm do cubo sempre que passar. Eu usei o líquido, e uma dica da Aninha é utilizar um pincel de cerdas mais macias, para que não fique marcado. Como a foto era brilhosa, o verniz cortou esse efeito e ficou ótimo!

Passei o verniz separademente nos elementos que imprimi para colocar em relevo e depois de seco, cubo e elementos, colei com fita banana.

Seu cubo está pronto! Pra enfeitar sua mesa de trabalho, sua sala, o quarto das crianças…um ótimo presente para o papai, que tal?

Espero que tenham gostado! Se lambuzem aí e mostrem aqui pra gente tá?

E quem preferir, a Aninha aceita encomendas. É só mandar um email pra ela.

Beijos

natasha-copy

No comments yet

Deixe um comentário

