Pular para o conteúdo

Modas no mundo do scrap – parte 1

agosto 11, 2009

Uma coisa que influencia muito o nosso estilo de scrapear, com certeza, são as coisas que estão na moda nas lojas e nas galerias no mundo afora. Assim como na vida real, muitas coisas entram na moda, as vezes nem gostamos muito, e quando percebemos…já adotamos uma maquiagem mais forte, montes de bijuterias douradas, aquela saia balonê de gosto extremamente duvidoso…e o que dizer das cores cítricas, ombreiras enormes, típicas dos anos 80?? Tenho CERTEZAAAA que todas vocês tem fotos de coisas que usaram e hoje não fariam de novo, nem mortas!! hahaha!! Por outro lado, tem tanta coisa que vem e vai nesse mundo fashion…aqui no scrapbooking é igual. Tantas técnicas e elementos explodem, cansamos de usar, mas vez ou outra voltamos lá no fundo do baú e reaproveitamos algo já esquecido….

Hoje vou falar de algumas coisas que foram moda, principalmente na época em que muitas de nós aqui da Equipe estavam engatinhando no mundo scrap, coisas de 2 anos atrás, um pouco mais, um pouco menos…então, muitos LOs nossos usados de exemplo são beeeem primários…não reparem nisso! hahahaha!

Logo que comecei a passear nos foruns de scrap, há mais de 2 anos, lembro que a febre eram páginas com efeitos que simulassem algum trabalho nos papéis. Não apenas cortar e usar vários num mesmo LO…E os efeitos dobradinhos, usando alfinetes e afins para prender a folha virada causavam alvoroço…eu passava tanto tempo tentando fazer os efeitos, que incluiam uma escurecidinha no papel pra aparecer a marca da dobradura( e claro, não conseguia, ficava tão feio!!). As scrappers usavam vários papéis, eu achava lindo….essa moda foi, pra nunca mais!! Ainda bem, era um trabalho danado!

Nessa página abaixo, uma de minhas primeiras, além do viradinho, ainda tem outra coisa que foi tão comum, e sumiu….as scalopped borders, essas bordinhas arredondadas. Tinha templates com vários formatos, era uma febre também!

Querem ver outra coisa que bombou?? Essas bordinhas rasgadinhas…lembro que a Traci Murphy lançou algumas actions, TODO mundo usava!!

A própria Gabi, era fã…se vocês forem lá no começo da galeria da moça, era tudo rasgadinho! hahaha!!

Nesse outro LO, a Gabi também abusou do rasgado, e ganhou destaque em vários sites por aí…

A Nat também era fã dos rasgadinhos…na galeria dessa mocinha, também vemos vários exemplos.

e eu mesma andei usando um template de rasgadinho recentemente…

Ainda falando em papéis, e quando a febre foram as overlays simulando envelhecimento, ou no português claro, overlays que detonavam o papel? Nossa, 9 entre 10 páginas nas galerias usavam essas overlays, e eu particularmente gostei muito dessa moda….ainda vejo LOs por aí, já que essas overlays também servem para fotos, mas atualmente são menos usadas em papéis…

Uma página muito fofa, da Léa:

e outra, com o papel bem detonado, feita pela Nat:

Outra coisa que foi usada bastante, foram as templates e actions para fazer o papel parecer tecido. E novamente, vimos um festival nas galerias…tecidos desfiados e também enroladinhos…e Gabi, uma moça a frente de seu tempo, super trendy e antenada…olha lá:

Desfiadinhos….

e tecido enroladinho!!

Para encerrar essa viagem nos efeitos com papéis, não posso deixar de citar uma coisa que eu peguei logo no meu começo também, e vive voltando: o papelão. Desde papel inteiro, como fundo da página, como as bordas, também rasgadas, usadas nos cantos das páginas, essas sim, foram uma moda super comum…eu via isso nos LOs e achava o máximo!!

Encontrei essa aqui, bem no começo da galeria da Aninha Amorim:

e uma página minha, não tão antiga, com as tais bordinhas…

E vocês, lembram de ter usado alguma coisa que hoje acham meio estranha?? Usaram esses exemplos acima? Semana que vem eu volto, com mais coisas que foram moda, e tem potencial para voltar…aceito sugestões também, deixem nos comentários!

No comments yet

Deixe um comentário